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Serviço Social
Como Mariana sempre sonhou em desenvolver seu trabalho para além das fronteiras do Brasil, inscreveu-se para compor a equipe de ajuda humanitária. Entretanto, para ser incluída na equipe, ela necessita elaborar um relatório sobre seu estado emocional, argumentando sobre como cada uma das competências da inteligência emocional impactam a sua atuação como assistente social em situações de catástrofes. Somente após a elaboração, envio desse relatório e aprovação dos responsáveis, Mariana será autorizada a fazer parte da equipe.
Como você responderia a estes questionamentos e dúvidas? Ponto 01: Para iniciar, eles questionam sobre quais são estes direitos sociais conquistados a partir das lutas dos movimentos sociais? Porque eles são importantes para nós enquanto profissão?
conformação de aspectos sociais e culturais em nossa sociedade é definidora de muitos caminhos possíveis aos distintos grupos sociais, o que impacta tanto a garantia de direitos sociais em textos constitucionais quanto a atuação de assistentes sociais na busca pela efetivação de garantias sociais à população. Isto posto, esta atividade prática de aprendizagem dialoga com conteúdos abordados ao longo de diferentes aulas de nosso material didático e tem a finalidade de sintetizar, ainda que de maneira parcial e segmentada, a relevância de Fundamentos Antropológicos e Sociológicos à formação de assistentes sociais.
Considerando o exposto acima, leia com atenção a situação problema a seguir. Situação Problema: Falta de Acompanhamento Psicossocial para Alunos em Situação de Vulnerabilidade na Escola Contexto: A Escola Estadual Aurora é uma instituição localizada em uma área urbana caracterizada por altos índices de violência, pobreza e desigualdade social. Muitos dos alunos matriculados na escola enfrentam situações de vulnerabilidade, como violência doméstica, abuso sexual, negligência familiar, problemas de saúde mental e dificuldades socioeconômicas. No entanto, a escola carece de recursos e apoio adequados para oferecer acompanhamento psicossocial a esses alunos.
Desafios Identificados: Falta de Profissionais Especializados: A escola carece de assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais especializados em lidar com questões psicossociais e emocionais dos alunos. Carência de Recursos: A falta de recursos financeiros limita a capacidade da escola de fornecer serviços de apoio psicossocial, como a realização de sessões de aconselhamento, terapia e encaminhamento para serviços externos. Estigma e Resistência: Alguns alunos podem resistir a buscar ajuda devido ao estigma associado à saúde mental e ao receio de serem estigmatizados pelos colegas. Falta de Integração com a Comunidade: A escola tem poucas parcerias com organizações da comunidade que poderiam oferecer apoio psicossocial aos alunos e suas famílias. Elaborado pelo professor, 2024
Descrição da Situação: A Escola Estadual Aurora tem observado um aumento no número de alunos em situação de vulnerabilidade, que apresentam dificuldades de aprendizagem, comportamentais e emocionais. Muitos desses alunos vêm de famílias com diferentes configurações (o que não representa um problema) ou comunidades afetadas pela violência e pobreza. No entanto, devido a falta de recursos e profissionais especializados, a escola não consegue oferecer o acompanhamento psicossocial necessário para ajudar esses alunos a lidar com seus desafios e a desenvolver todo o seu potencial acadêmico e pessoal.
Diante de tal contexto, sua atividade de estudos consiste na reflexão sobre um dos conceitos clássicos do pensamento sociológico definido por Émile Durkheim: o fato social. Para tanto, você deve elaborar um texto dissertativo em que apresente: O conceito de fato social.
Diante desse contexto, imagine-se como Assistente Social contratado pelo órgão gestor da política pública de assistência social do seu município sendo convidado a elaborar uma cartilha informativa com o título: Florescer da Inclusão: A Lei 14.624/2023 e a Visibilidade das Deficiências Invisíveis. Tenha dentre suas referências o código de ética profissional, o princípio Fundamental 6: Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças. Utilize também como referência o estatuto da pessoa com deficiência
Diante do excerto e considerado o livro didático da disciplina, cite as cinco formas de exercer e manter o poder de acordo com a organização sociológica proposta por Silva (2019). Depois de citar as cinco formas, escolha uma para explicar e exemplificar como esse tipo de poder, escolhido por você, se manifesta em nossa sociedade.
Diante do exposto, imagine a seguinte situação: Você é Assistente Social e atua em um CRAS. Esse CRAS foi acusado por uma pessoa de tê-la orientado a invadir uma propriedade privada (um imóvel residencial) para se alojar até que alguém tomasse uma atitude com relação ao despejo que havia sofrido. A pessoa invadiu uma residência que se encontrava à venda e acusava a assistente social de ter dado tal orientação. O caso teve grande repercussão e o CRAS teve que se posicionar por meio de uma Nota de Esclarecimento. Nesse sentido, você atua no CRAS e será responsável por redigir a referida nota de esclarecimento.
Dicas de Ouro: – Assista ao vídeo de orientações da atividade MAPA. – Assista e leia a unidade IV do Livro da disicplina, mas, expanda seus conhecimentos buscando outras fontes, e não esqueça de citar a referência da pesquisa de acordo com as normas da ABNT. – Baixe o formulário padrão da atividade MAPA e preencha os campos de acordo com cada solicitação. Ao redigir sua resposta atente-se a correção ortográfica e concordância verbal. – Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que foi solicitado. – Siga as Normas da ABNT (Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado) Boa atividade!
DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE É preciso, inicialmente, não confundir o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8.069, de 13.07.1990 – com o surgimento do Direito da Criança e do Adolescente, no Brasil. O Direito da Criança e do Adolescente surgiu no Brasil à época da criação da Constituição da República de 1988, através de movimentos sociais – como, por exemplo, movimento nacional de meninos e meninas em situação de rua – em prol da criança e do adolescente. Assim, ao se fazer consignar, especificamente, nos arts. 227 e 228 da Constituição da República de 1988, a síntese dos direitos humanos destinados à criança e ao adolescente, consolidou-se, no Brasil, o Direito da Criança e do Adolescente através da adoção do que se convencionou teórico-pragmaticamente denominar de doutrina da proteção integral.
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