Nenhum produto no carrinho.
Retornar para a loja
Exibindo 61–72 de 101 resultados
Psicopedagogia
Diante do exposto, pense na seguinte situação hipotética: Imagine que você é um psicopedagogo e tem seu próprio espaço clínico. Recentemente, você recebeu um novo sujeito-aprendiz chamado Lucas, que tem 10 anos de idade. Apesar de seu interesse em aprender, Lucas ainda não conseguiu dominar as habilidades de leitura e escrita. Ele se sente desmotivado e frustrado por não acompanhar seus colegas de classe. Você, após avaliar e conhecer Lucas, estabelece que a melhor estratégia inicial será trabalhar com jogos e atividades lúdicas para ajudá-lo a superar suas dificuldades e se envolver de forma positiva com o aprendizado. Nesta atividade, vamos nos concentrar no planejamento de uma intervenção para ajudar um aluno de 10 anos de idade que ainda não está alfabetizado, utilizando jogos e atividades lúdicas como ferramentas educacionais.
Diversos autores da área da psicologia vem se debruçado, ao longo das últimas décadas, sobre o desenvolvimento humano, tratanto das leis gerais que conduzem esse processo. Entre eles, podemos destacar Jean Piaget, Lev Sminovich Vigotsky e Henri Wallon, que possuem uma visão sistêmica do indivíduo, considerando-o enquanto ser bio-psico-social.
Durante a disciplina abordamos várias questões cotidianas, sobre as quais muitas vezes nem paramos para refletir sobre. Uma dessas questões é a masculinidade ou, como apontado por autores mais recentes, as masculinidades. A partir desta temática, a atividade proposta tem por objetivo convidar você a mergulhar neste universo masculino, compreendendo e seguindo a problematização referente aos aspectos abordados.
Etapas da atividade: 1ª etapa: escolha uma das provas do diagnóstico operatório piagetiano (por exemplo, conservação de quantidade, classificação, seriação) que seja apropriada para a idade de uma criança que poderá participar da atividade com você.
Excerto 1: Especialistas cobraram, nesta segunda-feira (27), mais rigor no diagnóstico e na prescrição de medicamentos para o tratamento do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) entre crianças e adolescentes. Eles participaram de uma audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O debate foi sugerido pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE), que alertou para “um aumento considerável nas taxas de prescrição de medicamentos” para o tratamento de TDAH. O parlamentar citou como exemplo a Ritalina, droga que tem como princípio ativo o metilfenidato.
Existem muitos modelos de questionários de anamnese disponíveis, mas é o psicopedagogo quem deverá elaborar o próprio modelo, que pode, inclusive, ser modificado com base na idade, no período ou na situação de queixa. Embora possam haver questões diferenciadas, as áreas de indagação predominantes em uma anamnese referem-se a quatro aspectos: 1) Antecedentes Natais; 2) Doenças; 3) Desenvolvimento; e 4) Aprendizagem e seus desdobramentos.
Gage já era adulto quando o acidente aconteceu, mas, se fosse criança, talvez as alterações cerebrais teriam sido mais amenas. A criança está em processo de desenvolvimento cerebral e tem neuroplasticidade favorecida pela idade, e seu aprendizado ocorre numa velocidade maior quando comparado à velocidade de aprendizagem de um adulto.
Identificação do Problema: Considerando essa empresa da área de produção de móveis, escreva no mínimo 2 e no máximo 3 problemas que a não compreensão das regras institucionais podem ocasionar no ambiente de trabalho.
Imagine que você já é um profissional formado e foi contratado por uma empresa para desenvolver estratégias de intervenção voltadas para lidar com a resistência dos colaboradores em seguir as regras e normas estabelecidas pela organização. Nessa empresa da área de produção de móveis, há uma sequência de atividades que precisam ser desenvolvidas até que o produto chegue ao resultado. As atividades englobam os cuidados com os avisos de segurança, uso de IPIs, registro de entrada e saída de matéria-prima além da comunicação contínua entre os colaboradores.
Imagine-se atuando como profissional da educação. Você trabalha como psicopedagogo no ensino-aprendizado de uma escola infantil e deve apresentar um texto para a coordenação da escola em que explique a relação entre neurociência e aprendizagem, apresentando os seguintes itens: a) Descreva como transcorre a maturação do sistema nervoso. b) Explique, de modo sucinto, como pode ocorrer a neuroplasticidade. c) Cite quais são os elementos fundamentais para o ensino-aprendizado de uma criança. d) Descreva como se processa a formação de memórias de longa duração e quais são as regiões cerebrais envolvidas. e) Explique como o humor auxilia a aprendizagem. Seu texto deve ter entre 15 e 25 linhas. Você deve utilizar o livro didático para elaboração do texto, mas atenção: não copie trechos do livro sem realizar as devidas citações e referências.
Instruções: 1ª) Elabore um texto fundamentado identificando as funções que compõe a Tríade Funcional da Aprendizagem. 2ª) Defina ou conceitue cada uma das funções que compõe a Tríade Funcional da Aprendizagem. 3ª) Apresente pelo menos dois elementos de cada função.
MAPA – PSICO – DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA – 52_2024
Nome de usuário ou e-mail *
Senha *
Lembre-me Acessar
Perdeu sua senha?
Nome de usuário *
Endereço de e-mail *
Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade.
Cadastre-se