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Marketing
PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO: leitura do texto de apoio A Importância do Cálculo do Preço de Venda Baseado nos Custos No mundo dos negócios, definir o preço de venda de um produto ou serviço é uma das decisões mais cruciais que uma empresa enfrenta. O preço não apenas influencia a receita e o lucro, mas também afeta a percepção de valor do cliente e a posição competitiva no mercado. Uma abordagem fundamentada no cálculo dos custos é essencial para estabelecer preços que sejam rentáveis e sustentáveis a longo prazo. Ao considerar todos os custos envolvidos na produção ou prestação de um serviço, desde os custos diretos até os custos indiretos e despesas gerais, a empresa pode determinar o mínimo necessário para cobrir seus gastos e gerar lucro. Isso inclui não apenas os custos de matéria-prima e mão de obra, mas também despesas como aluguel, salários, contas de serviços públicos, entre outros. Ao entender e gerenciar cuidadosamente seus custos, uma empresa pode estabelecer preços que sejam lucrativos, competitivos e sustentáveis a longo prazo, garantindo sua sobrevivência e crescimento no mercado. Imagine que você é um consultor de uma empresa fictícia chamada “MarketBoost Consultoria em Marketing”. Esta empresa oferece uma variedade de serviços de marketing, incluindo consultoria estratégica, campanhas de publicidade, branding, análise de mercado, entre outros.
“A criação de uma brand persona traz diversos benefícios, como a definição de uma linguagem de comunicação da marca/organização que permite melhor percepção da marca por meio das intera-ções em mídias sociais, contribui para a definição dos melhores canais para se relacionar (de acordo com a personalidade de marca), maior clareza na seleção e definição das palavras-chave e na própria construção do SEO off-line, além de contribuir para a definição de estilo e criação de e-mails, links, adds etc.” (Rocha; Trevisan, 2020, p.162). Fonte: ROCHA, M.; TREVISAN, N. Marketing nas mídias sociais. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.
“A influência virtual da Personagem começou com a sua própria humanização, pois por trás de cada imagem que é feita tem uma história que constrói a protagonista. Ela faz viagens internacionais, mas não aparece simplesmente em outro país, tira foto no aeroporto antes da viagem, pratica atividade física, toma um banho de piscina, torce pelo Brasil nas competições internacionais, participa de programas de televisão e, até mesmo, da “Super dança dos famosos”. Fonte: https://nossomeio.com.br/lu-do-magalu-uma-tendencia-do-brand-persona. Acesso em: 25 jan. 2023.
1) Contextualize sobre o mercado de livraria utilizando dados e informações de sites e portais sobre marketing e mercado. 2) Crie uma persona para a qual as estratégias mercadológicas serão desenvolvidas.
2) Agora é hora de colocar em prática o que você estudou e aprendeu sobre o Desenvolvimento de Novos Produtos no Mercado. Para a realização da atividade utilize a situação apresentada a seguir: João e Maria são sócios e possuem uma confecção de roupas, voltadas ao público feminino, produzindo peças para o dia a dia, como camisetas, shorts e vestidos. Com o bom desenvolvimento da empresa no mercado, os sócios resolveram expandir sua empresa e lançar produtos focados no público masculino. Contudo, apesar de já serem consolidados no mercado de moda feminina, João e Maria não sabem se devem seguir a mesma linha de produtos (roupas básicas e para o dia a dia) para esse novo público ou se devem lançar um novo produto, focado em outro segmento.
2) Agora, diga qual arquétipo de personalidade predomina na brand persona escolhida, apresentando argumentos e exemplos que justifiquem sua resposta. 3) Por fim, analise as características físicas da personagem social da marca e diga se você as considera coerentes com a brand persona ou não, levando em consideração as características do arquétipo dominante que você indicou no item 2. Explique sua resposta.
3) Com base na imagem a seguir, crie uma ação de inbound marketing para cada etapa do funil de vendas. Fonte: https://www.onflag.com.br/servicos/inbound-marketing/attachment/funil-de-vendas-inbound-marketing-vertical-2. Acesso em: 5 fev. 2024. 4) A partir da estratégia de inbound criada, descreva a jornada de compra na livraria, detalhando cada uma das etapas. Não esqueça que para uma estratégia omnicanal, você deverá utilizar canais físicos e digitais.
3) Com base nas necessidades de lançamento de um novo produto para a empresa de João e Maria, realize uma pesquisa, em fontes de dados confiáveis, e apresente um texto de 10 a 15 linhas, definindo como o mercado de moda masculina está atualmente. Ao final, conclua apresentando aos sócios sua opinião quanto a viabilidade ou não para o lançamento de um novo produto no segmento que a empresa deseja atingir e atender. Você pode apresentar dados de mercado, informações sobre concorrentes e potenciais dados de vendas. Não se esqueça de citar a fonte.
3ª. ETAPA: Faça um texto dissertativo explicando a importância do lúdico para o processo de letramento dentro do espaço escolar. O texto deve ter no mínimo 10 e máximo 20 linhas, não precisa título. Use como fonte de pesquisa o seguinte artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/4/letramento-escolar-ultrapassando-os-muros-da-escola (disponível em PDF no Material da Disciplina).
A internet, junto à novas tecnologias, possibilita um salto exponencial, não só para a pesquisa de marketing, mas para todas as áreas, sobretudo aquelas que dependem de comunicação. Portanto, é importante mencionar a influência digital direta neste processo de realização de pesquisas. Pensando nisso, agora diga quais as principais características que diferenciam uma pesquisa de marketing com questionário enviado por e-mail (quantitativa), de uma pesquisa de marketing com roteiro de entrevista realizada na rua pessoalmente (qualitativa), por exemplo?
A partir do nosso Estudo de Caso, compreendemos que uma estratégia omnichannel deve ser estruturada a partir dos pilares da experiência do consumidor (customer experience). Neste sentido, partindo dos conceitos estudados, você deverá escolher apenas três dos seis pilares propostos, explicá-los e exemplificá-los, com algum exemplo real, que pode ser algo que você vivenciou; que existe na sua empresa; ou pesquisar algum exemplo de alguma empresa que se enquadre nos pilares escolhidos.
A pesquisa de marketing é uma prática contínua e essencial para entender o ambiente em que as empresas operam, bem como as preferências e necessidades dos consumidores. É importante ressaltar que a pesquisa de marketing evolui constantemente, na medida em que novas tecnologias e técnicas surgem. As pesquisas on-line, como exemplo da relação da pesquisa com a tecnologia, são cada vez mais populares devido à sua facilidade de acesso e custo relativamente baixo. As empresas ou institutos de pesquisa utilizam questionários digitais para coletar dados sobre preferências, hábitos de compra e opiniões dos consumidores. Essas pesquisas podem ser distribuídas por e-mail, em sites ou por meio de painéis de pesquisa.
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