Nenhum produto no carrinho.
Retornar para a loja
Exibindo 1–12 de 210 resultados
Nutrição
Agora, imagine que você é o nutricionista de um hospital especializado em tratamento de pacientes renais crônicos e recebeu o seguinte caso: João, 55 anos, está em tratamento conservador para Doença Renal Crônica (DRC) em estágio avançado. Ele possui histórico de Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). João apresenta sintomas de fadiga, anorexia e perda de peso não intencional. Como nutricionista, você se pergunta: quais são as recomendações nutricionais específicas para pacientes renais crônicos em tratamento conservador? Como essas recomendações podem ajudar a melhorar a qualidade de vida e retardar a progressão da doença em pacientes como João? (perguntas reflexivas).
Com seu diploma em mãos, você dará entrada no Conselho Regional de Nutricionista de sua região, para obter o número de sua inscrição no conselho e poder atuar como profissional. Enquanto sua carteirinha com seu número de inscrição não chega, vamos revisar alguns conteúdos para termos uma atuação de sucesso?
Como o sistema imunológico atua na imunopatogênese do diabetes melitus tipo 1? Em qual idade o diabetes tipo 1 é diagnosticado? Qual é a sintomatologia do diabetes melitus tipo 1? Quais anticorpos são utilizados no diagnósticos do diabetes melitus tipo 1?
Considere a importância da triagem nutricional hospitalizados. a) Aponte quais critérios devem ser observados na avaliação nutricional de pacientes com DRC. b) Apresente também as estimativas de necessidade calórica diária para o caso apresentado. c) Sobre a ingestão de sódio, fosforo e potássio, explique por que é importante controlar a ingestão desses micronutrientes nesses pacientes e comente sobre a recomendação de ingestão de sódio. d) Quais são as principais alterações na conduta dietética que devem ser feitas se o João que está tratamento conservador para DRC, evoluir para hemodiálise? Comente também sobre a recomendação de ingestão proteica neste caso.
Considere um paciente renal crônico que está passando pelo tratamento conservador. a) Descreva como esse tipo de tratamento difere do tratamento dialítico. b) Quais são as recomendações específicas de consumo proteico para pacientes em tratamento conservador para doença renal crônica e como o controle do consumo de proteínas pode beneficiar esses pacientes?
Estratégias de intervenção têm sido implementadas no Brasil para combater a hipovitaminose A e melhorar a saúde da população. Programas de suplementação de vitamina A, fortificação de alimentos e educação nutricional são algumas das abordagens utilizadas para prevenir e controlar a deficiência de vitamina A em comunidades vulneráveis. Apesar dos esforços realizados, ainda há desafios significativos a serem enfrentados, como a garantia de acesso universal a alimentos fortificados e suplementos de vitamina A, bem como a educação contínua sobre práticas alimentares saudáveis e nutrição adequada em todas as faixas etárias (BRASIL, 2005).
“A presença de microrganismos em produtos alimentícios durante produção, armazenamento, transporte e embalagem é inevitável. Sendo assim, conhecer o comportamento do crescimento microbiano é muito importante para a segurança alimentar e estimativa da vida útil. Neste trabalho foi simulada a cadeia de abastecimento de peitos de frangos cru, salgado e cozido durante 20 dias a –18 ± 0,5 °C (simulação da expedição industrial no Brasil e transporte por navio até a Europa) e, após o descongelamento, 21 dias a 4 ± 0,5 °C (simulação da vida útil em supermercado). Os produtos foram analisados quanto a Pseudomonas spp., Salmonella spp., Listeria monocytogenes, Staphylococcus spp. e microrganismos viáveis totais (mesófilos e psicrotróficos). As análises de contagem em placas foram seguidas por testes bioquímicos clássicos para a confirmação de colônias típicas. Em nenhuma das amostras foi detectada a presença de Salmonella spp. ou de Listeria monocytogenes. Em termos de contagem de colônias viáveis totais, durante os primeiros 20 dias (a –18 °C) a presença de microrganismos se manteve estável em baixos níveis de detecção. Depois do descongelamento, curvas de crescimento microbiano foram observadas. De acordo com os parâmetros microbiológicos de segurança, tempos entre 9 e 11 dias a 4 °C mostraram-se como os limites para garantir a qualidade destes produtos”.
1 – DISCUTA sobre o ganho de peso inicial dessa gestante. Calcule o peso ganho de acordo com os dados apresentados, relacione as recomendações de ganho de peso para o período gestacional de acordo com o estado nutricional pré-gestacional e descreva os indicadores utilizados para avaliar o estado nutricional de uma gestante. Justifique a importância da manutenção do peso adequado durante a gestação para a saúde da gestante e do feto.
1) Após enfrentarmos a pandemia deflagrada pela Covid-19, a nutrição teve que passar por ajustes, como, por exemplo, o atendimento on-line. Além disso, foi estabelecida uma nova resolução sobre o reconhecimento de especialidades em Nutrição e o registro no âmbito CFN/CRN de títulos de especialista de nutricionistas, através da Resolução CFN nº 689/2021. Cite quais são as especialidades que foram definidas nessa resolução e quais as áreas de atuação.
1) EXPLIQUE a imunopatogênese observada no estabelecimento da DM1. 2) IDENTIFIQUE as idades em que apresentam-se os picos predominantes dos pacientes com DM1.
2 – EXPLIQUE o porquê da recomendação de suplementação de ácido fólico antes da gestação e o porquê da necessidade de sua manutenção após a gestação. Havia necessidade de suplementação desse e de outro nutriente? E apresente a recomendação diária de ácido fólico e de outro nutriente, se tiver necessidade. Além do livro da disciplina, consulte a Diretriz de Suplementação diária de ferro e ácido fólico em gestantes da Organização Mundial da Saúde (2013), disponível em https://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/guia_gestantes.pdf.
2. Você foi contratado por uma empresa fornecedora de alimentação coletiva. Quais são as atividades que você, enquanto nutricionista, deverá saber e realizar?
Nome de usuário ou e-mail *
Senha *
Lembre-me Acessar
Perdeu sua senha?
Nome de usuário *
Endereço de e-mail *
Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade.
Cadastre-se