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História
MAPA – HIST – HISTÓRIA MEDIEVAL – 52_2024
MAPA – HIST – PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS – 51/2024
MAPA – HIST – TEORIAS DA HISTÓRIA – 51/2024
MAPA – HIST -PRÁTICA DE ENSINO, VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO – 52_2024
MAPA – LHIST – HISTÓRIA MODERNA – 53_2024
MAPA – PRÁTICA PEDAGÓGICA: SOCIEDADE, CULTURA E ÉTICA – 53_2024
MAPA DA EUROPA EM 1571 MAPA DA EUROPA EM 1815 Disponível em: https://www.guiageo-europa.com/mapas-historicos/europa-1815.htm. Acesso em: 8 mar. 2024.
Material 01: (Regimento que levou Tomé de Sousa governador do Brasil, Almerim, 17/12/1548). […] Porque a principal cousa que me moveu a mandar povoar as ditas terras do Brasil, foi para que a gente delas se convertesse à nossa Santa Fé Católica, vos encomendo muito que pratiqueis com os ditos Capitães e Oficiais a melhor maneira que para isso se pode ter; e de minha parte lhes direis que lhes agradecerei muito terem especial cuidado de os provocar a serem Cristãos; e, para eles mais folgarem de o ser, tratem bem todos os que forem de paz, e os favoreçam sempre, e não consintam que lhes seja feita opressão, nem agravo algum; e, fazendo-se-lhes, lho façam corrigir e emendar, de maneira que fiquem satisfeitos, e as pessoas que lhos fizerem, sejam castigados como for justiça
Material 02: DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Funai alerta para a invisibilidade das violências cometidas contra crianças indígenas (Reportagem publicada em 18/05/2023) Nesta quinta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) reforça a importância de se lutar contra a invisibilidade das violências cometidas contra crianças e jovens indígenas. O tema tem sido um desafio para a fundação, já que há pouca mobilização realizada nos últimos anos por agentes governamentais e pela sociedade em geral. A falta de dados oficiais sobre violência sexual contra crianças e jovens indígenas nas discussões sobre políticas públicas vem sendo denunciada pela Funai ao longo dos últimos anos. Há uma carência de legislação específica que compreenda as especificidades étnicas e culturais de cada povo e também de profissionais formados com capacidade para identificar e diferenciar práticas culturais de possíveis práticas de violência contribuindo para evitar interferências estatais arbitrárias e estigmatização social. De acordo com o Unicef e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aproximadamente 80% das vítimas de abuso sexual infantil são meninas. Durante o período de 2017 a 2020, registrou-se uma média anual de 45 mil casos de estupro. As informações coletadas incluem dados demográficos, como idade, raça e etnia das vítimas. No entanto, há uma escassez de informações disponíveis sobre crianças indígenas nessas estatísticas […].
Nosso desafio agora é aliar o exercício de interpretação, ligado ao levantamento de informações sobre as raízes afro do Brasil, com o que nos pede a BNCC, mais especificamente a habilidade EM13CHS601. Para tanto, considerando as informações apresentadas e, com base na leitura do artigo O impacto das línguas bantas na formação do português brasileiro (disponível no Material da Disciplina) do professor de linguística Marcos Bagno, disserte sobre os seguintes temas: De acordo com este autor, explique duas características que as línguas bantas trouxeram para a formação do português brasileiro, especialmente em suas variedades estigmatizadas rurais ou urbanas.
Nosso desafio continua! Se você não viu, corre lá no FÓRUM DE DISCUSSÃO da disciplina e confira nossa SITUAÇÃO-PROBLEMA. Lá, você teve a oportunidade de pesquisar e conhecer um pouco mais sobre a influência africana na gastronomia brasileira. Na segunda etapa do nosso desafio, para além do levantamento de informações sobre o tema, temos um elemento a mais. Como nós estudamos ao longo do curso de Licenciatura em História, existe uma série de leis, normativas e orientações que devem nortear o trabalho do professor em sala de aula. Para o desenvolvimento dessa atividade, vamos considerar, de modo especial, a habilidade (EM13CHS601) que pertence à área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o Ensino Médio, e que nos propõe o seguinte: “Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país” (BRASIL, 2018, p. 579).
O pensamento medieval, junto à filosofia cristã, acabou por ser um elemento importante na formação da civilização ocidental. A busca de compreender a existência humana se associou aos dogmas cristãos e orientou o pensamento de dois grandes filósofos da medievalidade, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. Os dois pensadores foram fundamentais na compreensão da existência humana obedecendo as orientações cristãs, mas ao mesmo tempo, mantendo vivos os pensamentos dos clássicos gregos, em especial Platão e Aristóteles. O pensamento agostiniano associou-se ao conceito de Platão, enquanto o pensamento tomista, à filosofia aristotélica. Logo, produza um texto explicativo e argumentativo que justifique a associação dos conceitos de Santo Agostinho aos conceitos de Platão e de São Tomás de Aquino aos de Aristóteles.
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