PORTFÓLIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MAKER – 54_2025 A cultura maker, em uma perspectiva interdisciplinar, representa um movimento inovador que transcende as barreiras tradicionais entre disciplinas acadêmicas. Ela valoriza a criatividade, o espírito empreendedor e a colaboração, estimulando os indivíduos a projetar, criar e fabricar objetos do mundo real. Nesse contexto, a cultura maker […]
ATIVIDADE 1 – PRÁTICA PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MAKER – 54_2025 As tendências educacionais contemporâneas estão em constante evolução para se adaptarem às necessidades cognitivas dos estudantes da geração nativa digital. Essa geração cresceu imersa em um ambiente onde a criatividade, a experimentação e a tecnologia são elementos centrais, e eles estão familiarizados com dispositivos eletrônicos, […]
MAPA – LIBRAS – 54_2025 A Constituição Federal (1988), em consonância com tratados e convenções internacionais, assegura a educação como um direito humano universal e inalienável. Contudo, a realidade escolar evidencia uma distância significativa entre os dispositivos legais e sua efetivação prática. Barreiras arquitetônicas, metodologias pedagógicas excludentes, carência de recursos acessíveis e lacunas na […]
ATIVIDADE 1 – LIBRAS – 54_2025 Os materiais didáticos são ferramentas essenciais no processo de ensino e aprendizagem, especialmente quando se trata do ensino de Libras para crianças surdas. Mais do que simples recursos de apoio, eles possibilitam a construção de significados, favorecendo a interação, a compreensão e o desenvolvimento da linguagem visual-espacial, que […]
30ª QUESTÃO Nos últimos anos, o Brasil tem enfrentado intensos debates sobre os efeitos ambientais e socioeconômicos da expansão de atividades agropecuárias sobre áreas florestais. A mudança no uso do solo para agricultura e pecuária tem gerado impactos significativos nos ecossistemas, influenciando desde o regime de chuvas até a qualidade do solo. Nesse cenário, políticas […]
29ª QUESTÃO A Rio 92 simbolizou a síntese das diversas discussões acumuladas, relativas ao meio ambiente e desenvolvimento mundial […]. Destaca-se a Agenda 21 pelo fato de ser o documento frequentemente apontado como o de maior importância enquanto resultado da Rio 92 e, também, por ser o mais amplo. […] Como suas orientações não têm […]
28ª QUESTÃO A recomendação de atingir a meta de 0.7% do PNB (Produto Nacional Bruto), apresentada durante a CNUMAD, foi recuperada da Conferência de 1972, e, a despeito de a redação contemplar de forma vaga um ‘compromisso’ sem garantias de adesão efetiva […], esse ponto só constou na versão final da Agenda 21, depois de […]
27ª QUESTÃO Quando se soma o total emitido por mudança de uso da terra e as emissões totais da agropecuária, a maioria delas do rebanho bovino, conclui-se que 73% das emissões nacionais estão diretas ou indiretamente ligadas à produção rural e ao desmatamento da Amazônia. Por outro lado, o clima é um fator significativo na […]
26ª QUESTÃO Fica claro que a Cúpula de Johannesburgo orientou sua pauta para um conjunto de reivindicações amplas, abordando necessidades de cunho social e ambiental. […] Também desperta a atenção o retorno da antiga reivindicação da composição de fundos de financiamento compostos pela destinação de 0,7% do PNB dos países desenvolvidos […], o que significa, […]
25ª QUESTÃO Em todos os fóruns internacionais onde se debate a questão ambiental, os anos 1990 marcam uma inflexão em direção à lógica mercantil, à lógica empresarial. A Rio 92 representa o exemplo mais evidente dessa afirmação, em um contexto mundial de recente pós-dissolução da União Soviética e com o fortalecimento político-ideológico do liberalismo. Fonte: […]
