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Pedagogia
Como base teórica para a realização desta atividade, além dos conteúdos estudados na disciplina, indicamos a leitura do texto: Alfabetização: estratégias para avançar na aquisição da escrita, disponível no seguinte endereço eletrônico: https://novaescola.org.br/conteudo/21613/alfabetizacao-estrategias-para-avancar-na-aquisicao-da-escrita?gad_source=1&gclid=CjwKCAiAu9yqBhBmEiwAHTx5pz6tRAVbxM3VZeD88TFMte9zC_b9LFjKgu0JEUDCR_r3xNhKFh3o9BoCUR0QAvD_BwE.
Como futuro profissional que lidará com os processos de ensino e aprendizagem é preciso conhecer as teorias que nortearão sua prática, mas também vivenciar momentos que aplicação, e\ou sintetização dessa teoria, na prática. Maria Montessori iniciou sua carreira com crianças que eram privadas de estimulação sensorial e, muito cedo, observou que o desenvolvimento infantil era potencializado quando tal estimulação era fornecida. Com base nessas observações, Montessori começou a desenvolver seu próprio conjunto de materiais que ela chamou de “Educação sensorial”.
Considerando a importância dos Pilares da Gestão Escolar, escreva, em 10 a 15 linhas, qual é a necessidade de o gestor ter a qualidade de todos os pilares.
Considerando as metodologias ativas de ensino que propõe a atividade prática como ferramenta, agora é a sua vez de seguir o material disponível na pasta de material da disciplina e elaborar seu próprio projeto de ensino (utilizar o formulário padrão). Utilize a BNCC – Base Nacional Comum Curricular para elencar os principais aspectos na formação do leitor na educação infantil.
Considerando este caso hipotético, questiona-se: Como podemos despertar o interesse dos alunos no 3º ano do Ensino Fundamental, pela história local e ajudá-los a entender a importância dela em suas vidas? Assim, você, professor deste 3º ano do Ensino Fundamental, deverá produzir um texto dissertativo argumentativo respondendo a esta pergunta e apresentando uma estratégia didática a ser realizada em sala de aula com estas crianças valorizando a “História Local”.
Considerando o exposto, para esta atividade, você deverá pensar de forma crítica sobre as conquistas que tivemos no campo da Educação e expressar sua visão de forma criativa. Por isso, sua ação nessa atividade consiste em criar uma releitura de uma grande obra de arte, inserindo-a dentro do contexto da Educação no Brasil, a fim de retratar uma das grandes conquistas que tivemos a partir das políticas da década de 1990, considerando a maior legislação específica da educação institucional: LDBEN, Lei nº 9.394, de 1996. Para tanto, siga os passos a seguir: Leia atentamente a Lei nº 9.394/96 e selecione o direito que deseja retratar em sua atividade. Escolha a obra de arte com a qual fará a releitura: a) A criação de Adão, de Michelangelo; ou b) O lavrador de café, de Candido Portinari. A releitura pode ser realizada a partir do uso de uma ou da combinação das duas técnicas a seguir: a) Recorte, montagem e colagem de imagens; e/ou b) Edição de imagens com recurso tecnológico. A partir das escolhas apresentadas, você fará a releitura pensando nas obras dentro de um contexto que retrate a educação escolar brasileira, ilustrando uma conquista que você identifique na legislação escolhida para análise. A releitura deverá constar no formulário padrão, no campo destinado à imagem. Por fim, você deverá informar brevemente as escolhas realizadas (obra e técnica(s)) e explicar sobre a sua releitura, ou seja, como foi o processo de criação da imagem, qual ideia de educação escolar ela passa e com base em qual direito da lei analisada. Justifique o motivo de você considerar uma conquista importante. Mínimo de 15 e máximo de 20 linhas. É importante inserir ao final a(s) referência(s) utilizada(s) – legislação e autores, se houver – conforme a ABNT. Boa atividade!
Considerando o material didático e as informações apresentadas acima, elabore um texto dissertativo (de no mínimo 25 e no máximo 30 linhas) respondendo as seguintes perguntas: – O que são e para que servem as Tecnologias de Informação e Comunicação? Como utilizá-las no contexto escolar? – Por que os professores devem estar em constante estudo e aperfeiçoamento do uso das ferramentas digitais na educação? Justifique a resposta a partir de teorias estudadas ou pesquisas bibliográficas. Observação: Esta é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração da resposta, portanto, atente-se a necessidade de apresentar citações diretas e/ou indiretas e as referências utilizadas. Lembre-se, as referências é um elemento pós-textual, isto é, não conta como linha.
Considerando o posicionamento da autora, esta atividade visa o aprofundamento no entendimento de como a psicomotricidade é contemplada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Etapa da Educação Infantil, 2018. Para isso, você deverá elaborar um texto, de 20 a 30 linhas, respondendo as seguintes questões: 1) O desenvolvimento do Campo de Experiências “O eu, o outro e o nós” contribui para o desenvolvimento socioemocional? Justifique sua resposta.
Considerando os trechos apresentados acima e os conteúdos abordados na disciplina, analise a situação hipotética a seguir: Você é professor (a) da Educação Infantil V (crianças de cinco anos) em uma escola pública do seu município e deverá elaborar uma aula com o tema Higiene Bucal na Escola. A sua aula deverá mostrar que atitudes e hábitos saudáveis adquiridos na infância, relativos aos dentes, são fundamentais para uma boa saúde oral e de todo o organismo no decorrer da vida.
Considere o caso hipotético a seguir: Imagine uma pequena cidade com uma rica história, cheia de personagens interessantes, acontecimentos marcantes e lugares históricos. No entanto, muitas vezes, essa história local é negligenciada nas salas de aula em prol de eventos históricos mais amplos e conhecidos nacionalmente. Isso pode levar os alunos a perderem a conexão com sua própria comunidade e a não compreenderem completamente sua identidade cultural e histórica.
Cuidar da saúde bucal das crianças é uma ação que pode ser desempenhada pelos profissionais da saúde, alinhada com os profissionais da educação e com o apoio da família. O acompanhamento dos hábitos de higiene, o controle de ingestão de açúcares e a alimentação podem melhorar a qualidade de vida dos escolares. Uma das principais doenças bucais, a cárie dentária, é importante fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças e, por isso, merece atenção quando se inicia antes do 3º ano de vida da criança” (BRASIL, 2012a). BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012a.
De acordo com Elias (1985, p. 9) “o objetivo fundamental da escola deveria ser o de criar condições favoráveis ao desenvolvimento global da criança, de forma harmoniosa, em seus aspectos físico, socioemocional e intelectual. Priorizar apenas um desses aspectos em detrimento dos demais, seria danoso, pois, o desenvolvimento se realiza sempre de forma integrada”.
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