Nenhum produto no carrinho.
Retornar para a loja
Exibindo 361–372 de 441 resultados
Educação Física
Questão 02 – Entre os jogos que podem ser realizados no ensino das modalidades de combate, temos os jogos de oposição. Segundo Callois (2001) os jogos possuem diferentes características e podem ser agrupados em 4 grupos: Alea, Ilynx, Agon e Mimicry. Nesse sentido, descreva as características dessas quatro classificações e apresente como cada uma delas se relaciona com as modalidades de combate.
QUESTÃO 1 A obesidade é uma doença crônica, com causas multifatoriais que englobam fatores genéticos (raça, idade, sexo, etc.), endócrinos e metabólicos, além de fatores obesogênicos, como hábitos alimentares, sedentarismo, padrão socioeconômico, entre outros. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a definição de obesidade está relacionada à quantidade de gordura corporal do indivíduo.
QUESTÃO 1 Nesses estudos, visões diferenciadas podem ser identificadas dentro de cada modelo teórico, sejam elas sobre o desenvolvimento esportivo, ou sobre o esporte em massa. Isso sempre ocasiona mudanças nos níveis social, comunitário e pessoal, em detrimento de fomento e oferecimento de serviços esportivos.
QUESTÃO 1 O Sistema de Aprendizagem e Desenvolvimento Esportivo (SADE) tem por objetivo promover a formação humana através da prática esportiva consciente, desenvolvendo a personalidade de crianças e adolescentes através do esporte, ou seja, é necessário entender o SADE como um sistema no qual ocorrem os processos de evolução ao longo do tempo. O SADE é composto por três estruturas (substantiva, pedagógico-metodológica e temporal) que se relacionam entre si.
QUESTÃO 1 Nota-se, atualmente, a presença de várias ações formativas que são desprendidas ao corpo humano sob diferentes óticas e perspectivas. Tal processo acontece em diferentes esferas de nossa sociedade, sendo a escola uma das instituições que acaba interferindo/influenciando essa ação. Contudo, nem sempre tais ações formativas sobre o corpo foram valorizadas dentro dos espaços de ensino, sendo por muitos anos uma educação associada aos costumes familiares da elite.
QUESTÃO 10 A Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação a motricidade ou movimento humano, a cultura do movimento corporal, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança, visando atender às necessidades sociais no campo da saúde, da educação e da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer. Cabe ao professor/profissional da área trabalhar com tal objeto de maneira democrática, crítica e qualificada, fundamentado pelo rigor científico, pela reflexão filosófica e pela conduta ética. BRASIL. Resolução CNE nº 6. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Educação Física. Brasília-DF, 18 de dezembro de 2018. Considerando o fragmento acima e as reflexões levantadas ao longo da disciplina de História da Educação Física, avalie as afirmativas abaixo com V para verdadeiras e F para falsas: O profissional de Educação Física, bacharel, ao final da graduação, deverá estar qualificado para analisar criticamente a realidade social na qual está inserido profissionalmente. O professor de Educação Física, licenciado, ao final da graduação, deverá estar qualificado para atuar de maneira crítica com esse componente curricular na Educação Básica. III. Cabe ao professor/profissional de Educação Física trabalhar com as práticas corporais de maneira que tal ação busque o enriquecimento cultural dos sujeitos inseridos no processo. As afirmações I, II e III são, respectivamente: Alternativas Alternativa 1: V, V, V. Alternativa 2: V, F, V. Alternativa 3: F, V, F. Alternativa 4: F, V, V. Alternativa 5: F, F, F.
QUESTÃO 10 A fim de levar o conhecimento aos alunos, o professor deve seguir estratégias de ensino que devem estar relacionadas tanto aos conteúdos que serão ensinados quanto as características do aprendiz. Libâneo (1994) aponta exposição do professor, trabalho independente, elaboração conjunta, trabalho em grupo, atividades especiais como conceitos relacionados a metodologia de ensino.
QUESTÃO 10 O Índice de Massa Corporal (IMC) é um cálculo que utiliza o peso e a altura do indivíduo (IMC = PESO/ALTURA2) para estimar sua composição corporal. No entanto, o IMC não distingue se o peso está relacionado à massa gorda (gordura) ou a massa magra (músculo) do indivíduo, o que pode dificultar a interpretação e classificação da real composição corporal do avaliado.
QUESTÃO 10 Para garantir qualidade no desenvolvimento do esporte de alto rendimento, é de suma importância seguir um modelo teórico e utilizá-lo como referência, Digel (2002, apud BASTOS, 2016). Ademais seguir seu passo a passo estruturado, pode favorecer o desenvolvimento do atleta, em todas as áreas.
QUESTÃO 10 O termo “ginástica” vem de um verbo grego que, diferentemente do que aconteceu no mundo moderno e do que acontece ainda hoje, não significa “modalidade” ou “modalidades”. O verbo em questão significava algo mais próximo de “treinamento”, “preparação” para um esforço. Preparação essa feita com o corpo nu (gymnos). Essa transformação conceitual, aparentemente sem importância, diz muito da força da ginástica do mundo atual, do mesmo modo que nos ajuda a pensar na grande distância entre o mundo moderno e o mundo grego, no que tange ao corpo.
QUESTÃO 2 A avaliação do risco cardiovascular do indivíduo com diabetes tipo 2 (DM2) que vai iniciar exercício é fundamental para a segurança e prevenção de eventos adversos, conforme apresentado pela Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes (SDB) Silva Júnior (2023, apud ARDENGUE, 2024).
QUESTÃO 2 Considere a imagem a seguir: Disponível em: http://esportemrede.blogspot.com.br/2012/04/economia-politica-do-esporte.html Acessado em 10.Mai.2021. A presente imagem compreende uma charge sobre a Copa do Mundo de Futebol que aconteceu em 2014 no Brasil. De posse da leitura e análise da ilustração e do conhecimento adquirido sobre a influência do esporte para a sociedade contemporânea, interprete as afirmações abaixo. A presença do futebol em nossa sociedade atual é algo facilmente perceptível, visto que sua importância nos faz enxergar no esporte um elemento incontornável para entendermos o mundo contemporâneo. No mundo do futebol, destaca-se não só o sentimento nacionalista, mas também sua importância econômica, a qual transcende os contratos estabelecidos entre países e atletas, e que podem escancarar mazelas incorporadas na nossa sociedade. III. Eventos esportivos, como a Copa do Mundo de Futebol, evidenciam que o esporte é um fenômeno que consegue sensibilizar pessoas do mundo inteiro, bem como, sua estrutura e organização busca mobilizar ações sociais e culturais dos países sedes. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: I e II, apenas. Alternativa 4: II e III apenas. Alternativa 5: I, II e III.
Nome de usuário ou e-mail *
Senha *
Lembre-me Acessar
Perdeu sua senha?
Nome de usuário *
Endereço de e-mail *
Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade.
Cadastre-se