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Saúde
De acordo com De Boni e Goldani (2007), na natureza, todos os sistemas buscam alcançar a maior estabilidade possível, árvores buscam ter raízes grandes e densas para lhe proporcionar estabilidade, a temperatura de um corpo mais quente é trocada com um corpo mais frio para atingir equilíbrio térmico, entre outros. Para os átomos não ocorre de forma diferente, a maior parte destes elementos não se apresentam isoladamente, mas sim ligados com outros átomos, atingindo assim uma configuração mais estável. Um exemplo fundamental para nossa sobrevivência é o oxigênio, cuja combinação entre átomos do mesmo elemento formam O2 (oxigênio) e O3 (ozônio) ou se ligam a outros elementos formando diversas substâncias: CO (monóxido de carbono), CO2 (dióxido de carbono), H2O (água), SO2 (dióxido de enxofre). Neste ponto, é importante frisarmos que o elemento químico (O) não se encontra na natureza em sua forma elementar, pois ele não tem estabilidade (BIGATÃO, 2016).
DESENVOLVENDO O TRABALHO Material para a atividade: → 2 copos de plásticos transparentes (podem usar de vidro também, fica a seu critério); → 1 corante alimentício líquido (qualquer cor); → 200 mL de água quente; → 200 mL de água gelada.
DESENVOLVENDO O TRABALHO 1) Após assistir ao vídeo explicativo da atividade, realize uma pesquisa bibliográfica e compreenda a importância da permeabilidade seletiva da membrana plasmática.
DESENVOLVENDO O TRABALHO Após ler atentamente essas informações, faça o que se pede: EXAMINE a sequência de DNA da amostra (planilha A) para ver se a sonda será hibridizada a ela e, em seguida, RESPONDA se o gene da hemocromatose está presente ou não. Se você encontrou um lugar onde a sonda poderia ser hibridizada, IDENTIFIQUE-O (grifar ou circular) na sequência de DNA da planilha de atividade A e, em seguida, ANOTE a sequência. SIMULE a atividade de digestão da sua amostra com a enzima de restrição SmaI (essa enzima corta a sequência de DNA 5’ CCCGGG 3’ entre o C e o G, no meio da sequência) e APONTE, com uma seta, todos os sítios de clivagem encontrados (planilha A). INDIQUE quantos fragmentos de DNA resultaram após a clivagem e os seus respectivos tamanhos.
DESENVOLVENDO O TRABALHO Suponha que você, profissional da área, precise analisar uma amostra biológica de saliva, por exemplo, dentro de um contexto de análises clínica. Leve em conta que você está bem equipado com um laboratório apropriado, o qual contém reagentes comuns de química analítica (soluções padrão, indicadores, ácidos, bases etc.), bem como equipamentos de laboratório (pipetas, balanças analíticas, espectrofotômetro, entre outros).
Desta forma, faça o que se pede abaixo: a) Explique a diferença entre posição anatômica e posição fundamental. Como essas posições influenciam a compreensão dos movimentos corporais?
Diante do avanço dos testes de identificação de microrganismos e determinação do perfil de sensibilidade, a maioria dos erros que acontecem em análises laboratoriais são causados nas etapas pré-analíticas. Nelas são tomadas decisões e ações por diferentes profissionais da saúde, que podem afetar completamente a análise da amostra e seu resultado.
Elaborado pelo professor, 2024. Com base nessas informações, responda as perguntas abaixo (explique como chegou nos resultados): a) Qual o valor da amplitude total dos dados? b) O que sifgnifica a amplitute total de um conjunto de dados? c) Qual o valor do número de classes da tabela? d) Qual a amplite do intervalo da tabela?
Elabore um “Mapa Mental”, para ser postado no instagram: Passo 1: Acesse o link da campanha contra a dengue: https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2024/brasil-unido-contra-a-dengue/acesse-as-pecas Passo 2: Escolha um material informativo disponível no site, como por exemplo: banner, folder ou o cartaz (especifique qual foi o escolhido). Passo 3: Estude as informações do material escolhido para criar o “mapa mental”. – Utilize a ferramenta gratuita canva ou aplicativo correspondente; – Utilize uma comunicação direta e clara; – Utilize letra legível e insira imagens; Seu “mapa mental” deve conter um dos seguintes temas: – Sobre os sinais e sintomas da dengue; – Sobre hábitos que podem ser adotados pela população a fim de controlar o Aedes aegypti e prevenir novos casos de dengue. – Seja criativo! Fique à vontade para postar suas atividades, e marque o instagram de seu curso, ficaremos muito contentes em ver o seu trabalho. Insira a foto, ou copie e copie e cole o “mapa mental” no formulário padrão do M.A.P.A. Bom trabalho!
Em algumas situações, principalmente em validações de técnicas, é preciso usar amostra de saliva simulada, ou seja, a partir de alguns reagentes específicos é possível preparar amostra de saliva em laboratório. A saliva simulada, criada artificialmente para imitar as características da saliva natural, é frequentemente usada em várias situações em que uma amostra real de saliva pode não estar disponível ou não é prática de usar. Dentre os reagentes necessários, a solução tampão é um dos principais. Na saliva pode-se ter mais de um tipo de tampão, contudo o tampão bicarbonato é um dos mais importantes presentes neste meio.
Em caso de acidente, os primeiros socorros são considerados “segundos de ouro” para preservar a vida ou diminuir os danos. Os primeiros socorros compreendem os cuidados que devem ser prestados, o mais breve possível à vítima cujo estado físico está em perigo de morte, com o objetivo de garantir a manutenção das funções vitais e evitar o agravamento das condições, aplicando medidas e procedimentos até a chegada da assistência especializada. No atendimento são adotados protocolos internacionais baseados na melhores evidencias e exigem uma ação rápida, pois permitem maior qualidade de atendimento, maior confiança para a tomada de decisão e maior eficácia nos desfechos. O protocolo usado para os primeiros socorros é o Suporte Básico de Vida (SBV), no qual a sequência de procedimentos tem como objetivo promover oxigenação e perfusão aos órgãos vitais em vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR).
ENTÃO, O QUE DEVO FAZER NESTA ETAPA? Imagine que você é um(a) profissional da área da Saúde e que possui uma amiga próxima, de 29 anos, que está na primeira gestação, na quarta semana. Em uma conversa casual, sua amiga decide fazer algumas perguntas sobre o desenvolvimento embrionário. Diante deste contexto, você deverá realizar as seguintes atividades: a) Desenhe e esquematize o processo de gastrulação que ocorre na terceira semana do desenvolvimento embrionário.
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