Nenhum produto no carrinho.
Retornar para a loja
Exibindo 97–108 de 118 resultados
Letras
MAPA – LET – TEORIA DA LITERATURA – 52_2024
MAPA – PORTFÓLIO – LET – PRÁTICA PEDAGÓGICA: LÍNGUA INGLESA – 53_2024
MAPA – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 51/2024
MAPA – LET – PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA II – 52_2024
No texto 1, temos a representação de “Moema”, personagem do poema épico “Caramuru”, de Santa Rita Durão, escritor árcade, pelo olhar do artista romântico Victor Meirelles. Já no texto 2, temos um excerto de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, em que consta a descrição da personagem Marcela, um dos casos amorosos do protagonista desta obra que é um marco do Realismo brasileiro.
O agiota, o leiteiro, o turco, o médico uma vez por mês, o bilhete todas as semanas branco! mas a esperança sempre verde. A mulher que trata de tudo e a felicidade.
o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), na Prova Pisa realizada em 2022, o Brasil teve o desempenho médio de 410 pontos em leitura, pontuação inferior à média do Chile (448) e Uruguai (430), por exemplo. Os dados mostram também que 50% dos estudantes tiveram baixo desempenho em leitura.
O paradigma se define pelas possibilidades que estão invisíveis/ausentes, mas que podem ser selecionadas pelo falante para formar um sintagma. São no mínimo dois elementos (palavras) que podem substituir outros elementos, desde que ocupem a mesma função, no mesmo contexto (exemplo: um artigo somente pode ser substituído por outro artigo, um substantivo por outro substantivo, um verbo por outro verbo, etc). Veja um exemplo de paradigma, a partir do cartaz sobre a dengue: A (doença / o mosquito / o Aedes aegypti / a epidemia) mata. (Impeça / fuja) do acúmulo de água parada. Vamos vencer essa (luta / batalha).
Página 1: escolha uma imagem que representa quaisquer práticas de linguagem: https://pixabay.com/pt/ ou https://www.pexels.com/pt-br/. Nome Completo e RA (Tamanho da fonte 14). Título do seu e-book (Tamanho da fonte 16). Polo e Estado (Tamanho da fonte 14).
Parte 2 Compare as palavras selecionadas (como a formação de cada palavra influencia seu significado e uso? Existem padrões ou semelhanças relevantes?). Para concluir, apresente uma breve reflexão sobre o processo das análises morfológicas realizadas, o que você aprendeu, quais foram os desafios e, por fim, como ensinar análise morfológica nas aulas de Língua Portuguesa.
Quando refletimos sobre o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa, sabemos que, em muitas aulas, o(a) professor(a) ensina os seus alunos a produzirem a tipologia dissertativa. Em nossas práticas sociais, temos o conhecimento de que os alunos necessitam do conteúdo teórico e prático dessa tipologia, considerando que eles podem participar de diferentes provas de vestibulares, de concursos e do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Raiz: elemento comum/invariável/parte fixa da palavra. A base do significado. Vogal temática: vogal que se junta ao radical de uma palavra para permitir que ela receba outros elementos (gênero, número, tempo, pessoa do verbo). Desinência: indica a flexão da palavra (tempo, modo, pessoa e número). Prefixo: elemento que se coloca antes da raiz da palavra. Sufixo: elemento que se coloca após a raiz da palavra.
Nome de usuário ou e-mail *
Senha *
Lembre-me Acessar
Perdeu sua senha?
Nome de usuário *
Endereço de e-mail *
Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade.
Cadastre-se