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Teologia
Nosso passo inicial será compreender o uso do termo grego splanchnidzomai na história do samaritano compassivo (Lc 10,30-35), que é traduzido como “ser movido de compaixão. Para tanto, acesse o artigo “A ação de “ser movido de compaixão” (σπλαγχνίζομαι) no diálogo de Jesus com o legista (Lc 10,25-37) e na narrativa do samaritano compassivo (Lc 10,30-35)”, escrito por Ildo Perondi e Fabrizio Zandonadi Catenassi. O texto foi publicado na revista Horioznte e pode ser acessado no seguinte link: https://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/24230/21916.
O trecho apresentado é parte de uma entrevista concedida por um padre brasileiro a uma revista digital. Na entrevista, ele relata que sofreu de depressão, demorou a aceitar que algo poderia não estar bem, porém ao buscar tratamento psiquiátrico e psicológico ele conseguiu se restabelecer. Na mesma entrevista é possível observar o quadro: Fonte: Estudo “Incidência da Síndrome de Burnout em Sacerdates Católicos Latino-Americanos e a Relação com a Inteligência Emocional”. Espanha: Universidade de Salamanca, 2010.
Objetivos: os objetivos estabelecem as metas específicas que os alunos devem alcançar ao final da aula, como compreender o contexto histórico e as mensagens dos profetas pré-exílicos e aplicar esses ensinamentos à vida contemporânea. Utilizar verbos no infinitivo.
ORGANIZAR ATIVIDADE: Você deverá elaborar um roteiro de estudo, que poderia ser dirigido a um grupo de pessoas interessadas em estudar a Bíblia (na Igreja ou não). Nesse estudo você vai expor a cultura de determinado povo do mundo bíblico, com o fim de ajudar as pessoas a entenderem melhor textos bíblicos. Use o material didático da disciplina, em especial a Unidade I do livro Panorama Bíblico, como ponto de partida
Posto isto, a teologia cristã, por meio da elaboração sistemática de suas doutrinas, aponta para princípios e valores presentes na revelação bíblica que se contrapõem às características efêmeras da pós-modernidade. Princípios como AMOR, compromisso, relacionamentos duradouros, respeito, compaixão, zelo pela verdade, reconciliação, perdão etc. são exemplos de como a Bíblia pode responder – e transformar – à cultura pós-moderna. Com base no exposto, somando os conhecimentos construídos a partir dos conteúdos da disciplina, você deve elaborar um texto dissertativo-argumentativo que responda às seguintes questões: Quais recursos a teologia cristã tem a oferecer como resposta aos problemas da pós-modernidade? Por que podem ser respostas a estes problemas? Como a Igreja pode ser um instrumento de transformação de relacionamentos líquidos, utilitaristas e/ou superficiais para relacionamentos duradouros, saudáveis e comprometidos?
QUAIS PROCEDIMENTOS PARA ESSA PESQUISA: – Definir um povo a ser estudado: egípcio, sumério, babilônico, assírio, gregos, persas, romanos ou outros que são indicados na unidade I do livro; – Separar um Mapa do mundo antigo que indique onde esse povo se localizava; – Estudar a cultura desse povo, destacando: língua, costumes e crenças. – Indicar na Bíblia livros que citem esse povo e como eles são descritos. – Depois deverá montar o roteiro, que pode ser em forma de verbete de dicionário (com parágrafos curtos e texto objetivo) ou esquema de aula (roteiro em tópicos com breves comentários acerca de cada um). Nos dois casos deve ser um texto objetivo, sem citação direta das fontes, mas com bibliografia ao final. * O Objetivo desse MAPA é auxiliar na memorização das características do grupo estudado, procurando aprofundar esse conhecimento. * Importante utilizar o Formulário Padrão Mapa para descrever seu Plano de Aula.
Recursos didáticos: os recursos didáticos são os materiais e as ferramentas utilizadas para facilitar o processo de aprendizagem, como textos bíblicos, slides, quadro ou flipchart e ferramentas de videoconferência. Metodologia: a metodologia descreve a abordagem pedagógica utilizada na condução da aula, incluindo exposição dialogada, trabalho em grupos, discussões e atividades práticas. Referências bibliográficas: as referências bibliográficas fornecem suporte teórico ao conteúdo da aula, indicando fontes confiáveis para aprofundamento do tema pelos alunos.
Referenciais teológicos reconhecidos que abordam o conceito de ‘graça’ e que favoreçam uma contraposição com os discursos desviantes, como, por exemplo, o da ‘Teologia da Prosperidade’ e outras teologias baseadas no mérito. Exemplos práticos – reais ou não – de transformação moral e comportamental resultantes da pregação do evangelho na vida das pessoas a partir da ação do Espírito Santo e do reconhecimento da graça.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: AMORIM, Alexandre de Paula, ALMEIDA FILHO, Edno José. Panorama Bíblico. Núcleo de Educação à Distância UNICESUMAR. Organizado por Hélio Sales Rio. Florianópolis, SC: Arqué, 2023. CARNEIRO, Marcelo. Introdução ao Novo Testamento. 2ª edição. São Paulo: Fonte Editorial, FATIPI, 2019. KESSLER, Rainer. História social do Antigo Israel. Tradução de Haroldo Reimer. São Paulo: Paulinas, 2009. KONINGS, Johan. A Bíblia e suas origens. Petrópolis: Vozes, 1998. SCHLAEPFER, Carlos Frederico; OROFINO, Francisco Rodrigues, MAZZAROLO, Isidoro. A Bíblia. Introdução historiográfica e literária. 2ª edição. Petrópolis: Editora Vozes, 2005. STAMBAUGH, John E., BALCH, David L. O Novo Testamento em seu ambiente social. Tradução de João Resende Costa. São Paulo: Paulus, 1996.
Se você faz parte de uma igreja, imagine que está conversando com eles e compartilhe, de forma simples e clara, o que aprendeu na disciplina. Para isso, escreva um texto contendo as seguintes informações: 1. Como surgiu a Psicologia?
Seu plano de aulas deve conter: – TEMA (máximo 2 frases interconectadas). – OBJETIVOS (em tópicos). – CONTEÚDO (em parágrafos sintetizando os objetivos). – DURAÇÃO (tempo proposto, considere o enunciado). – RECURSOS DIDÁTICOS (que textos, ferramentas, recursos, serão utilizados?). – METODOLOGIA (considere o formato da aula, remota ou presencial? ver contexto). – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Escrever conforme os padrões da norma ABNT 6023, 2024).
Sociedade do cansaço é um termo utilizado pelo filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, que também é responsável pelo conceito de “sociedade do desempenho”. Tendo isso em vista, conceitue o que é “Sociedade do Cansaço” em Byung-Chul Han, discorrendo sobre as suas principais características e descreva e justifique três situações dessa sociedade que ocorrem no seu cotidiano nos dias atuais.
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