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Educação Física
QUESTÃO 6 Segundo a autora Bastos (2016), seu estudo tem por objetivo colocar em pauta o “fazer” em relação com o futuro do esporte no país, sobretudo o esporte de alto rendimento, já que não temos uma visão do “fazer” sobre a gestão do esporte nacional.
Enfermagem
QUESTÃO 6 A Prática Baseada em Evidências como forma segura e organizada de estabelecer condutas profissionais, possui seu enfoque na solução de problemas alicerçado nas melhores evidências científicas. Envolve a definição de um problema, a busca e avaliação crítica das evidências disponíveis para melhor tomada de decisão, implementação, e avaliação dos resultados obtidos, assim como a integração desses elementos com a competência clínica do profissional de saúde e as preferências do paciente. PEDROSA, K. K. A. et al. Enfermagem baseada em evidência: caracterização dos estudos no Brasil. Rev. Enferm. UFPE On Line, v. 15, n. 2, p. 694-703, 2021. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2016/08/1128/40768-166899-1-pb.pdf. Acesso em: 18 mar. 2024. Considerando a importância da Prática Baseada em Evidências avalie as informações a seguir. A prática baseada em evidências respalda intervenções clínicas que têm maior chance de gerar impactos positivos na saúde dos pacientes. A prática baseada em evidências é um método que se fundamenta apenas na experiência clínica do enfermeiro. III. Enfermeiros reduzem tratamentos desnecessários, poupando recursos valiosos, ao adotarem abordagens clinicamente comprovadas. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: I e III, apenas. Alternativa 4: I e II, apenas. Alternativa 5: I, II e III
QUESTÃO 6 Ao estudarmos a história da educação e Educação Física mineira, nota-se que a decadência do ciclo econômico baseado na exploração do ouro demandou uma mudança do eixo econômico e cultural, que se deslocou da cidade de Ouro Preto para a capital mineira, Belo Horizonte. Essa mudança provocou muitas outras no cotidiano de um “pacato arraial” que se tornou uma “vitrina para a República”. A vida social, política e econômica que acontecia no novo regime fez com que muitos setores sociais pensassem a respeito das mudanças necessárias para a realização da, assim vista, incontornável “ambição civilizatória” a ser assumida pela escola. Nessa ótica, ela deveria “receber as crianças pobres e fazer delas cidadãos”.
QUESTÃO 7 Nota-se, atualmente, a presença de várias ações formativas que são desprendidas ao corpo humano sob diferentes óticas e perspectivas. Tal processo acontece em diferentes esferas de nossa sociedade, sendo a escola uma das instituições que acaba interferindo/influenciando essa ação. Contudo, nem sempre tais ações formativas sobre o corpo foram valorizadas dentro dos espaços de ensino, sendo por muitos anos uma educação associada aos costumes familiares da elite. HEROLD JÚNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá-PR.: UniCesumar, 2022. Considerando o fragmento acima, em especial sobre as ações formativas sobre o corpo nos séculos XVI e XVII, avalie as afirmações abaixo com V para verdadeiras e F para falsas: No período dos séculos XVI e XVII, é no âmbito familiar, extraescolar, que muitas práticas e atividades corporais são defendidas como fundamentais à educação da juventude. Educar sistematicamente o corpo, no período dos séculos XVI e XVII, era considerado importante e fundamental para os jovens de todas as classes sociais, não sendo uma prerrogativa de classe. III. Durante o período dos séculos XVI e XVII, a educação corporal sistemática tem seu lugar mais visível nos espaços formativos e colégios ligados aos Jesuítas que nasciam com a modernidade. As afirmações I, II e III são, respectivamente: Alternativas Alternativa 1: V, V, F. Alternativa 2: V, F, F. Alternativa 3: F, V, F. Alternativa 4: F, V, V. Alternativa 5: F, F, V.
QUESTÃO 7 O esporte de alto rendimento mundial é visto como alvo de estudos e envolvem pontos de interseção e aproximação entre os componentes do mesmo, em diferentes nações. No Brasil, o estudo sobre o esporte de alto rendimento é recente e vem ganhando mais importância com a expectativa da participação do país em olimpíadas e paraolimpíadas.
