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Gestão Hospitalar
Considerando o texto, observe o caso a seguir: Dois irmãos abriram uma farmácia no bairro que moravam na década de 1970. Eles continuaram no mesmo ramo que o pai atuava na antiga cidade em que cresceram. O bom atendimento sempre foi o diferencial, tratando pelo nome e conhecendo a história de cada cliente. Era muito comum anotar os pedidos em papel e deixar “pendurado”, ou seja, os clientes deixavam acumular um valor de consumo e acertavam conforme o combinado. O relacionamento com os fornecedores era bastante amigável em que procuravam honrar todos os compromissos fazendo compras a vista. A gestão era feita unicamente no caderno, anotando direitos e obrigações a serem cumpridas.
“8ª Conferência Nacional de Saúde: quando o SUS ganhou forma Cinco dias de debates, mais de quatro mil participantes, 135 grupos de trabalho e objetivos muito claros: contribuir para a formulação de um novo sistema de saúde e subsidiar as discussões sobre o setor na futura Constituinte. A 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada entre 17 e 21 de março de 1986, foi um dos momentos mais importantes na definição do Sistema Único de Saúde (SUS) e debateu três temas principais: ‘A saúde como dever do Estado e direito do cidadão’, ‘A reformulação do Sistema Nacional de Saúde’ e ‘O financiamento setorial’.
“Esse trabalho de educação continuada permite a redução de possíveis erros e, consequentemente, a melhoria da qualidade no atendimento dos pacientes. Esse processo com envolvimento de todos os profissionais de saúde é vital para garantir bons resultados e a qualificação do atendimento”, afirmou o médico e conselheiro do CRM, Luís Roberto Castro Santos.
[…] Para que as resoluções da 8ª pudessem se estruturar melhor e chegar à nova Constituição, foi criada a Comissão Nacional da Reforma Sanitária (CNRS), que funcionou de agosto de 1986 a maio de 1987. A 8ª foi responsável por dar o arcabouço político e a CNRS deu o arcabouço técnico. A CNRS era composta por representantes de segmentos importantes, inclusive do setor privado”.
[…] Durante o evento foram abordados diferentes temas, como elaboração dos Planos de Segurança do Paciente, uso de ferramentas de gestão para o monitoramento do risco relacionado à assistência e notificação de eventos adversos.
3) Apresente o tamanho do círculo de acordo com a gravidade. 4) Dentre os riscos existentes, apresente como o risco biológico pode ser visto em centro cirúrgico: (1) cor do risco, (2) gravida/ tamanho do círculo (3) justifique o porquê.
A atividade mapa da disciplina de Gestão de Serviço, auxiliará você aluno(a) em sua trajetória de formação acadêmica, proporcionando o entendimento sobre o Núcleo de Segurança do Paciente, que é uma comissão classificada como obrigatória nas instituições de saúde. Vamos iniciar com a leitura do texto formativo, em seguida a reportagem sobre o tema:
A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem (MAPA). O objetivo desta atividade é fazer com que você se sinta imerso nos conteúdos estudados quanto à compreensão de conceitos epidemiológicos importantes. Epidemiologia é o estudo da ocorrência e distribuição de eventos relacionados à saúde em populações específicas, incluindo o estudo dos fatores determinantes que influenciam tais eventos, e a aplicação desse conhecimento para controlar os problemas de saúde. O estudo da ocorrência e da distribuição de eventos constitui o objeto dos estudos epidemiológicos descritivos.
A Epidemiologia tem, em suas bases, a clínica, a estatística e a medicina social. Essas origens múltiplas levam-na a ser a metodologia empregada em estudos comunitários, mas, também, clínicos. Esses últimos nos remetem à Medicina Baseada em Evidências (MBE), que se baseia no tripé das propensões dos pacientes, experiência clínica e evidências externas. Essa abordagem se propõe a reduzir as incertezas na decisão clínica em prol do paciente que depende das circunstâncias, evidências e valores.
A partir disso, resolveram agir aplicando a ferramenta Cinco Forças de Porter, visto que foi recomendada pelo professor que estava dando aula para eles.
A profissionalização da gestão se tornou fundamental, visto que há uma série de variáveis a serem consideradas para criar as estratégias. O que antigamente poderia ser feito na intuição ou improviso e ter êxito, hoje, a possibilidade é muito menor, e cada vez mais diminui ao longo do tempo.
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