O ensino dos esportes de raquete exige do profissional de Educação Física não apenas o domínio das regras e lógica interna, mas também o conhecimento técnico dos fundamentos que estruturam o jogo

QUESTÃO 10 O ensino dos esportes de raquete exige do profissional de Educação Física não apenas o domínio das regras e lógica interna, mas também o conhecimento técnico dos fundamentos que estruturam o jogo. No livro Esportes Complementares (Flores et al., 2019), são descritos diversos movimentos executados no tênis de campo e no tênis de mesa, como forehand, […]

Durante uma aula de minibeisebol adaptado, a professora organizou os alunos em duas equipes de seis jogadores.

QUESTÃO 9 Durante uma aula de minibeisebol adaptado, a professora organizou os alunos em duas equipes de seis jogadores. Na equipe A, Pedro está com o bastão e rebate a bola. Ele consegue correr e alcançar a primeira base com sucesso, sem ser eliminado. Em seguida, Ana rebate a bola e Pedro corre em direção […]

Historicamente, a versão mais próxima da maneira como o Tênis de Campo é jogado nos dias de hoje, remota do século XII, período onde os monges italianos e franceses praticavam uma modalidade esportiva

QUESTÃO 8 Historicamente, a versão mais próxima da maneira como o Tênis de Campo é jogado nos dias de hoje, remota do século XII, período onde os monges italianos e franceses praticavam uma modalidade esportiva fazendo o uso de bola e raquete em um espaço demarcado por cordas.   TRAVASSOS, R. A. Produção do conhecimento sobre […]

O badminton é um esporte de raquete que integra a família dos esportes com rede divisória de quadra. Na dinâmica do jogo, existem diferentes movimentos

QUESTÃO 7 O badminton é um esporte de raquete que integra a família dos esportes com rede divisória de quadra. Na dinâmica do jogo, existem diferentes movimentos que podem ser realizados pelos atletas com o intuito de marcar o ponto. Dentre eles, o Net-shot corresponde ao golpe feito de baixo para cima, ou vice-versa, direcionando […]

Segundo o entendimento da técnica, nadar significa desenvolver os movimentos previstos, de modo coordenado, dos nados de crawl, costas, peito ou borboleta.

QUESTÃO 6 Segundo o entendimento da técnica, nadar significa desenvolver os movimentos previstos, de modo coordenado, dos nados de crawl, costas, peito ou borboleta. Muitas vezes, antes de dominar os tipos de nado, é preciso dominar o meio aquático. Nesse sentido, a adaptação ao meio líquido é uma das fases mais importantes da natação (GOMES, 1995). […]

O rugby é uma modalidade de grande contato físico que requer não apenas força e resistência, mas também domínio técnico e respeito às regras.

QUESTÃO 5 O rugby é uma modalidade de grande contato físico que requer não apenas força e resistência, mas também domínio técnico e respeito às regras. No ensino do rugby, os fundamentos de contato devem ser ensinados com responsabilidade, priorizando a segurança e a aprendizagem progressiva dos alunos. No livro da disciplina, são destacados fundamentos […]

A Revista Esqueite foi a primeira revista especializada em Skate no Brasil, seu exemplar nº 01 foi publicado em setembro de 1977, com tiragem de 30.000 exemplares

QUESTÃO 4 A Revista Esqueite foi a primeira revista especializada em Skate no Brasil, seu exemplar nº 01 foi publicado em setembro de 1977, com tiragem de 30.000 exemplares. Ela estava sob responsabilidade de Waldemiro Barbosa da Silva, Sergio Moniz e Flávio Badenes, que estabeleceram como objetivo “tratar de assuntos técnicos, de campeonatos, divulgação de points, […]

Na década de 60 foram introduzidos cursos de natação no Brasil. “Os objetivos de formar novos nadadores eram coordenados e supervisionado por técnicos

QUESTÃO 3 Na década de 60 foram introduzidos cursos de natação no Brasil. “Os objetivos de formar novos nadadores eram coordenados e supervisionado por técnicos, que transmitiam os seus professores noções da técnica dos estilos em cursos que duravam de 30 dias a 8 aulas”, nessas aulas o objetivo era fazer com que o aluno incorporasse […]

Os esportes radicais terrestres são frequentemente praticados em ambientes naturais e apresentam grande potencial educativo por promoverem a superação de limites

QUESTÃO 2 Os esportes radicais terrestres são frequentemente praticados em ambientes naturais e apresentam grande potencial educativo por promoverem a superação de limites, o contato com a natureza e a cooperação entre participantes. Práticas como trekking, escalada, mountain bike e montanhismo podem ser adaptadas ao contexto escolar por meio de parcerias com outras disciplinas e […]

Durante um festival esportivo em uma escola, os alunos praticaram esportes não tradicionais como o slackline, o parkour e o skate.

QUESTÃO 1 Durante um festival esportivo em uma escola, os alunos praticaram esportes não tradicionais como o slackline, o parkour e o skate. A professora os classificou como “esportes de aventura” com forte apelo pedagógico (Flores et al., 2022). Fonte: FLORES, P. P. et al. Esportes Complementares. Maringá: UniCesumar, 2019. Reimpresso 2022. Considerando o que você sabe sobre esses […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.