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Administração
ATIVIDADE 3 – MENTALIDADE CRIATIVA E EMPREENDEDORA – 51/2023
Engenharia
Atividade 3: Formas canônicas são representações padrões que simplificam a análise e o projeto de controladores para sistemas multivariáveis. Ao entender e aplicar as formas canônicas, os engenheiros de controle podem lidar de maneira mais eficaz com a complexidade inerente aos sistemas multivariáveis, otimizando o desempenho e garantindo a estabilidade do sistema. Sendo assim, considere um determinado sistema que pode ser representado pela seguinte função de transferência: Considerando as formas canônicas que existem, expresse este sistema por meio de matrizes de estado na forma canônica correspondente.
Atividade da ETAPA 1: Montando as Pranchas de Desenho Quando estamos trabalhando em um departamento de projetos, é de suma importância que a empresa tenha um leiaute pré-estabelecido para seus projetos. Isso também é conhecido como “identidade visual do projeto”. É com esse padrão que você identificará os projetos para seus clientes, mantendo, assim, um padrão de qualidade aceitável para um projetista. Para aplicarmos os conceitos iniciais de desenho, vamos criar o leiaute da nossa folha de desenho. Logo, você deve criar duas pranchetas de desenho contendo as seguintes especificações: – Utilize folhas de sulfite tamanho A4. – Uma deverá ser utilizada na orientação vertical e a outra deverá estar na posição horizontal. – Seguindo a ABNT NBR 16752:2020 Desenho técnico — Requisitos para apresentação em folhas de desenho, construa a margem em cada uma das pranchas (uma na horizontal e outra na vertical). – Em seguida, crie uma legenda própria (seguindo as especificações da norma), contendo PELO MENOS as seguintes informações: — Proprietário legal e/ou empresa (nome da instituição de ensino e curso). — Título da etapa do MAPA. — Número da etapa do MAPA. — Nome do estudante. — Nome da disciplina. — Data da emissão. — Escala. — Número ou indicação sequencial da folha. — Nome do professor. Utilize as figuras 2 e 4 como base para desenvolver a sua atividade. Vale ressaltar que antes de se utilizar a NBR 16752:2020, era utilizada a NBR 10068:1987, porém esta foi CANCELADA pela ABNT, então, ao realizar esta atividade, utilize como referência o texto-base da ETAPA 1.
Atividade da ETAPA 2: Criando a Projeção Ortogonal Agora, você enfrentará um novo desafio. Receberá vistas isométricas de peças complexas. Essas imagens tridimensionais são impressionantes, mas você precisa reproduzi-las de uma maneira diferente – em projeção ortogonal. Para isso, siga as instruções a seguir corretamente: – O desenho deve ser feito à mão, usando lápis ou lapiseira. – Cada peça deve ser representada em uma folha de sulfite. – Utilize folha de sulfite, tamanho A4 na posição paisagem (297 x 210mm). – Não será permitido o uso de folha quadriculada, milimetrada ou reticulada. – Faça as linhas de margem e a legenda em cada uma das folhas (conforme foi desenvolvido na Atividade da ETAPA 1). – Na primeira peça (Figura 8), utilize a escala 2:1 para fazer a representação ortogonal. – Na segunda peça (Figura 9), utilize a escala 1:1 para fazer a representação ortogonal. – Não é necessário colocar as cotas nas vistas. Figura 8- Primeira peça a ser desenhada em projeção ortogonal Fonte: o autor. Figura 9- Segunda peça a ser desenhada em projeção ortogonal Fonte: o autor. Figura 10- Exemplo de como deverá ser feito o desenho Fonte: o autor.
