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Marketing
mudanças ocorridas no cenário mercadológico trouxeram novas perspectivas para a dinâmica do varejo. A evolução, por meio da internet, as novas tecnologias e, por consequência, as mudanças de comportamento dos consumidores, atreladas a todo esse cenário, proporcionaram uma nova dinâmica de venda e comunicação entre as empresas e seu público-alvo, dando início a era do omnichannel. O omnichannel tem como objetivo oferecer uma experiência de compra completa e única ao consumidor, independentemente do canal em que irá ocorrer, permitindo uma interação em que o indivíduo consegue comprar a qualquer momento e em qualquer lugar, sem que haja limites ou barreiras entre os canais, já que esses estão interligados, facilitando a operacionalização e a efetivação do processo.
Nesse cenário, pensar em um caminho que consiga entregar mais conteúdos para os clientes e ainda ampliar a integração dos canais seria o mais viável. Assim, entendemos omnichannel como: “uma estratégia de convergência que integra todos os canais de comunicação da empresa para melhorar a experiência do consumidor. Assim, os clientes podem comprar online, em lojas físicas e pelo telefone, ou mesmo passar por todos esses canais com garantia de consistência e qualidade no atendimento”. Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/conheca-os-principais-conceitos-sobre-marketing-omnichannel. Acesso em: 5 fev. 2024.
Nesse contexto, faça o que se pede a seguir: 1) Pesquise na internet e escolha uma marca que tenha uma brand persona que você goste e que tenha uma personagem social. Tire print screen de 3 conteúdos que você considera que transmitem a brand persona (por exemplo, comentários ou posts em mídias sociais, website da marca etc.), e depois cole os prints no seu formulário padrão, juntamente com uma imagem da personagem social da marca escolhida. Atenção: não vale escolher a Lu, da Magalu!
No entanto algumas marcas permanecem fortes nos canais físicos, como a Rede de Livrarias Leitura que em 2023 expandiu suas operações. Para mais informações, acesso o texto a seguir: Fonte: https://mercadoeconsumo.com.br/14/11/2023/noticias-varejo/livraria-leitura-segue-plano-de-expansao-e-inaugura-unidades-em-sao-paulo-e-rio-de-janeiro/. Acesso em: 5 fev. 2024.
O desafio de ser omnicanal – Case Livrarias Pense comigo: como você tem comprados seus livros nos últimos anos? Tem percebido mudanças? Qual canal tem sido frequente na escolha? Mesmo que tenhamos experiências diferentes, não temos como negar o aumento significativo dos canais virtuais na compra de livros.
O Marketing é uma das áreas mais importantes de um negócio, que pode proporcionar muitos resultados positivos para um empreendimento. É um setor que tem aplicabilidade direta para ações internas e externas, gerando benefícios para o negócio. Entretanto, é necessário agir planejadamente e realizar ações consistentes. Os resultados são obtidos se houver ações pensadas e as práticas sejam sincronizadas para o mesmo lado. Agir de forma estratégica deve ser parte da rotina dos gestores, que devem investir tempo e recursos para agir coordenadamente. Treinar uma equipe que possa incorporar e praticar esses valores é essencial para aumentar as chances de sucesso do empreendimento. Em um cenário BANI, como é o atual em que vivemos, que tem como características a dinamicidade, as mudanças em curto período, a não existência de uma receita de sucesso, é fundamental agir com cautela e conhecer os cenários prováveis a acontecer para agir de forma eficiente e eficaz.
Orientações: – Para realizar essa atividade, você deverá baixar o arquivo “Formulário Padrão Mapa”, disponível no Material da Disciplina. – Ao mencionar partes de textos, sejam elas retiradas do livro didático ou da Internet, lembre-se de indicar as devidas referências ao final da atividade. Boa atividade!
Para realizar a atividade MAPA responda às questões a seguir. Não se esqueça de usar o formulário padrão da atividade. 1) O Desenvolvimento de Novos Produtos no Mercado é considerado complexo, e envolve a realização de 8 (oito) etapas: (1) Geração de ideias, (2) Seleção de ideias, (3) Desenvolvimento e teste de conceito, (4) Desenvolvimento da estratégia de marketing, (5) Análise do negócio, (6) Desenvolvimento do produto, (7) Teste de mercado e (8) Comercialização de novos produtos. Escolha 5 (cinco) etapas citadas anteriormente, e, elabore um texto, entre 7 e 15 linhas explicando-as. Para isso, utilize o material da disciplina como apoio.
Pensando no novo produto que João e Maria querem lançar no mercado, preencha a tabela a seguir, explicando (com textos entre 3 e 5 linhas para cada etapa), de que maneira, na prática, João e Maria devem realizar cada uma das etapas do Lançamento de Novos Produtos.
pensarmos em uma estratégia de marketing em determinado evento, precisamos estudar muito bem as suas características se quisermos acertar na nossa proposta. Portanto, existem dimensões a serem analisadas pelos gestores de marketing para delinear o seu projeto de anúncios, propagandas, experiências ao cliente, etc, para um evento que se pretende participar.
Por que é difícil o processo de alfabetização e letramento? As respostas podem ser variadas e distintas, mas há uma certeza: a compreensão da língua em uso requer mais do que o conhecimento gramatical e isso impacta nos processos de ensino, vamos ver isso? Você sabe a diferença entre grafema e fonema? Não? Entre e leia as definições nesse glossário de especialidade: Grafema: Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/grafema. Acesso em 12 fev de 2024. Fonema: Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/fonema. Acesso em 12 fev de 2024.
principal objetivo de todo conteúdo omnichannel é atender às necessidades dos clientes, a partir da produção de conteúdos úteis que sejam relevantes para o problema que cada um está resolvendo e com informações de fonte primária. Um exemplo disso são vídeos tutoriais que possam auxiliar os usuários em suas compras, dicas de como escolher um determinado produto ou mesmo uma simples mas útil explicação sobre as características dele.
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