ATIVIDADE 3 – PED – DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA – 52_2024
QUESTÃO 1
“A sociedade é para o homem uma “necessidade orgânica” que determina o seu desenvolvimento e, portanto, a sua inteligência. a apropriação do conhecimento é um patrimônio extrabiológico inerente ao grupo social no qual vai evoluir e coexistir. No ser humano, o desenvolvimento biológico, ou seja, a sua maturação neurológica, e o desenvolvimento social, ou seja, a incorporação da experiência social e cultural, melhor dito, a sociogênese, são condições um do outro” ( FONSECA, 2008, p.15)
FONSECA, V. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Considerando o excerto supracitado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Dentro do esperado para o desenvolvimento psicomotor de uma criança que ela seja capaz por exemplo de identificar diferenças de tamanho nos objetos, identificar algumas formas geométricas, subir e descer escadas intercalando passos, identificar, classificar e comparar objetos, entre outros. No entanto, Juliana ainda não identifica as formas geométricas.
PORQUE
- Devemos considerar que para a o desenvolvimento da autonomia e maturação da criança tanto intelectual, emocional e social está relacionado as experiências iniciais vivenciadas por ela. Por meio da experimentação de diferentes situações é que se depara na relação com o outro, com os objetos e com o espaço, oportunizando trocas entre seu modo de ser e o do outro.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
De acordo com Freitas (2008), um dos pontos essenciais na estruturação da personalidade da criança está relacionado a representação que ela faz de seu próprio corpo. Diante disso, a importância de que a criança desenvolva uma concepção do seu corpo já no início da sua vida, sendo fundamental neste processo o ensino da aprendizagem corporal, criando possibilidades para que ela perceba as várias partes do corpo, assimilando-as e compreendendo-as como pertencentes a um todo, elaborando seu esquema corporal.
Fonte: FREITAS, N. K. Esquema corporal, imagem visual e representação do próprio corpo: questões teórico conceituais. Ciências e Cognição. Rio de Janeiro: UFRJ, v. 13, n. 3, p. 318-324. 2008.
Considerando o excerto acima, analise as afirmativas:
- No estágio do espelho possibilita a criança ter uma representação de si, de modo integral e única; mas isto acontece de maneira gradual até ela entender que a imagem especular é do mesmo corpo que ela sente.
- No processo de alfabetização o conceito funcional estrutural – esquema corporal não tem grande relevância, visto que a criança utilizará mais o conceito funcional global da coordenação motora fina.
III. O estágio de desenvolvimento sensório-motor, proposto por Piaget, assemelha-se a etapa de desenvolvimento do esquema corporal no qual, este, já se encontra organizado, com maior controle e comando do corpo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 3
Texto 1: O desenvolvimento dos diversos conceitos psicomotores acontece de fato, de modo mais relevante, na infância, principalmente as habilidades básicas: andar, chutar, correr e rebater. Entretanto, este desenvolvimento não ocorre de modo linear, sendo fundamental que a escola possibilite a criança um ambiente variado, que proporcione situações inéditas e desafiadoras, estimulando a resolução de problemas (HAYWOOD e GETCHELL, 2010).
HAYWOOD K.M.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2010.
Texto 2: “No entanto, há momentos no desenvolvimento das crianças em que há necessidade de avaliar seus aspectos, sobretudo quando o desenvolvimento delas não apresenta uma condição favorável, demonstrando dificuldades em sua aprendizagem motora e em se desenvolvimento psicomotor (GABALDO e BEZERRA, 2019, p.37).
GABALDO, D. Y.; BEZERRA, J. P. D. Avaliação dos aspectos de psicomotricidade: uma revisão bibliográfica. In: PAULA, E. F. et al (org.) Educação: interlocuções, diálogos e reflexões na contemporaneidade. São Paulo: Pimenta cultural, 2019, p. 33 – 43.
Considerando os excertos acima, analise as afirmativas colocando V para verdadeiro e F para falso:
- No contexto escolar o desenvolvimento psicomotor pode ser avaliado em atividades de recreação, dirigidas ou funcionais. Ou seja, depende da capacidade do profissional de observar quais os conceitos psicomotores estão sendo desenvolvidos por meio delas.