Atividade da ETAPA 3: A Descoberta da Projeção Isométrica Agora, você está diante de algumas projeções ortogonais de peças sólidas. Essa representação técnica é crucial para entender como essas peças funcionam, mas você sente que falta algo: uma visão tridimensional clara. Sua tarefa é fazer a representação isométrica das peças a seguir. Para isso, siga as seguintes instruções:
ATIVIDADE DE ESTUDO 1 A usinagem é um processo fundamental na fabricação mecânica, desempenhando um papel crucial na conformação precisa de peças e componentes em uma ampla gama de materiais. Esse processo envolve a remoção controlada de material de uma peça bruta para atingir as formas e dimensões desejadas, utilizando uma variedade de máquinas-ferramentas como tornos, fresadoras, furadeiras e retificadoras. Com uma gama diversificada de técnicas, incluindo torneamento, fresagem, furação e retificação, a usinagem se estabelece como um dos pilares da produção industrial moderna. Sua importância se evidencia na capacidade de produzir peças com alta precisão dimensional e acabamentos de qualidade superior, sendo indispensável em setores que demandam exatidão e confiabilidade, como as indústrias aeroespacial, médica e de instrumentos de precisão.
ATIVIDADE DE ESTUDO 1 – MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA Instruções: – Esta é uma atividade de entrega INDIVIDUAL. – Trabalhos com cópias indevidas integrais ou parciais de outros alunos ou da Internet terão desconto na nota final. – A sua resolução deve ser feita utilizando um documento de texto, pois ao final da sua atividade, você irá entregar apenas UM ARQUIVO com suas respostas. O arquivo a ser entregue deve ser dos formatos DOC / DOCX ou PDF. - Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades. - Se você fez a atividade (ou parte dela) a mão, você deve digitalizar ou tirar fotos da sua atividade e colocar estas imagens dentro do seu arquivo de resposta que será entregue. - O arquivo de resposta preenchido pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo. – Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio. – Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que você está enviando o arquivo correto! É a atividade da disciplina certa? Uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.
Atividade de Estudos 1: 53/2024 Você está trabalhando como engenheiro de automação em uma fábrica que está implementando uma nova linha de montagem automatizada. Seu objetivo é garantir que os robôs sejam instalados e configurados corretamente para maximizar a eficiência e a precisão da linha de produção. Para isso, você precisa entender profundamente os componentes e a estrutura dos robôs industriais. Com base no livro didático e nas discussões levantadas em sala de aula, responda às seguintes perguntas práticas que ajudarão na instalação e configuração dos robôs na linha de produção.
Atividade MAPA Atualmente, diversas plataformas de sistemas embarcados são oferecidas pelo mercado, sendo cada vez mais complexa a escolha pela ferramenta mais adequada, caso o projetista opte por analisar o sistema embarcado sob o ponto de vista de recursos oferecidos de forma quantitativa.
ATIVIDADE MAPA: 1) (1,0 ponto) Quando os concentradores de rede distribuem as mensagens trocadas entre dispositivos, estes fazem uso de camadas do modelo adotado pelo protocolo da rede utilizada. Considerando-se os dispositivos hub, switch e roteador, demonstre para cada um as características que os diferenciam.
ATIVIDADE PROPOSTA: 1) As máquinas elétricas de corrente alternada (CA) tradicionais são geralmente classificadas em dois tipos principais: máquinas síncronas e máquinas de indução, também conhecidas como assíncronas. Nas máquinas síncronas, as correntes do enrolamento do rotor são fornecidas diretamente à parte estacionária do motor por meio de contatos rotativos. Essas máquinas operam com uma relação constante entre a frequência da tensão induzida e a velocidade do motor.
ATIVIDADES DE ESTUDO 1 – MÁQUINAS TÉRMICAS Instruções: – Esta é uma atividade de entrega INDIVIDUAL. – Trabalhos com cópias indevidas integrais ou parciais de outros alunos ou da Internet terão desconto na nota final. – A sua resolução deve ser feita utilizando um documento de texto, pois ao final da sua atividade, você irá entregar apenas UM ARQUIVO com suas respostas. O arquivo a ser entregue deve ser dos formatos DOC / DOCX ou PDF. – Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades. – Se você fez a atividade (ou parte dela) a mão, você deve digitalizar ou tirar fotos da sua atividade e colocar estas imagens dentro do seu arquivo de resposta que será entregue. – O arquivo de resposta preenchido pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo. – Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio. – Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que você está enviando o arquivo correto! É a atividade da disciplina certa? Uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.
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