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Nutrição
O gene que codifica o receptor humano para LDL compreende aproximadamente 45 mil pares de bases de DNA e se localiza no cromossomo 19. O gene está dividido em 18 éxons e 17 íntrons. Há uma forte correlação entre os domínios estruturais na proteína (receptor de LDL) e a sequência dos éxons no gene. O receptor de LDL é uma proteína composta de 839 aminoácidos, contendo vários domínios funcionais. A produção é finamente regulada por um mecanismo de retroalimentação sofisticado que controla a transcrição do gene LDLR em resposta a variações no conteúdo intracelular de esteróis e da demanda celular de colesterol.
Orientações gerais para criar o folder: Você pode criar seu folheto em Paint, PowerPoint, Canva® ou utilizando o recurso folheto do Word. O Folheto deve conter no MÁXIMO 2 páginas. Ao finalizar, anexe o folheto (formato PNG ou JPEG) neste formulário padrão. Para salvar seu folheto nestes formato: vá no menu Arquivos, selecione Exportar. Em Formato de Arquivo, selecione o formato de imagem desejado (JPEG). Na barra de ferramentas superior deste arquivo, clique em: INSERIR IMAGENS e procure onde seu folheto foi salvo em seu computador.
Orientações: – Elabore, de forma dissertativa-argumentativa, seu posicionamento frente as questões levantadas, em forma de texto, que não precisa conter título. – Seu texto deverá conter, no mínimo, 15 linhas e, no máximo, 30 linhas. – Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade. – Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade. – Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
Orientações: – Responda as 2 questões apresentadas separadamente. – Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade. – Para auxiliar no desenvolvimento do folder e do texto, faça o uso de seu livro didático e do material de apoio disponibilizado no Material da Disciplina. – Lembre-se que a adequação do texto às normas da ABNT é fundamental. Assim, atente-se às citações e à indicação das referências às suas fontes no final do texto. – Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo. – Formate seu texto com as seguintes configurações: Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado. – O formato do arquivo deve ser “texto” (doc ou docx ou PDF), incluído neste arquivo o folder solicitado. Bom trabalho!
Os carboidratos são uma classe de macronutrientes compostos por moléculas de açúcares, amidos e fibras, essenciais para o funcionamento adequado do corpo humano. Esses compostos são uma fonte primária de energia, sendo convertidos em glicose durante a digestão e absorção, fornecendo combustível para as células do corpo. Além disso, os carboidratos desempenham um papel crucial na regulação do metabolismo, especialmente da glicose, auxiliando na manutenção dos níveis adequados de açúcar no sangue. Diversos alimentos fontes de carboidratos, como grãos integrais, frutas, vegetais e leguminosas, também fornecem vitaminas, minerais e fitoquímicos importantes para a saúde
Para a atividade proposta, você precisará aprofundar seus conhecimentos fazendo a leitura das Unidades 1, 2 e 3 do livro pedagógico (SPINELLI, S. M. C. Nutrição nos Ciclos da Vida. Maringá: UniCesumar, 2022). Utilizando os conhecimentos adquiridos durante a disciplina, considere o caso hipotético apresentado, analise e responda às questões descritas a seguir, acerca das recomendações nutricionais durante a gestação e puerpério, bem como as recomendações acerca do aleitamento materno e a alimentação infantil. Apresente as respostas de forma sequencial nos locais indicados em seu formulário padrão da atividade MAPA:
Para a atividade proposta, você precisara aprofundar seus conhecimentos fazendo a leitura das Unidades 2,5 e 7 do livro pedagógico e do material complementar, disponível em: https://www.asbran.org.br/storage/downloads/files/2021/07/diretriz-de-terapia-nutricional-no-paciente-com-doenca-renal.pdf. A partir dos conhecimentos sobre a Doença Renal Crônica (DRC) e suas principais características, responda: a) Caracterize a doença e comente sobre como normalmente é feito seu diagnóstico. b) Como são determinados os estágios da doença?
Para realização deste experimento, você precisará dos seguintes materiais: – 6 potes pequenos, 3 com tampa, de preferência transparentes; – Aproximadamente 150 gramas de arroz cozido. – Disponibilidade de um refrigerador (geladeira).
Para realizar esta atividade, você deverá realizar a leitura da Unidade 4 e do Código de Ética e de Conduta do Nutricionista. Para responder aos itens apresentados a seguir, você deverá pesquisar e analisar a teoria do livro, bem como utilizar os conhecimentos adquiridos que serão complementados com a reprodução das aulas conceituais e das aulas ao vivo. Apresente as respostas de forma sequencial nos locais indicados em seu formulário padrão da atividade mapa. De acordo com a Resolução nº 600/2018, o nutricionista pode ter suas atividades pautadas em seis grandes áreas. Uma dessas grandes áreas é a nutrição e alimentação coletiva, tendo como subárea principal a gestão em Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN). Quais seriam as atividades obrigatórias e atividades complementares a serem desempenhadas pelo nutricionista na área de nutrição e alimentação coletiva na subárea gestão de UAN?
Para realizar esta atividade, você deverá realizar a leitura das Unidades 1, 4 e 6 e do Código de Ética e de Conduta do nutricionista. Para responder aos itens apresentados a seguir, você deverá pesquisar e analisar a teoria do livro e utilizar os conhecimentos adquiridos que serão complementados com a reprodução das aulas conceituais e das aulas ao vivo. Apresente as respostas de forma sequencial nos locais indicados em seu formulário padrão da atividade MAPA.
Para ser servida no almoço, a carne de cordeiro cozida e desfiada é adicionada ao arroz também já cozido, juntamente com os outros ingredientes para montagem e finalização.
Por que alimentos armazenados, refrigerados ou não, sofrem deterioração? Como as caraterísticas do ambiente e as características relacionadas a cada tipo de alimento interferem no processo de deterioração?
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