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Educação Física
MODELO DA ATIVIDADE DE ESTUDO – PROJETO ESPORTIVO UNICESUMAR
MODELO DA ATIVIDADE DE ESTUDO PROJETO ESPORTE ADAPTADO UNICESUMAR
Muitos estudos sobre formação profissional docente vêm destacando a necessidade de olharmos para os saberes que são acionados pelos profissionais em seu espaço de trabalho cotidiano para desempenhar todas as suas tarefas. Nesse sentido, deve-se encontrar uma forma de viabilizar processos formativos que possibilitem a transmissão deles aos futuros professores. Com o intuito de compreender a reflexão, o estudo e a definição dos modos de se transmitir esses saberes, é que nasce, então, a “Epistemologia da Prática”.
Nesse campo você deverá inserir a explicação da brincadeira de forma objetiva – se terá equipes, quantas equipes, quais as regras, quais os objetivos a serem alcançados pelos participantes.
Nesse contexto, suponha que o Fabiano está iniciando sua prática de exercícios físicos na academia e, inicialmente, foi submetido a avaliação física. Alguns dos dados obtidos nessa avaliação estão descritos logo abaixo.
Nesse sentido, você, acadêmico(a) e futuro(a) professor(a) de Educação Física, deverá ter conhecimentos sobre os fundamentos, as regras e as especificidades dessa modalidade para que sua atuação seja adequada e satisfatória.
Nesta perpectiva as Práticas Corporais Alternativas (PACs) buscam incorporar e desenvolver atitudes de cooperação, autopercepção, autoconhecimento, autonomia física e mental, valorização das diferenças, liberdade, criatividade, além de uma visão global de saúde e bem-estar. LOPES, Erica. Fernanda. Práticas Corporais Alternativas. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Compreendendo as particularidades que envolvem as práticas corporais alternativas, elabore um exemplo de como você incorporaria essas práticas em sua atuação profissional e explique os pontos que as diferenciam das práticas convencionais.
No Brasil, a noção de educação do corpo vem sendo trabalhada de forma sistemática e polissêmica no campo da Educação ao longo dos últimos anos, especialmente em pesquisas de corte historiográfico. No campo da Educação Física, em específico, esse debate amplia. “Um número significativo de autores na área vem mobilizando noções, conceitos e ideias que tocam essas questões, de forma que é possível perceber, nos diversos fóruns acadêmicos e científicos, um crescente número de pesquisas, que resultam em publicações, dissertações e teses, sobre a história da educação do corpo, ou sobre os modos como os corpos vem sendo educados social e culturalmente pelas instituições, pelas práticas, por diversos dispositivos” (Quitzau e Moreno, 2021, p. 4).
No Brasil, o início das brinquedotecas também se relaciona ao estímulo por intermédio do brincar de crianças com deficiência. Em uma ação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, vários brinquedos foram expostos visando a orientação dos envolvidos com a temática, como pais e professores, em relação aos brinquedos, o que despertou muito interesse e resultou em um novo setor para a instituição voltado para os brinquedos (CUNHA, 1992).
No início da história do empreendedorismo, era atribuído o fator risco para quem estivesse envolvido a determinado empreendimento. Posteriormente, o foco foi direcionado para indivíduo inovador e que tem iniciativa. Anos mais tarde, também se admitiu como empreendedor aquele que trabalha nas organizações, ou seja, podemos notar que a abordagem foi mudando conforme as situações que ocorriam.
O atletismo é um esporte individual que exige o controle e o domínio corporal humano e pessoal do atleta. O professor/treinador deve instrumentalizar o aluno/atleta com o conhecimento que possibilite pensar o movimento, antes, durante e depois para, desta forma, participar ativamente na construção desse movimento, permitindo a abertura a um estilo próprio. No vocabulário esportivo temos, em comum, as palavras arremesso e lançamento designando provas diferentes no atletismo. Nestas provas, os implementos serão, por ação do atleta, “enviados” a um local o mais longe possível com o uso das mãos, seguindo os movimentos técnicos de cada prova específica.
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