Para Vygotsky, o conceito de mediação é o elemento central para a compreensão do desenvolvimento e do funcionamento das funções psicológicas superiores, uma vez que o homem não se relaciona com o mundo de forma direta

QUESTÃO 6 Para Vygotsky, o conceito de mediação é o elemento central para a compreensão do desenvolvimento e do funcionamento das funções psicológicas superiores, uma vez que o homem não se relaciona com o mundo de forma direta, se relaciona, fundamentalmente, de forma mediada por instrumentos materiais e psicológicos. Fonte: adaptado de: STRIQUER, M. S. […]

Na Unidade 1 do material didático, você teve a oportunidade de conhecer um pouco sobre o desenvolvimento da Psicologia como ciência ao longo da história

QUESTÃO 5 Na Unidade 1 do material didático, você teve a oportunidade de conhecer um pouco sobre o desenvolvimento da Psicologia como ciência ao longo da história, desde suas raízes na filosofia até a formação de subáreas de estudo, bem como as reformulações de objeto de estudo que culminaram na definição contemporânea.     Fonte: GARCIA, […]

A escola, sobretudo, deve ser um espaço para socializar conhecimentos e cultivar a formação intelectual, moral e ética do aluno, entretanto, o aprendizado do discente não é a única preocupação da instituição

QUESTÃO 4 A escola, sobretudo, deve ser um espaço para socializar conhecimentos e cultivar a formação intelectual, moral e ética do aluno, entretanto, o aprendizado do discente não é a única preocupação da instituição, fatores como a violência vêm sendo cada vez mais presentes no processo educacional, pois vem prejudicando não só o processo de […]

A complexidade experenciada no desenvolvimento humano levou a psicologia a se classificar em subáreas, nas quais são elencados aspectos particulares que influenciam a vida humana.

QUESTÃO 3 A complexidade experenciada no desenvolvimento humano levou a psicologia a se classificar em subáreas, nas quais são elencados aspectos particulares que influenciam a vida humana. Dessa forma, pesquisas são realizadas com a finalidade de estruturar um saber científico a ser utilizado como suporte teórico para a compreensão dos sujeitos em seu tempo histórico. Nesse contexto, […]

A pulsão na concepção freudiana é um “conceito situado na fronteira entre o mental e o somático, [… ] o representante psíquico dos estímulos que se originam de dentro do organismo

QUESTÃO 2 A pulsão na concepção freudiana é um “conceito situado na fronteira entre o mental e o somático, [… ] o representante psíquico dos estímulos que se originam de dentro do organismo e alcançam a mente” (FREUD, 1915/1976, p.142 apud SOUZA, RAMOS, 2021, p. 34). Ela é exigências de trabalho para a vida psíquica, […]

A imagem representa uma mesa de computador com inúmeros objetos que são coerentes ou não com a atividade de estudar. Você pode identificar troféus, medalhas, brinquedos, utensílios de cozinha

QUESTÃO 1 Observe a imagem:   Figura 1 – Espaço caótico e repleto de objetos diversos. Fonte: https://cdn.pixabay.com/photo/2015/02/07/13/36/computer-627220_1280.jpg. Acesso em: 15 abr. 2025.   A imagem representa uma mesa de computador com inúmeros objetos que são coerentes ou não com a atividade de estudar. Você pode identificar troféus, medalhas, brinquedos, utensílios de cozinha, alimentos, animais, relicários, diversas estatuas, […]

Imagine a seguinte situação: João está estudando para a verificação de aprendizagem da disciplina de Problemas e Dificuldades de Aprendizagem na Infância

QUESTÃO 1 Imagine a seguinte situação: João está estudando para a verificação de aprendizagem da disciplina de Problemas e Dificuldades de Aprendizagem na Infância, concentrado em fazer um bom mapa mental sobre os aspectos que compõe e influenciam na função psicológica da atenção e de repente escuta o som de uma explosão significativamente alto.   […]

O não aprender conforme o esperado para a idade e experiência educacional se torna uma situação de angústia e conflitos tanto para a criança quanto para os adultos circundantes.

QUESTÃO 6 O não aprender conforme o esperado para a idade e experiência educacional se torna uma situação de angústia e conflitos tanto para a criança quanto para os adultos circundantes. Para minimizar os impactos causados pelos atrasos de aprendizagem é importante a ação rápida e eficiente dos envolvidos no processo.   Elaborado pelo autor. […]

A dislexia é o transtorno de aprendizagem relacionado a leitura e escrita caracterizado pela leitura oral lenta, com interrupções, correções e bloqueios, ocorrendo distorções, omissões ou substituições de palavras

QUESTÃO 5 A dislexia é o transtorno de aprendizagem relacionado a leitura e escrita caracterizado pela leitura oral lenta, com interrupções, correções e bloqueios, ocorrendo distorções, omissões ou substituições de palavras. O desenvolvimento da criança e algumas peculiaridades do seu registro durante a aprendizagem de escrita podem ser indicativos desse quadro.   Elaborado pelo autor. […]

Os problemas de aprendizagem secundários são entendidos como aqueles que decorrem de outras condições ou fatores que não os transtornos específicos das habilidades acadêmicas.

QUESTÃO 4 Os problemas de aprendizagem secundários são entendidos como aqueles que decorrem de outras condições ou fatores que não os transtornos específicos das habilidades acadêmicas. Tendo isso posto, apresento o seguinte caso: Na sala de aula, Lucas, 8 anos, frequentemente desafia as instruções da professora, recusando-se a fazer as atividades propostas. Diante de um […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.