Nenhum produto no carrinho.
Retornar para a loja
Exibindo 85–96 de 101 resultados
Psicopedagogia
MAPA – PSICO – SITUAÇÕES PSICOSSOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE – 51/2024
MAPA – PSICO – TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS CLÍNICAS E INSTITUCIONAIS – 51/2024
Na disciplina Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógico Institucional, você estudou que a atuação do psicopedagogo no contexto educacional deve ser ética e responsavelmente técnica para auxiliar no processo de aprendizagem. Contudo, é possível identificar alguns obstáculos que dificultam a eficácia do atendimento, entre eles a incompreensão por parte de alguns profissionais, como podemos ver na seguinte citação:
Na presente atividade, convido você a seguinte reflexão: quais as contribuições desses três teóricos para a compreensão do conceito de neuroplasticidade? Escreva um texto dissertativo de até 20 linhas abordando essa reflexão.
Nesta atividade, você deverá elaborar um texto de até 20 linhas, descrevendo as provas de conservação, seriação e classificação concebidas por Jean Piaget, destacando suas características distintivas e sua relevância para a compreensão do desenvolvimento cognitivo infantil.
O conceito da “Tríade Funcional da Aprendizagem Humana”, do professor Vitor da Fonseca (2014), defende que a interatividade e a inseparabilidade das funções cognitivas, das funções conativas e das funções executivas é o que permite o desenvolvimento e a permanência da aprendizagem humana. Essas funções são essenciais para a aprendizagem, uma não funciona sem a outra, elas se completam e se houver um desequilíbrio ou uma disfunção em um dos elementos constitutivos, a aprendizagem não se efetiva plenamente.
O desenvolvimento do desenho infantil é uma manifestação crucial da evolução cognitiva e emocional das crianças. Desde os primeiros rabiscos até desenhos mais complexos, as crianças passam por várias etapas distintas à medida que desenvolvem suas habilidades artísticas e expressivas. Fonte: Elaborado pela professora, 2024. Imagine a seguinte situação: Como psicopedagogo, você recebeu uma criança de 7 anos para realizar uma avaliação. Trata-se de Jorge, um menino que apresenta dificuldade na elaboração de seus desenhos e ainda não lê, apenas conhece as letras, mas não estabelece relação grafema fonema. Observe o desenho feito por ele (ainda no início da fase pré-esquemática) e elabore um texto de no máximo 20 linhas descrevendo e explicando duas atividades. Deixe claro quais os objetivos dessas atividades e de que forma elas auxiliam no desenvolvimento do desenho de Jorge.
O diagnóstico psicopedagógico é uma ferramenta essencial para compreender as dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento de crianças e adolescentes. Dentro desse contexto, as provas piagetianas desempenham um papel fundamental, oferecendo informações valiosas sobre o funcionamento cognitivo e o estágio de desenvolvimento de cada indivíduo.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES: – Assista ao vídeo explicativo gravado pela Professora da disciplina, com orientações para a realização da Atividade de Estudo 1. – Antes de clicar em “finalizar” confira a sua resposta, pois uma vez que a atividade é finalizada considera-se concluída sem a possibilidade de alteração. ATENÇÃO: para responder a Atividade, orientamos que digite a sua resposta primeiramente em um arquivo WORD em seu computador (pois, caso digite direto na caixa de texto, no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta), depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta a seguir. Lembre-se de conferir o limite de linhas estabelecido, realizando a contagem de linhas no campo da atividade.
Para isso, você deverá criar uma apresentação em PowerPoint em que irá evidenciar quais as estratégias promoverá para alcançar o objetivo proposto. Para isso, sua apresentação deverá seguir as instruções abaixo: Slide de Abertura: Inserir título da apresentação: “Estratégias para Colaborador com Resistência a Regras”
Para se aprofundar neste assunto, nesta atividade, você deverá elaborar um texto dissertativo, contendo de 10 a 30 linhas, apresentando cada uma das funções da tríade da aprendizagem, descrevendo de forma sintética o que cada função representa ou significa, e apresentando pelo menos 2 (dois) elementos que compõe cada função.
Pense na seguinte situação hipotética: João, um competente profissional da psicopedagogia, encontra dificuldades ao tentar atuar com os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem em uma escola primária. Além de ele perceber que a abordagem tradicional empregada não está resultando nos avanços desejados, ele sente que há resistência da instituição com relação às suas sugestões e orientações, dificultando o diálogo e a implementação de estratégias inovadoras. Para superar esses desafios, João pode buscar formas de sensibilizar o corpo docente da instituição sobre a importância da psicopedagogia, procurar maneiras de colaborar mais efetivamente com os professores e buscar alternativas criativas para contornar as limitações impostas à sua atuação.
Nome de usuário ou e-mail *
Senha *
Lembre-me Acessar
Perdeu sua senha?
Nome de usuário *
Endereço de e-mail *
Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade.
Cadastre-se