QUESTÃO 7 O trabalho da educação pelo esporte é organizado na forma de projetos educativos que abordam temas de relevância sugeridos pelo próprio contexto educativo ou pela realidade social mais ampla. As peculiaridades dessa ação educativa transformaram a busca pela interdisciplinaridade em um desafio diário de humildade, voltado à construção e reconstrução de novos saberes, à ressignificação de princípios e metodologias e à revisão de posturas frente a todo o processo educativo. Foi localizado três dimensões que são consideradas essenciais para que a interdisciplinaridade se concretize: a dimensão dos saberes ou conteúdos, a dimensão pessoal e a dimensão institucional.
QUESTÃO 7 Para confirmar o diagnóstico da Síndrome Metabólica (SM) é recomendado que seja realizada uma investigação clínica e laboratorial, os quais incluem a realização da análise do histórico clínico, exames físicos e laboratoriais.
QUESTÃO 7 Com a decadência do ciclo econômico baseado na exploração do ouro, houve uma mudança do eixo econômico e cultural na sociedade mineira, deslocando-se da cidade de Ouro Preto para a capital Belo Horizonte. A vida social, política e econômica que acontecia no novo regime que se assumiu fez com que muitos setores sociais pensassem a respeito das mudanças necessárias para a realização da, assim vista, incontornável “ambição civilizatória” a ser assumida por muitas esferas, dentre elas a escola. Nessa ótica, a escola deveria “receber as crianças pobres e fazer delas cidadãos”.
QUESTÃO 7 As Bases de Dados Bibliográficas são conjuntos de dados que se relacionam entre si, permitem a recuperação da informação memorizada em computador, além de reunir e organizar artigos de revistas, livros, teses, entre outros documentos. (GRAZIOSI; LIEBANO; NAHAS, 2023). Considerando o uso da base de dados por enfermeiros, assinale a alternativa que descreve a importância do conhecimento aprofundado sobre as características e escopos das diferentes bases de dados: Alternativas Alternativa 1: Diminui a qualidade do cuidado em saúde. Alternativa 2: Facilita o acesso a recursos de entretenimento. Alternativa 3: Reduz a necessidade de atualização constante. Alternativa 4: Aumenta o tempo gasto na pesquisa de informações. Alternativa 5: Otimiza a pesquisa em enfermagem e apoia a prática baseada em evidências.
QUESTÃO 8 “Os Jogos para Desenvolvimento da Inteligência e da Criatividade Tática “JDIC”, é caracterizado como jogos com situações de oposição e colaboração, com ou sem a invasão do campo da equipe adversária, mas que não apresenta relações diretas com uma modalidade específica, se apoiam nos elementos comuns das modalidades.”
QUESTÃO 8 Com a decadência do ciclo econômico baseado na exploração do ouro, houve uma mudança do eixo econômico e cultural na sociedade mineira, deslocando-se da cidade de Ouro Preto para a capital Belo Horizonte. A vida social, política e econômica que acontecia no novo regime que se assumiu fez com que muitos setores sociais pensassem a respeito das mudanças necessárias para a realização da, assim vista, incontornável “ambição civilizatória” a ser assumida por muitas esferas, dentre elas a escola. Nessa ótica, a escola deveria “receber as crianças pobres e fazer delas cidadãos”. VAGO, Tarcísio Mauro. Histórias de Educação Física na escola. Belo Horizonte: Mazza, 2010. Considerando o fragmento acima e a história das práticas corporais no período republicano, analise as afirmações a seguir: O discurso político que justificou a mudança para o modelo republicano pautava-se na ideia de ampliação da cidadania, mas não buscava uma igualdade de acesso à educação entre todas as classes. Apesar das justificativas para as mudanças focarem nas crianças pobres como principais beneficiárias, não foram essas as principais frequentadoras das instituições modeladoras. III. O novo modelo republicano da obrigatoriedade escolar, defendido pelos políticos, recebeu forte apoio dos pais, alunos e dos próprios professores durante as mudanças do sistema escolar. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: III, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III.
QUESTÃO 8 De acordo com Cambri et al. (2006, apud ARDENGUE, 2024), o termo dislipidemias refere-se a modificações no metabolismo dos lipídios que desencadeiam alterações nas concentrações das lipoproteínas plasmáticas, favorecendo o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares.
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