(2) SEGUNDA ETAPA: Compreendendo o Problema
Observe, abaixo, o pseudocódigo que descreve o algoritmo de ordenação conhecido como BUBBLESORT:
Linha | Código |
1
2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 |
Algoritmo ordena
Var num: Vetor[1..5] de inteiro i, j, aux: inteiro Início Para i de 1 até 5 passo 1 faça Escreva(“Informe um número:”) Leia(num[i]) Fim_para Para i de 1 até 4 passo 1 faça Para j de i+1 até 5 faça Se (num[i] > num[j]) então aux <- num[i] num[i] <- num[j] num[j] <- aux Fim_se Fim_para Fim_para Para i de 1 até 5 passo 1 faça Escreva(num[i], ” “) Fim_para Fim |
Fonte: LEAL, Gislaine Camila Lapasini, OLIVEIRA, Pietro Martins de. Algoritmos e Lógica de Programação I. Maringá: Unicesumar, 2020. [Unidade 4, pg 144-150]
O problema consiste em compreender corretamente o algoritmo acima e responder aos seguintes itens:
- A) Considere um vetor com os seguintes elementos: [11, 3, 8, 1, 15]. Da forma como foi apresentado, ao final, o algoritmo irá imprimir, na tela, algo como: “1 3 8 11 15”. Assim sendo, reescreva a linha de código 20, para que o algoritmo imprima, na tela, não só o conteúdo do vetor ordenado, mas também a posição de cada elemento, entre colchetes, para cada elemento respectivo, da seguinte forma: “[1]=1 [2]=3 [3]=8 [4]=11 [5]=15”.
- B) Qual linha de código deveria ser reescrita, e como deveria ser reescrita, para que o algoritmo realize uma ordenação “não-crescente”?
- C) Quais linhas de código deveriam ser reescritas, e como deveriam ser reescritas, para que o algoritmo realize a ordenação em um arranjo de tamanho 100? Indique a linha e reescreva-a adequadamente para tal propósito.
Dicas para realizar a atividade mapa:
- Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Arquivos >> Material da Disciplina
- Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.
- A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
- Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
- Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software, etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor(a) Mediador(a)