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Gerontologia
Etapa 1: Sensibilização e Educação Na primeira etapa, promova uma roda de conversa com familiares e outras pessoas idosas da comunidade. Caso tenha acesso a locais que tenham grupos de terceira idade, essa ação pode ser realizada também. Aborde os diferentes tipos de violência que os idosos podem enfrentar, como a violência física, psicológica, patrimonial, sexual, negligência e discriminação. Incentive a troca de experiências e histórias entre os participantes, criando um ambiente de aprendizado mútuo. Peça para alguém tirar uma foto desse momento (sem expor as pessoas) e anexe essa foto em sua atividade.
Etapa 2: Identificação e Prevenção Após a conscientização, partimos para a identificação e prevenção, orientando os participantes sobre os sinais de alerta para cada tipo de violência. Explique como denunciar casos de violência e informe sobre os canais de comunicação disponíveis para assistência. Incentive a criação de uma rede de apoio entre as pessoas idosas e seus familiares, para que possam se apoiar mutuamente e buscar ajuda quando necessário.
Etapa II (avaliação): a) Escolha um local tranquilo para esta avaliação onde não haja interrupções, barulhos que tire a atenção do idoso. b) Realize a avaliação com calma e tranquilidade, anotando todas as respostas, tome cuidado para não “induzir ” respostas. c) Peça para alguém tirar duas (2) fotos durante a aplicação da avaliação sem expor o idoso Observação sobre as fotos: Elas não precisam mostrar o rosto do idoso, o ideal é que a foto seja de perfil ou de costas (não mostrar o rosto). Entretanto obrigatoriamente a foto deverá mostrar vocês dois.
Etapa III (parte final): a) Passe toda a avaliação (perguntas e respostas) para o formulário padrão da atividade M.A.P.A; b) Insira as duas fotos ao final da avaliação; c) E por fim após análisr o resultado da aplicação da avaliação, descreva três (3) orientações que você faria para a pessoa idosa considerando o que você observou na avaliação.
Faça uma análise sobre os fatores multidimensionais que contribuem para o aumento do risco de suicídio em idosos que apresentam depressão, considerando as complexas interações entre determinantes biológicos, psicológicos, sociais e culturais. Sua resposta deve ter no mínimo 10 linhas e no máximo 20 e deve estar embasada em pesquisas publicadas em artigos, os quais deverão ser citados.
Imagine que você, foi convidado/contratado para participar do acompanhamento multiprofissional de uma pessoa idosa com diagnóstico de diabetes melitos tipo 2. Durante este acompanhamento sua função será realizar orientações sobre quais são os exames básicos a serem realizados para diagnóstico e sobre o manejo não medicamentoso da doença. Tais orientações têm como público alvo pessoas leigas, idosos, cuidadores e familiares de idosos. Para se preparar para este projeto busque mais informações sobre os exames a serem realizados, as mudanças não medicamentosas que podem melhorar o quadro clinico e parâmetros do indivíduo.
Imagine que você, tecnólogo em gerontologia, foi convidado para participar de uma live para dialogar sobre o tema: como prevenir as quedas no idoso. Esta live acontecerá através de uma rede social cujo público alvo são pessoas leigas, idosos, cuidadores e familiares de idosos. Para se preparar para este projeto busuqe mais informações sobre quais são os fatores envolvidos para queda em idosos e como realizar a prevenção.
Lembre-se, o objetivo desta atividade é promover uma discussão significativa sobre a violência contra as pessoas idosas e inspirar ações para combater esse tipo de abuso. Desejo a você uma atividade produtiva e enriquecedora!
MAPA – GERON – ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR EM GERONTOLOGIA – 52_2024
MAPA – GERON – ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR EM GERONTOLOGIA – 53_2024
MAPA – GERON – BIOSSEGURANÇA – 52_2024
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