Nenhum produto no carrinho.
Retornar para a loja
Exibindo 25–29 de 29 resultados
Teatro
Para começar, vejamos a percepção de José Eduardo Vendramin (2003, p. 45) sobre a escrita dramática: A criação de um texto teatral implica – entre muitos outros assuntos – dois grandes procedimentos: imaginação e organização. O primeiro deles, pouco dominável (porém passível de desenvolvimento), confunde-se muitas vezes com o próprio ‘fazer artístico’, com o próprio ‘ser artista’. O segundo, mais obediente à vontade, é o conjunto de atitudes que filtra, seleciona e estrutura o material fornecido pela imaginação. Sem imaginação, o autor não tem material para trabalhar. Sem organização, por mais rico que seja, o material não se transformará em peça de teatro.
Por muito tempo a noção de dramaturgia se referiu ao texto teatral, porém, com o passar do tempo ela ganhou novas percepções. Você sabe qual é o significado da palavra dramaturgia no contexto teatral atual?
Por não remeter necessariamente à palavra dita e escrita, a noção de dramaturgia expandida tornou possível pensaremcategoriascomodramaturgiasdocorpo,domovimento,dasimagensetc.As experimentações cênicas contemporâneas, envolvendo teatro,dançaeperformance, alteraram o significado de dramaturgia como sinônimo de representação de uma fábula. Além disso, ela não se restringe ao momento do espetáculo, já que abarca igualmente o processo criativo de elaboração do mesmo.
Sendo assim, a atividade será dividida em duas etapas: 1.Prática de criação artística 2.Desenvolvimento de uma proposta de ensino Ambas as etapas serão baseadas no argumento de Vendramini, considerando sobretudo os procedimentos de imaginação e organização. Entenda cada etapa da atividade a seguir:
Sobretudo a partir do século XX, o teatro comportou uma série de estudos e movimentos que buscaram romper com o textocentrismo, ou seja, a ideia de que o texto é o elemento central de uma peça de teatro. Assim, outros aspectos da cena ganharam destaque no processo criativo, como por exemplo o espaço, os atores, a sonoplastia, a luz, e outros elementos que conquistaram maior importância na construção de signos e narrativas da cena.
Nome de usuário ou e-mail *
Senha *
Lembre-me Acessar
Perdeu sua senha?
Nome de usuário *
Endereço de e-mail *
Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa Política de privacidade.
Cadastre-se