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Saúde
A epidemiologia é um tema muito interessante e importante para a saúde pública. No entanto, possui muitos conceitos e informações complexas, devido a isso, é essencial que o profissional de saúde consiga interpretar essas informações e repassar para a população por meio de educação em saúde. Nesse sentido, imagine que você atua no Sistema Único de Saúde (SUS) e recebeu o último diagrama de controle do relatório epidemiológico do seu estado pela secretaria de saúde. Como parte de sua função, você deve interpreta-lo para compreender a situação atual da incidência de Dengue na população e comunicar efetivamente os riscos e medidas de prevenção à comunidade local onde trabalha.
A palavra “arbovirose” deriva de “arbovírus”, que significa “vírus transmitido por artrópodes”, como mosquitos e carrapatos. No Brasil, as arboviroses mais comuns são a dengue, a febre chikungunya e a zika, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Essas doenças representam um desafio significativo para a saúde pública devido à sua ampla distribuição geográfica, alta incidência e potencial de complicações graves, incluindo síndrome neurológica e morte em casos graves. O diagnóstico precoce e preciso é fundamental para o manejo clínico adequado e a prevenção de complicações.
a) Cite e Explique os princípios doutrinários/éticos e organizacionais que regem a administração pública dos serviços de saúde brasileiro.
A) COMENTE sobre a situação de saúde apresentado no Brasil atualmente e EXPLIQUE o modelo assistencial que vem sendo proposto para superar o sistema fragmentado vigente.
A) Indique, dentro deste contexto, a finalidade de se usar a técnica de cromatografia e quais técnicas cromatográficas podem ser utilizadas para analisar a saliva.
a) JUSTIFIQUE por que esta cirurgia de esterilização que Lucas fez impede que o espermatozoide fecunde o ovócito. b) EXPLIQUE qual o caminho que o espermatozoide percorre até a fecundação e como ocorre o processo de maturação.
a) Observando a Figura 1, que representa um corte histológico de uma pessoa saudável, IDENTIFIQUE todas as estruturas observadas em 1, 2, 3 e 4 e DETALHE a função de cada uma delas.
a) Qual a diferença entre as vias aeróbias e anaeróbias de degradação dos carboidratos? b) Onde ocorre o processo de metabolização dos carboidratos dentro da célula? Quais os produtos formados? c) Qual a diferença entre a fase preparatória e a fase de pagamento da glicólise? d) Na presença de oxigênio, qual o destino do produto da glicólise?
a) Tendo como base as competências de um conselho de saúde, a afirmação “… este não era um problema do Conselho” é correta? Justifique sua resposta.
Agora observe a imagem a seguir, onde foi realizada uma lâmina histológica corada em Hematoxilina e Eosina (HE), da medula espinal de um paciente normal (sem a doença) e um paciente com ELA. Aqui é importante observar que as duas imagens apresentam o mesmo aumento ao microscópio óptico.
Ao adicionar a sonda à amostra, é possível observar se ela hibridizará com alguma região do DNA. Se a sonda é hibridizada, ela aderirá ao DNA da amostra, mas, se não, ela pode ser facilmente removida por lavagem. Após enxaguar a sua amostra, você expõe o material a um filme fotográfico para determinar se a sonda aderiu ao DNA e, quando examinar o filme, você saberá se houve hibridização ou não, ou seja, se a sequência de DNA da sonda está presente também em sua amostra. Na planilha de atividades A, você tem uma sequência de DNA de 380 pares de bases (pb) que representa sua amostra. Toda décima base está em negrito, e a base no começo de cada fita está numerada. Você também tem uma sequência pequena que corresponde a uma sonda para o gene da hemocromatose (HFE).
Ao conversar com a dona Maria, juntamente com os demais alunos, você percebe que estes estudantes não conhecem adequadamente o processo de digestão de carboidratos. Ademais, estes alunos mostraram dificuldade de diferir os tipos de carboidratos e o processo de quebra destes compostos para gerar ATP.
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