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Engenharia
A teoria das componentes simétricas, desenvolvida por Charles Fortescue, é uma técnica matemática usada para analisar sistemas elétricos desequilibrados. Ela permite decompor um sistema trifásico em componentes simétricas: positiva, negativa e zero, facilitando a análise e solução de problemas de desequilíbrio em sistemas de potência. Explique o conceito de componentes simétricas e discuta como essa técnica é aplicada na análise de sistemas elétricos desequilibrados.
A vibração forçada, quando não amortecida, assume uma natureza preocupante, acarretando
A vibração forçada, quando não amortecida, assume uma natureza preocupante, acarretando em desgaste acelerado de componentes e comprometendo a eficiência global do sistema. A possibilidade de ressonância, um fenômeno temido nesse contexto, aumenta significativamente. Em máquinas rotativas, especialmente aquelas que incorporam engrenagens, a vibração descontrolada pode desencadear desalinhamentos prejudiciais, fadiga prematura de materiais e, em última instância, falhas catastróficas.
A vibração livre refere-se ao movimento oscilatório de um sistema sem a influência de forças externas após ser perturbado a partir de sua posição de equilíbrio. Este fenômeno é caracterizado pela repetição regular do movimento de ida e volta em torno da posição de equilíbrio, seguindo as leis do movimento harmônico simples (MHS). 1. A figura mostra um bloco rígido de peso P = 830 N, com as molas k1 e k2, com rigidez de k1 = 2700 N/m e k2 = 3200 N/m. Caso esse sistema seja colocado para vibrar livremente, qual será a frequência de vibração em rad/s? Informe sua resposta com duas casas após a vírgula e mostre todas as etapas de cálculo. Considere g = 10 m/s2.
a.1) Na Tabela 1 são apresentados os pontos de melhoria sinalizados pelos clientes.
a.2) Com base no resultado obtido, indique quais devem ser os dois pontos de melhoria
a) Após preparar a bancada e realizar o teste, você fornecerá uma captura de tela que apresente o espectro obtido com uma velocidade de rotação igual a 40,1 Hz. Nesse espectro, sua tarefa será identificar os três picos que surgem após o valor de 20 Hz (ignorando picos inferiores).
a) Complete a tabela com os valores aproximados das frequências que você calculou. Indique todas as etapas e justificativas de cálculo de forma clara. Demonstre como você obteve os valores da Tabela 1, a partir dos dados fornecidos. Valores não acompanhados de justificativas serão excluídos. Assegure-se de utilizar números inteiros na resposta final (Tabela 1).
a) A partir dos modelos de conversores cc-cc que você conheceu no curso de eletrônica de potência, quais das topologias se adequam a este projeto? Justifique.
a) Após preparar a bancada e realizar o teste, você fornecerá uma captura de tela que apresente
a) Apresentar o trecho do programa responsável por variar o Duty Cycle do PWM de cada uma das larguras de pulso: – 25% – 50% – 75% – 100% – Demonstrar o funcionamento do PWM por meio de um exemplo de aplicação. – Demonstrar a operação do Prescaler no microcontrolador e sua relação com a velocidade do clock dele. 2ª ETAPA: download do código do experimento Conforme as linhas de código em assembly, deve o estudante realizar o download do código por meio do link: https://drive.google.com/file/d/1GqauoDOf_XflutFXm_o3UphNhxe1wtrk/view?usp=sharing Todas as informações deste experimento estão disponíveis no link: https://221322w.ha.azioncdn.net/Arquivo/ID/8051/experimentos/rotinas-de-contagem-e-modulacao-em-largura-de-pulso.html, incluindo o roteiro e vídeo explicativos. O estudante deve agendar com o polo presencial de sua cidade um momento para montar o experimento, gravar o programa no microcontrolador e verificar seu funcionamento para fins de concluir a atividade com as conclusões dadas na 4ª etapa. 3ª ETAPA: montagem do experimento (1,5 ponto) O estudante deve acessar o roteiro dado na Etapa 2 para seguir rigorosamente os passos dados no diagrama e no vídeo de instruções para realizar os testes com o microcontrolador. Documentar a montagem do experimento por meio de registro fotográfico deste. 4ª ETAPA: conclusões (1,0 ponto) Nesta etapa, o estudante deve concluir o porquê dos resultados obtidos, apresentando suas conclusões sobre como ocorre a geração do Ciclo de Trabalho (Duty-cycle) a partir do programa, relacionando sua resposta com o incremento e o decremento que ocorrem quando pressionados os botões. O estudante deve explicar com suas palavras como o PWM gerado poderia ser utilizado para controlar a velocidade de um eixo de motor elétrico de corrente contínua (CC).
a) Com os comprimidos disponibilizados, realize o experimento de forma a preencher as colunas 2 MAPA – QUÍMICA EXPERIMENTAL – 53_2024 O controle de qualidade de fármacos é crucial para garantir a segurança, eficácia e consistência dos medicamentos que chegam aos consumidores. Este processo rigoroso assegura que cada lote de fármacos cumpra os padrões estabelecidos pelas autoridades regulatórias, prevenindo contaminações, dosagens incorretas e a presença de impurezas. Através de testes contínuos, o controle de qualidade verifica a pureza dos ingredientes ativos, a estabilidade do produto e a precisão das formulações. Além disso, garante a conformidade com as Boas Práticas de Fabricação, reduzindo riscos de reações adversas e aumentando a confiança do público nos tratamentos médicos disponíveis (Chaves, 2010). Fonte: https://www.scielo.br/j/jbpml/a/kCG4xpDYCvvqQTByBcLJhbF/. Acesso em: 17 jun. 2024. Você, profissional formado, faz parte do controle de qualidade de uma empresa de fármacos que produz a aspirina, um comprimido cuja composição principal é de ácido acetilsalicílico (AAS, com massa molar de 180,157 g/mol. Assim, você está na missão de comprovar a qualidade da produção deste fármaco na sua empresa. 1) Você tem disponível nos laboratórios virtuais o experimento de “Reação de neutralização ácido-base”, no qual aborda em específico sobre a titulação. Após realizar a leitura da apresentação do experimento, do sumário teórico, do roteiro e de realizar o pré-teste, faça o experimento virtual e responda as questões a seguir: a) Com os comprimidos disponibilizados, realize o experimento de forma a preencher as colunas 2 e 3 da tabela a seguir: Massa teórica Massa do comprimido (g) Volume de NaOH gasto (mL) Massa de AAS calculado (g) % de AAS no comprimido 450 mg 450 mg 450 mg 1000 mg 1000 mg 1000 mg Aleatória Fonte: o autor. b) Calcule a massa de AAS no comprimido, preenchendo as colunas 5 e 6 da tabela, descrevendo o passo a passo deste cálculo e sabendo da reação a seguir: c) Na preparação da amostra contendo o ácido acetilsalicílico foi necessário a adição de etanol. Por quê? d) O que é a fenolftaleina usada no experimento e por que foi usada? e) O experimento é virtual, mas imagine que você realizou este experimento em uma bancada de laboratório real, cite (no mínimo 3) quais seriam as possíveis causas de desvios nas respostas? Por exemplo: não agitação completa do comprimido para dissolvê-lo durante a preparação da amostra.
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