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Saúde
O país acordou em luto no dia 27 de janeiro de 2013. Durante a madrugada, uma tragédia ocorrida em uma boate em Santa Maria, RS, levou a óbito mais de 200 jovens. Uma festa universitária organizada por estudantes dos cursos de agronomia, medicina veterinária, zootecnia, pedagogia, técnico em agronegócio e técnico em alimentos foi o início da quinta maior tragédia da história do país. Quase uma década após os acontecimentos do incêndio da Boate Kiss, o caso voltou a receber atenção da mídia quando o júri que condenou quatro réus pelas 242 mortes foi anulado. Você provavelmente conhece o cianeto das suas aulas de história no colégio. Ele foi o principal gás utilizado pelos nazistas na 2ª Guerra Mundial para exterminar judeus e outras minorias nas câmaras de gás. Atualmente, a maioria das mortes causadas pela intoxicação por cianeto se dá justamente em incêndios. Uma pessoa saudável pode ir a óbito após apenas um minuto de exposição significativa ao gás. As vítimas da boate Kiss morreram entre 3 e 5 minutos após o incêndio ter começado. O monóxido de carbono gerado pelo fogo associado ao cianeto potencializou ainda mais o efeito do envenenamento. A Boate Kiss, na noite de 27 de janeiro de 2013, transformou-se em uma câmara de gás do século XXI.
O pH sanguíneo é um parâmetro crucial para a homeostase do organismo humano, sendo mantido dentro de uma faixa estreita de 7,35 a 7,45. Este equilíbrio é essencial para o funcionamento adequado das proteínas, enzimas, e processos bioquímicos vitais. As enzimas, por exemplo, que catalisam as reações bioquímicas no corpo, possuem uma faixa de pH ótima. Alterações significativas no pH podem inativar essas enzimas, comprometendo processos metabólicos essenciais.
O QUE DEVE SER FEITO NESTA ATIVIDADE? Considerando essas informações, imagine que você é um cientista que acabou de isolar uma amostra de DNA de um paciente com suspeita de hemocromatose. Para saber se o gene HFE está presente nessa amostra, você pode utilizar uma sonda que tem a mesma sequência de parte do gene de interesse e um marcador, como um isótopo radioativo, que permite que a sonda seja detectada.
O QUE DEVE SER FEITO? Nesta etapa, você deverá fazer QUATRO desenhos representativos dos tecidos solicitados. Além disso, em cada desenho esquemático, você deverá destacar: NOME DOS TECIDOS, AS CLASSIFICAÇÕES DO TECIDO (caso tenha) e CITAR a principal função do tecido solicitado. a) Identifique e desenhe o tecido epitelial e conjuntivos presentes na lâmina de PELE GROSSA.
Observações: – O experimento leva em torno de 60 minutos. – Podem ocorrer diferenças entre os experimentos realizados por diferentes estudantes, porém as respostas devem ser embasadas com dados científicos, encontrados na literatura. – Para visualizar melhor as fotos, utilize um papel sulfite ou outro fundo branco. Com base no experimento realizado, responda: – Quais diferenças puderam ser visualizadas na coloração das xícaras/copos antes e depois dos 30 minutos? – Com base na função de permeabilidade seletiva e estrutura da membrana plasmática, o que deve ter ocorrido em cada uma das 4 xícaras/copos? – Adicione a foto dos copos antes e depois dos 30 minutos de experimento. – Indique as referências bibliográficas utilizadas. Material complementar ALBERTS, B. Fundamentos da biologia celular. 4. ed. Porto Alegre: Grupo A, 2017. cap 12. Disponível em: Minha Biblioteca. NUEPE. Estrutura da membrana plasmática. Disponível em: https://nuepe.ufpr.br/portal/?page_id…. Acesso em: 29 jan. 2024. BOM TRABALHO!!
Olá, acadêmico(a)! A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem – M.A.P.A. O objetivo desta atividade é fazer com que você tenha uma experiência imersiva acerca do tema mentalidade criativa. Quem aí quer empreender e ganhar muito dinheiro?
Olá, estudante! Seja bem-vindo à atividade de MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Fisiologia Humana. Instruções iniciais: – Utilize o modelo de MAPA padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra em “Material da Disciplina”. Siga todas as instruções constantes nesse modelo. Assista ao vídeo com as instruções para a realização do MAPA, que estará na “Sala do Café”.
Para entender um pouco mais sobre a forma como as moléculas estão organizadas e utilizando seus conhecimentos sobre ligações químicas, consultando a tabela periódica, analise as moléculas a seguir: BeH2, CO, CO2, BeF2, CS2, BF3, SO3, BCl3, CH4, CCl4, SiF4, PCl5, MoCl5, SF6. 1 – DESENHE à mão cada uma das estruturas geométricas das moléculas. Tire uma foto e insira no espaço indicado no modelo do MAPA.
Para operacionalizar esse preceito constitucional, as Leis nº 8.080/90 e nº 8.142/90 foram criadas. Acesse a Lei 8.080/90 pelo link: https://www.riogrande.rs.gov.br/saude/wp-content/uploads/2019/07/LEI-8080-DE-1990.pdf e responda às questões: 1. Conforme o que consta nos Princípio e Diretrizes DESCREVA as ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde
Presente nas discussões de quase todas as áreas das atividades humanas, a Biossegurança delineia temas em que a preservação da vida assume uma postura reflexiva, incorporando o risco como uma percepção real e a prevenção como ferramenta de proteção à vida. A Biossegurança caracteriza-se, portanto, como campo de conhecimento que ganha significativo valor na atual da sociedade global de risco que projeta e alarga os riscos de graves consequências, especificado como os ecológicos, químicos, nucleares e genéticos, econômicos, políticos e sociais.
Primeira etapa: – Fique de frente para a pia e coloque a venda nos olhos. – Peça ao seu parceiro para colocar a tinta guache em suas mãos. – Primeiramente, peça ao seu parceiro para cronometrar (30 segundos), inicie a lavagem das mãos. – Completando o tempo, pare de lavar as mãos e peça para seu parceiro tirar sua venda. – Observe as áreas lavadas e tire duas fotos: uma das duas mãos juntas, com as palmas viradas para cima; e outra das duas mãos juntas, mostrando os dorsos. – Lave as mãos para retirar toda a tinta e iniciar a segunda etapa da atividade
Procedimento experimental: a) Aqueça a água até levantar fervura e adicione até metade do primeiro copo. b) No segundo copo, adicione a mesma quantidade, mas utilizando a água gelada. c) Adicione 3 gotas do corante alimentício no copo com a água quente. d) Logo em seguida, adicione 3 gotas do corante alimentício no copo com a água gelada. e) Tire uma foto dos dois copos. f) Observe a diferença entre os copos.
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