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Mídias Digitais
“As pessoas tem 22 vezes mais probabilidade de lembrarem de uma história do que de uma série de fatos. Por isso, a influência da Lu começou quando ela mostrou [nas redes] a mala pronta para uma viagem, quando largou a vida sedentária e foi correr no parque”, exemplifica. Ele ressalta que o objetivo inicial ao “avatarizar” a Magalu não foi gerar uma influenciadora e, sim, uma criadora de conteúdo com quem o público se conectasse, já que, há vinte anos, quando foi desenvolvida, os clientes ainda tinham medo de fazer compras online. Assim, ela foi inserida na jornada de compra no site.
“A expansão das tecnologias digitais e os processos criativos possibilitados pelas novas mídias inovam as mídias tradicionais (como cinema, rádio e televisão) e influenciam na construção de diferentes narrativas, que são compostas e adaptadas para os suportes digitais. O setor audiovisual faz parte de uma cadeia produtiva, que se organiza e se articula nas etapas que envolvem a produção, distribuição, exibição e circulação de conteúdos, desde os meios de comunicação tradicionais (cinema, rádio e TV) às multiplataformas digitais.”
7 Transmídia é o uso integrado das mídias, de forma que uma história ou mensagem ultrapasse os limites de um único meio. Sua característica requer que mais de uma mídia seja envolvida para suportar a mensagem/história/objetivo e a distribuição ou suporte da mensagem/história/objetivo, intencionalmente, estenda-se pelas diferentes mídias
A Magazine Luiza teve início em 1957, na cidade de Franca (SP), com uma loja de presentes fundada pelo casal Luiza Trajano Donato e José Donato. Em 1976, a empresa adquire as Lojas Mercantil e se expande pelo interior de São Paulo. Em 1991, a sobrinha da fundadora, Luiza Helena Trajano, assume a liderança da organização. Em 1992 são lançadas as primeiras lojas virtuais e em 2000 o site magazineluiza.com.br. Em 2005, é criada a Luizaseg, em parceria com a Cardif, do grupo BNP Paribas. Em 2011, além do IPO, a empresa adquire a rede Baú da Felicidade. Em 2015, a empresa lançou um ciclo de desenvolvimento para sua atuação digital, com uma nova versão do aplicativo de compras para o e-commerce via celular. Em 2019, o Magazine Luiza concluiu a compra da companhia de comércio eletrônico Netshoes pelo equivalente a US$ 3,70 por ação, avaliando a empresa em cerca de US$ 115 milhões.
Após ler as duas reportagens anteriores, que comentam as estratégias do Magazine Luiza em digitalização da sua marca/empresa, primeiro com e-comerce e posteriormente com a criação de vários canais de comunicação digitais com o público, inclusive um avatar, conjuntamente com a leitura do material didático de Criação e Produção em Mídias Digitais de Marcio Rodolfo Paasch e Renan Rodrigues da Nobrega, redija um texto dissertativo, com até 15 linhas, abordando os seguintes aspectos: – Quais foram as primeiras mudanças digitais? – Quais são as mídias digitais que a empresa utiliza? – Como a Magazine Luiza utiliza o conceito de transmídia? – Qual a justificativa possível para a criação de um avatar (falar com público e ter história) ?
ATIVIDADE 1 – CRIAÇÃO E PRODUÇÃO EM MÍDIAS DIGITAIS – 52_2024
ATIVIDADE 1 – PRODUÇÃO AUDIOVISUAL E MULTIMÍDIA – 52_2024
Avatarização garante nova “cara” às marcas na era digital Engajamento com influenciadores digitais de marcas é três vezes maior do que com influenciadores reais EDUARDA PEREIRA, DE GRAMADO (RS) 18/04/2023 09:12 | Atualizado 18/04/2023 11:26 Tendência chegou para ficar e vem gerando ótimos resultados para as empresas, defende Pedro Alvim, head de social media do Magazine Luiza responsável pela criação da Lu, influencer digital da marca
b) Descreva quais foram os meios de comunicação que interagiram para realização da campanha? (televisão, rádio, podcast, redes sociais).
c) Justifique de que maneira a campanha publicitária escolhida se encaixa no conceito de transmídia.
Com campanha em abrigo de ônibus, o Spotify utilizou link para incentivar as pessoas impactadas a acessar. O Spotify também aposta em campanhas transmídia para divulgar o serviço e os benefícios de contratá-lo. Para incentivar os usuários a ouvirem às playlists públicas, a plataforma de música e de podcasts apostou em uma campanha nas redes sociais e nas ruas. Com painéis digitais, outdoors e até mesmo abrigo de ônibus, o Spotify divulgou diversas playlists para pessoas com gostos musicais diferentes.
d) Aponte para entre os meios de comunicação da campanha escolhida qual meio mais antigo (exemplo televisão) e o mais recente (tiktok).
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