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Educação Física
QUESTÃO 8 Outros indicadores da necessidade de refletir e atuar no sentido de um aperfeiçoamento do Sistema de Esporte de Alto Rendimento no país, se apresentam especificamente com projetos relacionados ao objetivo do país nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Formação Sociocultural e Ética
QUESTÃO 8 […] A partir do momento em que há alguém mais pesado em uma das pontas da gangorra, ela penderá para o lado de quem tem mais quilos. O sistema de freios e contrapesos existe justamente para que o efeito da gangorra não aconteça e que cada poder cumpra seu papel. Esta divisão “partida” do poder foi proposta por alguns autores, como Aristóteles, John Locke e Jacques Rousseau. Mas o consagrado com o conceito foi Montesquieu (1689-1755), que era defensor da ideia de separar as atribuições do poder em três funções. VALENCIANO, Tiago. A política e seu campo próprio: como entendê-la? Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2024. A partir da leitura do texto na íntegra e do estudo do Livro Digital, analise as afirmações a seguir. Alternativas Alternativa 1 – O poder executivo é responsável por elaborar as leis que regem a sociedade e fiscalizar os atos do poder legislativo. Alternativa 2 – A analogia da gangorra é uma maneira simples e eficaz de explicar um conceito importante da democracia moderna. Alternativa 3 – O sistema de freios e contrapesos é uma maneira de desconsiderar que as três funções do poder se equilibrem e se limitem mutuamente. Alternativa 4 – O poder legislativo atua na administração pública, executando projetos sociais, arrecadando impostos, intervindo nos assuntos do Estado e organizando o serviço público. Alternativa 5 – Montesquieu, Locke e Rousseau também propuseram a divisão do poder, mas o consagrado foi Aristóteles que era defensor da ideia sobre a separação das atribuições do poder.
QUESTÃO 8 Nos séculos XIX e XX, a escola transformou-se para atender à necessidade de escolarizar a todos. O ingresso das práticas corporais com finalidade educacional também foi um traço marcante desse processo, evidenciando que a prática de uma Educação Física nasce no mesmo momento da escola pensada como uma instituição educacional a ser frequentada pelos filhos oriundos de todas as classes sociais. Esse movimento que se estabelecia exigiu não só da educação como um todo, mas da Educação Física reflexões pedagógicas, as quais geraram críticas a algumas práticas corporais em detrimento a outras.
Enfermagem
QUESTÃO 8 Quando se realiza uma pesquisa, é de suma importância empregar filtros como uma ferramenta essencial para compreender detalhadamente as estratégias de busca. Essa abordagem possibilita a aplicação eficiente de critérios em bases de dados específicas de enfermagem, o que resulta em resultados de pesquisa mais específicos e pertinentes para o tema em questão. Essa prática, conforme orientações do professor, é fundamental para obter informações mais relevantes e adequadas ao propósito da pesquisa na área de enfermagem. GRAMACHO, W. G. Introdução à metodologia experimental. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2023. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 4 dez. 2023. A respeito dos tipos de filtros, assinale a alternativa correta. Alternativas Alternativa 1: Filtro por palavras-chave genéricas: isso inclui expandir a busca utilizando termos amplos do tópico, como “saúde” ou “enfermagem”, ao pesquisar sobre diabetes. Alternativa 2: Filtro por data de publicação: é benéfico em campos dinâmicos como a enfermagem, onde ocorrem mudanças constantes, garantindo acesso a dados recentes e pertinentes. Alternativa 3: Filtro por sexo/gênero: certas pesquisas podem se concentrar exclusivamente em um gênero específico, o que não é relevante para condições ou tratamentos que não se diferenciam entre homens e mulheres. Alternativa 4: Ao aplicar filtros por idade, como pediatria, adulto ou idoso, não é possível direcionar a pesquisa de forma mais precisa para abordar questões relacionadas às diferentes fases da vida e suas respectivas necessidades de saúde. Alternativa 5: Filtro por localização geográfica: em todos os casos, é essencial concentrar a pesquisa em uma região geográfica específica devido às diferenças culturais, socioeconômicas e de políticas de saúde, pois isso influencia diretamente nos resultados e na aplicabilidade dos estudos em diferentes contextos.
QUESTÃO 9 Digel (2002, apud BASTOS, 2016), desenvolveu um modelo para analisar a estrutura esportiva de alto nível de diferentes países. A análise das interações entre o sistema esportivo e o ambiente, que o autor realizou nos países, teve um resultado nítido.
