CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL
NOME DO(A) ALUNO(A) – RGM – CURSO > Editar/Substituir
NOME DO(A) ALUNO(A) – RGM – CURSO > Editar/Substituir
NOME DO(A) ALUNO(A) – RGM – CURSO > Editar/Substituir
NOME DO(A) ALUNO(A) – RGM – CURSO > Editar/Substituir
NOME DO(A) ALUNO(A) – RGM – CURSO > Editar/Substituir
PROJETO MULTIDISCIPLINAR EM ADMINISTRAÇÃO III
NOME DA EMPRESA ESCOLHIDA > Editar/Substituir
BRASIL
2024
NOME DO(A) ALUNO(A) – RGM – CURSO > Editar/Substituir
NOME DO(A) ALUNO(A) – RGM – CURSO > Editar/Substituir
NOME DO(A) ALUNO(A) – RGM – CURSO > Editar/Substituir
NOME DO(A) ALUNO(A) – RGM – CURSO > Editar/Substituir
NOME DO(A) ALUNO(A) – RGM – CURSO > Editar/Substituir
PROJETO MULTIDISCIPLINAR EM ADMINISTRAÇÃO III
NOME DA EMPRESA ESCOLHIDA > Editar/Substituir
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar em Administração III, na Universidade Cruzeiro do Sul.
Tutor(a): XXXXX > Editar/Substituir (Para verificar o nome do(a) tutor(a), acesse o item “Fale com a Tutoria” no ambiente da disciplina).
BRASIL
2024
RESUMO
(Editar/Substituir) Elemento obrigatório, que consiste na apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho. O resumo deve dar uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho; constitui-se de uma sequência corrente de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 200 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, conforme normas da ABNT.
Palavras-chave: (Editar/Substituir) Coloquem de três a cinco palavras-chave, as quais são termos/palavras que representam a proposta da pesquisa/projeto.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO4
2 DESENVOLVIMENTO – EMPRESAS5
2.1 EASTMAN KODAK COMPANY5
2.2 XEROX CORPORATION5
2.3 DIAGNÓSTICO DOS CENÁRIOS6
2.4 MATRIZ BCG – EASTMAN KODAK COMPANY6
2.5 MATRIZ BCG – XEROX CORPORATION6
2.6 PROPOSTA DE MELHORIA7
3 CONCLUSÃO8
REFERÊNCIAS9
1 INTRODUÇÃO
(Editar/Substituir) A introdução do trabalho deve conter o objetivo da pesquisa a ser desenvolvida no projeto, a metodologia utilizada e uma breve apresentação das duas empresas utilizadas para a investigação (não contem a história das empresas). Esta etapa deve permitir ao leitor um entendimento resumido da proposta do trabalho em desenvolvimento e o contexto das duas organizações.
2 DESENVOLVIMENTO – EMPRESAS
(Editar/Substituir) Nesta parte, façam um breve relato do que será abordado no desenvolvimento do trabalho. Bem como, uma breve apresentação das duas empresas: Eastman Kodak Company e Xerox Corporation.
2.1 EASTMAN KODAK COMPANY
(Editar/Substituir) Apresentem informações relevantes sobre a empresa “Eastman Kodak Company” para o desenvolvimento do projeto. Deve relacionar pelo menos os seguintes itens: Denominação e forma de constituição; Dados e fatos relevantes da origem da organização. Fazer breve histórico de ordem cronológica da empresa; Natureza e ramo de atuação; Informações sobre o porte da empresa; Relação das filiais, caso haja; Número de funcionários; Principais produtos; Principais fornecedores, principais insumos, matérias-primas e serviços por eles fornecidos; Principais mercados e principais segmentos desses mercados em que se encontra o cliente-alvo.
Lembrem-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto.
2.2 XEROX CORPORATION
(Editar/Substituir) Apresentem informações relevantes sobre a empresa “Xerox Corporation” para o desenvolvimento do projeto. Deve relacionar pelo menos os seguintes itens: Denominação e forma de constituição; Dados e fatos relevantes da origem da organização. Fazer breve histórico de ordem cronológica da empresa; Natureza e ramo de atuação; Informações sobre o porte da empresa; Relação das filiais, caso haja; Número de funcionários; Principais produtos; Principais fornecedores, principais insumos, matérias-primas e serviços por eles fornecidos; Principais mercados e principais segmentos desses mercados em que se encontra o cliente-alvo.
Lembrem-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto.
2.3. DIAGNÓSTICO DOS CENÁRIOS
(Editar/Substituir) Descrevam o cenário no qual as empresas Eastman Kodak Company e Xerox Corporation se encontravam. Para isto, tentem utilizar os questionamentos a seguir, para embasar o seu texto: Qual era ou onde estava a vantagem comparativa da empresa? O que, certamente, a empresa significava para os clientes? O que as empresas ofereciam como atrativos principais para que elas se destacassem perante os concorrentes? Quais eram os fatores decisivos para compra dos produtos? Qualidade? Preço? Variedade?
Lembrem-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto.
2.4 MATRIZ BCG – EASTMAN KODAK COMPANY
(Editar/Substituir) Com base no levantamento das informações e nas análises realizadas na empresa “Eastman Kodak Company”: Elaborem a Matriz BCG por meio do gráfico cartesiano e se atentando às medidas sugeridas, com vistas a identificar a participação relativa dos mesmos no mercado; Façam a classificação dos produtos selecionados, conforme nomenclatura da Matriz; Identifiquem as possíveis ações que a empresa deveria ter adotado para a classificação dos produtos que você apresentou.
Lembrem-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto.
2.5 MATRIZ BCG – XEROX CORPORATION
(Editar/Substituir) Com base no levantamento das informações e nas análises realizadas na empresa “Xerox Corporation”: Elaborem a Matriz BCG por meio do gráfico cartesiano e se atentando às medidas sugeridas, com vistas a identificar a participação relativa dos mesmos no mercado; Façam a classificação dos produtos selecionados, conforme nomenclatura da Matriz; Identifiquem as possíveis ações que a empresa deveria ter adotado para a classificação dos produtos que você apresentou.
Lembrem-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto.
2.6 PROPOSTA DE MELHORIA
(Editar/Substituir) Expliquem como o resultado da pesquisa foi efetivamente encontrado e a compreensão por parte do pesquisador. Deste modo, após realizar o diagnóstico dos cenários e a Matriz BCG das duas empresas, discorram sobre possíveis propostas de melhoria com vistas a prestar uma consultoria no portfólio de produtos, bem como proposições do que deveria ter ocorrido para que as empresas se mantivessem sustentáveis financeiramente.
Lembrem-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto.
3 CONCLUSÃO
(Editar/Substituir) Descrevam a análise final e os pontos preponderantes (positivos e negativos) que levaram sua pesquisa ao êxito. Retomem a proposta inicial (apresentada na introdução) e reafirmem de maneira concisa, a ideia principal e os pontos importantes do corpo do trabalho. Retratem sua aprendizagem e como o estudo contribuirá para sua formação.
REFERÊNCIAS
Citar as fontes de pesquisa, conforme as normas da ABNT.
No ambiente da disciplina, na seção “Conteúdo”, clique na pasta “Materiais Importantes para a Execução do Projeto” para ter acesso a um link/site sobre a formatação das referências segundo a ABNT.