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Educação Física
QUESTÃO 2 Os objetivos antecipam os resultados e processos esperados do trabalho conjunto do professor e dos alunos. Para que haja harmonia na estruturação e hierarquização dos objetivos é importante que se atente ao fato de que deverá existir uma relação entre eles. São eles que irão conduzir todas as ações do professor durante seu trabalho.
QUESTÃO 2 Várias reflexões são possíveis implicações para formulações de políticas para o desenvolvimento de processos e práticas no e do esporte. As indagações acerca do esporte de alto rendimento olímpico não são diferentes, passam a ser pensados no sentido de seus futuros rumos.
QUESTÃO 2 A produção historiográfica da Educação Física pode ser dividida em três fases. Entre os autores que marcaram uma dessas fases é Inezil Penna Marinho. Para Marinho o importante do estudo da história não é a memorização dos fatos e datas, não é a fixação daquilo que os compêndios, formalizaram e, algumas vezes, até padronizaram. O autor defendia a necessidade, ao estudar história, de suscitar nos alunos do curso de Educação Física o interesse que os leve à investigação dos fatos, ao aproveitamento das experiências por outros povos, a interpretação dos dados oferecidos à sua razão.
Questão 2. Quais são as principais funções do tecido muscular?
QUESTÃO 3 Ao olharmos para a realidade da qual participamos, percebemos, sem dificuldades, a presença de várias ações formativas sobre o corpo. Isso acontece tanto fora da escola quanto no interior dessa instituição de ensino. No entanto, nem sempre tais ações foram valorizadas dentro dos espaços de ensino, sendo por muitos anos uma educação associada aos costumes familiares da elite. HEROLD JÚNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá-PR.: UniCesumar, 2021. Considerando o fragmento acima, em especial sobre as ações formativas sobre o corpo nos séculos XVI e XVII, avalie as afirmações abaixo. A educação corporal sistemática tem seu lugar mais visível, durante esse período, nos colégios Jesuítas que nasciam com a modernidade. Nesse período, é no âmbito familiar, extraescolar, que muitas práticas e atividades corporais são defendidas como fundamentais à educação da juventude. III. Educar sistematicamente o corpo, nesse momento histórico, era importante e fundamental para os jovens de todas as classes sociais, não sendo uma prerrogativa de classe. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: I e II, apenas. Alternativa 4: II e III apenas. Alternativa 5: I, II e III.
QUESTÃO 3 As dislipidemias podem ser classificadas como primárias ou secundárias. As primárias, são alterações de origem genotípica ou fenotípica. Já as dislipidemias secundárias, são causadas por outras doenças além de fatores comportamentais, como o sedentarismo, a má alimentação e o consumo excessivo de álcool e tabaco.
QUESTÃO 3 O Programa Segundo Tempo tem se constituído como uma ação imprescindível ao processo de inclusão social de nossas crianças, adolescentes e jovens. Contudo, como para qualquer ação que se coloque como séria e comprometida, ela não pode prescindir de uma estrutura organizacional e de planejamento, o qual apresenta uma sequência de ações. Essas ações são fundamentais para que se tenha uma atuação efetiva e pontual dentro do projeto.
QUESTÃO 3 Recentemente, propuseram uma abordagem específica para o esporte de alto rendimento, onde são considerados três níveis de análise. Esses níveis compreendem os aspectos sociais, econômicos, históricos e culturais, as políticas nacionais voltadas ao esporte e os aspectos específicos relativos ao desempenho individual dos atletas. Partindo dessa base foram construídos pilares norteadores para análise e comparação do esporte de alto rendimento.
QUESTÃO 3 As lutas e as artes marciais implicam um universo amplo de manifestações antropológicas de natureza multidimensional e complexa. Como um conjunto de práticas socioculturais proveniente de um espectro diversificado de demandas históricas específicas, é possível identificar uma pluralidade muito patente nas suas diferentes configurações sociais, formas de expressão, repertório técnico, linguagens, organização e institucionalização. Nesta perspectiva, as lutas e as artes marciais podem ser vistas como construções identificadas e inerentes ao patrimônio cultural de diversos povos e, sobretudo, como um fenômeno relevante inserido na dinâmica da sociedade contemporânea e no processo da globalização.
Questão 3 – Elabore 2 atividades que proporcione o ensino das lutas por meio dos jogos. Cada atividade deve responder aos seguintes itens: Nome do Jogo: (descreva um nome para o jogo) Idade dos Participantes: (Colocar a faixa etária para qual a atividade foi planejada) Tema: (Lutas e elementos táticos; Lutas e temas transversais (citar o tema); Lutas e elementos técnicos; entre outros.) Conteúdos: (Explicitar quais os conteúdos que serão trabalhados na atividade) Estrutura e materiais: (Listar todos os materiais que serão utilizados nas atividades e a estrutura (espaço físico onde a atividade irá ocorrer)) Objetivo: (O que os alunos deverão ser capazes de fazer ao final da intervenção?) Descrição do jogo: (Descrever passo a passo como a atividade será ministrada.) Importância do jogo: (Responder teoricamente qual a importância da sua atividade, a qual metodologia ela está associada e qual a classificação do jogo/atividade proposto de forma objetiva e clara.) REFERÊNCIAS Insira aqui todas as referências utilizadas para responder este MAPA, conforme as normas da ABNT.
Questão 3. Durante o treinamento de força, os atletas realizaram o exercício chamado de agachamento livre (representado pela figura a seguir), que envolve, dinamicamente, o movimento das articulações do quadril, joelho e tornozelo.
QUESTÃO 4 Ao estudarmos a história da educação e Educação Física mineira, nota-se que a decadência do ciclo econômico baseado na exploração do ouro demandou uma mudança do eixo econômico e cultural, que se deslocou da cidade de Ouro Preto para a capital mineira, Belo Horizonte. Essa mudança provocou muitas outras no cotidiano de um “pacato arraial” que se tornou uma “vitrina para a República”. A vida social, política e econômica que acontecia no novo regime fez com que muitos setores sociais pensassem a respeito das mudanças necessárias para a realização da, assim vista, incontornável “ambição civilizatória” a ser assumida pela escola. Nessa ótica, ela deveria “receber as crianças pobres e fazer delas cidadãos”. VAGO, Tarcísio Mauro. Histórias de Educação Física na escola. Belo Horizonte: Mazza, 2010. Considerando o fragmento acima e a história das práticas corporais nesse período do cenário brasileiro, analise as afirmações a seguir com V para verdadeiras e F para falsas: O discurso político que justificou a mudança para o modelo republicano pautava-se na ideia de ampliação da cidadania e igualdade entre todas as classes. Apesar das justificativas para as mudanças focarem nas crianças pobres como principais beneficiárias, não foram essas as principais frequentadoras das instituições modeladoras. III. O novo modelo republicano da obrigatoriedade escolar, defendido pelos políticos, recebeu forte apoio dos pais, alunos e dos próprios professores durante as mudanças do sistema escolar. As afirmações I, II e III são, respectivamente: Alternativas Alternativa 1: V, V, V. Alternativa 2: V, F, V. Alternativa 3: V, V, F. Alternativa 4: F, V, V. Alternativa 5: F, F, F.
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