Nenhum produto no carrinho.
Retornar para a loja
Exibindo 109–118 de 118 resultados
Letras
sentido, tendo em vista todos os estudos da disciplina, situe-se no seguinte contexto: Você é professor(a) de língua portuguesa de uma escola e responsável por uma sala de contra turno, na qual desenvolve atividades que reforcem o hábito da leitura, sobretudo em um nível mais elevado (ver os níveis do processo de leitura na unidade I do livro desta disciplina).
sequência, você deve selecionar um texto dissertativo-argumentativo que foi escrito para o Enem e que obteve uma nota expressiva (o texto pode ser retirado da internet, fazendo-se a referência). Você deverá fazer um comentário geral do modo exposto.
Seu texto deve seguir o modelo dissertativo-descritivo, ter de 20 a 30 linhas e pode ser redigido em inglês ou em português. Além disso, para uma boa execução da atividade: a) Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores em aulas ao vivo e no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), por meio do Mural de avisos e Mensagem.
significativo que você também aponte ao menos 3 temas que poderão ser cobrados no ano de 2024 no ENEM.
SINTAGMA E PARADIGMA: AS POSSIBILIDADES DA LÍNGUA As dicotomias saussurianas são utilizadas como tentativa de simplificar e resumir como o mestre de Genebra elaborou uma teoria para explicar a teoria da língua (o objeto científico de estudo da Linguística). Para Pietroforte (2012), Souza-e-Silva e Koch (2012), o “sintagma” e o “paradigma” fazem parte do conjunto de dicotomias apresentadas a você, durante o percurso de Linguística I, a partir de definições e exemplos. O sintagma significa que a língua se apresenta em uma ordem pré-determinada, através de seus elementos (suas palavras) dispostas em uma ordem linear visível/observável. Veja um exemplo de sintagma:
TEXTO 1 Fabiano tomou a cuia, desceu a ladeira, encaminhou-se ao rio seco, achou no bebedouro dos animais um pouco de lama. Cavou a areia com as unhas, esperou que a água marejasse e, debruçando-se no chão, bebeu muito. Saciado, caiu de papo para cima, olhando as estrelas, que vinham nascendo. Uma, duas, três, quatro, havia muitas estrelas, havia mais de cinco estrelas no céu. O poente cobria-se de cirros — e uma alegria doida enchia o coração de Fabiano. Pensou na família, sentiu fome. Caminhando, movia-se como uma coisa, para bem dizer não se diferençava muito da bolandeira de seu Tomás. Agora, deitado, apertava a barriga e batia os dentes. Que fim teria levado a bolandeira de seu Tomás?
TEXTO 1 Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Moema_(Victor_Meirelles). Acesso em: 2 abr. 2024.
TEXTO 2 Fonte:https://ims.com.br/filme/vidas-secas/. Acesso em: 2 abr. 2024. “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, é um dos principais clássicos da literatura nacional, fruto da 2ª Geração do Modernismo Brasileiro, também conhecida como Geração de 1930. Nele, acompanhamos a saga de uma família sertaneja que sofre as mazelas provocadas pela seca. No excerto lido, temos uma passagem em que Fabiano, o patriarca da família, cava o solo com as próprias mãos à procura de água para saciar sua sede. O romance ganhou uma versão para o cinema em 1963, pelas mãos do cineasta Nelsom Pereira dos Santos, sendo considerado um dos expoentes do movimento conhecido como “Cinema Novo”, o qual tem como uma de suas marcas a denúncia social, o que aproxima o romance regionalista da sua versão cinematográfica. Conforme discutimos, a 2ª Geração Modernista representa um importante marco para a literatura brasileira, em que nossos escritores dedicam-se a denunciar o abandono social que os menos favorecidos sofreram (e seguem sofrendo) em um país desigual como o Brasil. Dela, emergem nomes fundamentais da nossa literatura como Jorge Amado, Rachel de Queiroz, José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Bernardo Guimarães, dentre outros, que devem ser explorados na educação básica com vistas à formação de leitores críticos e reflexivos.
TEXTO 2 Quem quer que fosse, porém, o pai, letrado ou hortelão, a verdade é que Marcela não possuía a inocência rústica, e mal chegava a entender a moral do código. Era boa moça, lépida, sem escrúpulos, um pouco tolhida pela austeridade do tempo, que lhe não permitia arrastar pelas ruas os seus estouvamentos e berlindas; luxuosa, impaciente, amiga de dinheiro e de rapazes. Naquele ano, morria de amores por um certo Xavier, sujeito abastado e tísico — uma pérola (Assis, 1984, p. 22).
Um elemento muito importante para o ensino de Língua Inglesa (LI), é o Material Didático (MD). Entende-se que o MD é “o conjunto de objetos envolvidos nas atividades-fim da escola” (LAJOLO, 1996, p. 4), ou seja, todo material que foi elaborado com intuito de promover ensino/aprendizagem, podendo incluir livro didático, flashcards, áudios, vídeos, entre tantos outros. Outro elemento que, cada vez mais, faz parte do ensino de LI, apesar de pouco estudado, é o Material Complementar (MC), que é todo material que é utilizado para fins didáticos, sem ter sido elaborado com esse propósito. A utilização de um mapa da cidade, para que os alunos indiquem em LI como chegar a um determinado local, por exemplo, pode ser um ótimo MC para o ensino de vocabulário sobre directions.
Nome de usuário ou e-mail *
Senha *
Lembre-me Acessar
Perdeu sua senha?
Nome de usuário *
Endereço de e-mail *
Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade.
Cadastre-se