QUESTÃO 9 Nos séculos XIX e XX, a escola transformou-se para atender à necessidade de escolarizar a todos. O ingresso das práticas corporais com finalidade educacional também foi um traço marcante desse processo, evidenciando que a prática de uma Educação Física nasce no mesmo momento da escola pensada como uma instituição educacional a ser frequentada pelos filhos oriundos de todas as classes sociais. Esse movimento que se estabelecia exigiu não só da educação como um todo, mas da Educação Física reflexões pedagógicas, as quais geraram críticas a algumas práticas corporais em detrimento a outras. HEROLD JÚNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá-PR.: UniCesumar, 2022. Com relação ao período mencionado no fragmento acima e as reflexões pedagógicas sobre as práticas corporais na escola que aconteceram durante o mesmo, analise as afirmações a seguir: As práticas corporais de características circenses tornaram-se muito criticadas nesse período, pois em termos pedagógicos, via-se nesses usos do corpo feitos pelos acrobatas um desvirtuamento, uma espécie de aberração exibicionista que nada agregava à formação física, moral e intelectual de seus praticantes. Outro alvo de crítica por parte daqueles que pensavam na inclusão das práticas corporais no interior da escola era o atletismo, já que essa denominação pejorativa era dada a toda prática que assumia um caráter meramente competitivo, o qual levava pessoas e grupos a reunirem-se para assistir aos embates como mero entretenimento. III. A ginástica foi a prática que, em diferentes lugares, passou a povoar os currículos da nascente escola de massas, pois o que estava sendo buscado era uma abordagem educativa às práticas corporais, abordagem essa que deveria ser descolada de qualquer utilidade prática imediata, ou seja, capaz de colaborar na educação dos cidadãos. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: III, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III.
QUESTÃO 9 O diabetes mellitus (DM) é descrito como uma doença metabólica crônica que tem como característica principal o aumento de glicose na corrente sanguínea, também chamado de hiperglicemia, devido à dificuldade de produção ou de ação do hormônio insulina.
QUESTÃO 9 Para os especialistas das “ciências do esporte” as capacidades coordenativas compõem a base central da denominada “inteligência motora”. O desenvolvimento das capacidades coordenativas oportuniza uma aprendizagem motora mais acabada e completa. O nível de conhecimento sobre as capacidades coordenativas não é tão diferenciado como o das capacidades condicionais de força e resistência. No entanto, a melhoria das capacidades físicas decorre fundamentalmente do desenvolvimento da capacidade de rendimento coordenativo na infância e adolescência.
QUESTÃO 9 SILVA, Daniel C. Entendendo o sistema de freios e contrapesos (check and balances): Uma busca pelo ideal de democracia. O direito de discordar, 12 set. 2012. Disponível em: http://odireitodediscordar.blogspot.com/2012/09/entendendo-o-sistema-de-freios-e.html. Acesso em: 26 jan. 2024. Com base na leitura do texto e dos conteúdos presentes no Livro Digital, analise as afirmações a seguir. A função típica do poder legislativo é julgar. O poder executivo é responsável por executar as leis elaboradas pelo poder legislativo. III. O poder judiciário é o órgão responsável por arrecadar impostos, intervir nos assuntos do Estado e organizar o serviço público. O poder legislativo garante a justiça por meio da interpretação e aplicação das normas jurídicas, que são analisadas em disputas entre as pessoas. É correto o que se afirma em Alternativas Alternativa 1 – II, apenas. Alternativa 2 – III, apenas. Alternativa 3 – I e II, apenas. Alternativa 4 – I e IV, apenas. Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9 A Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação a motricidade ou movimento humano, a cultura do movimento corporal, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança, visando atender às necessidades sociais no campo da saúde, da educação e da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer. Cabe ao professor/profissional da área trabalhar com tal objeto de maneira democrática, crítica e qualificada, fundamentado pelo rigor científico, pela reflexão filosófica e pela conduta ética.
QUESTÃO 9 A importância da prática baseada em evidências nos processos de trabalho do enfermeiro é destacada atualmente no meio acadêmico, clínico e na formulação de políticas públicas de diversos países. A tradução de evidências científicas em ações é considerada crucial para garantir uma assistência de alta qualidade. (Danski et al., IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS NOS PROCESSOS DE TRABALHO DO ENFERMEIRO). Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: A Prática Baseada em Evidências (PBE) é um processo sistemático pelo qual os profissionais de enfermagem tomam decisões clínicas informadas, utilizando as melhores evidências disponíveis, a experiência clínica e as perspectivas dos pacientes. PORQUE A interpretação e aplicação das evidências científicas na prática clínica podem variar significativamente devido a fatores como contexto de atendimento, recursos disponíveis e características individuais do paciente. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
Engenharia
QUESTÕES 1.a) De acordo com a descrição do processo, descreva quais serão as entradas e saídas do sistema proposto.
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