- No processo de avaliação psicomotora é fundamental que sejam verificados o desempenho da criança referente a todos os conceitos psicomotores, principalmente a qualidade da realização deles. Pois alguns dos conceitos psicomotores evidenciam de forma mais efetiva questões de maturação neurológica, como o equilíbrio e a lateralidade.
III. Na prática psicomotora, no contexto escolar, o profissional deve considerar a relevância da atividade e seus objetivos, sendo fundamental para isso que esta seja dirigida.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, F.
Alternativa 2 – F, F, V.
Alternativa 3 – V, V, F.
Alternativa 4 – F, V, F.
Alternativa 5 – V, F, V.
QUESTÃO 4
Observe a imagem:
Fonte: https://br.freepik.com/fotos-gratis/o-pai-toca-os-pes-do-bebe_1234906.htm#page=2&query=recem%20nascido&position=34&from_view=search&track=ais
Texto: No que se refere ao desenvolvimento humano o interacionismo leva em conta tanto fatores orgânicos como ambientais e considera a inteligência como o principal meio de adaptação do ser humano ao ambiente social (RODRIGUES, 2016, p. 109).
RODRIGUES, M. M. As teorias de aprendizagem e suas implicações na Educação a Distância. EDUCAR FCE. Londrina/PR: FCE, v.2, n.1, p. 103-116, Ago.2016.
Considerando as informações acima e correlacionando as diferentes teorias que discorrem sobre o desenvolvimento, analise as afirmativas:
- A teoria desenvolvida por Freud vem contribuir no entendimento do desenvolvimento psicomotor no que se refere a estruturação psíquica do sujeito, ou seja, na formação da sua personalidade.
- Uma das teorias de desenvolvimento apresentadas destaca o movimento como sendo o fator essencial para o desenvolvimento intelectual, onde a integração destes está atrelada a quantidade de exercícios fornecido a criança. Na imagem podemos observar o reflexo plantar, destacado como fundamental em uma das fases de desenvolvimento propostos por esta teoria. Podemos denominá-la de Epistemologia Genética.
III. O conteúdo apresentado no texto, refere-se a Teoria Histórico-Cultural, visto que esta destaca que os atributos intelectuais, natos, são a principal meio pelo qual o sujeito adapta-se ao ambiente e se desenvolve.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III.
QUESTÃO 5
O brincar, por sua vez, é uma atividade intrinsecamente ligada à infância e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil. Através do brincar, as crianças exploram o mundo ao seu redor, experimentam diferentes papéis e situações, desenvolvem a imaginação, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Além disso, o brincar promove a interação social, permitindo que as crianças aprendam a compartilhar, cooperar, negociar e desenvolver habilidades sociais importantes (SILVA et al., 2023, p. 338).
Fonte: SILVA, L.O. L.; SERGIO, M. Z.; SILVA, R. S. A importância da psicomotricidade e o brincar como influência da aprendizagem na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo: Arche Consultoria Científica e Editorial, v.9.n.07. jul. 2023.
Considerando a importância do brincar para o desenvolvimento psicomotor, analise as afirmativas:
- No contexto da brincadeira percebemos que o significado proposto pela criança tem maior relevância, deste modo, o objeto assume uma posição subordinada à vontade dela.
- Manoel e Ivan estão jogando dominó. Esta atividade pode ser considerado como um jogo de regras, mas também apresenta características de um jogo de aquisição.
III. A imitação não é fortuita, a criança precisa de um modelo real para que tenha a referência, estimulando a capacidade de observação da criança.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 6
Daniel é uma criança de sete anos muita ativa e alegre. No entanto, no contexto escolar tem encontrado algumas dificuldades. Na sala de aula ele senta na terceira carteira, mas toda vez que precisa levantar acaba esbarrando na cadeira do colega da frente derrubando seus materiais no chão e algumas vezes tropeça na bolsa jogada no chão. Nas atividades no caderno, muitas vezes começa a escrever no meio da folha e não respeita o limite da linha. Em casa, a mãe relata que seu quarto é uma desordem e que ele tem dificuldade em encontrar seus pertences, mesmo quando ela lhe dá algumas dicas.
Elaborado pela professora, 2024.
Analisando a situação supracitada, qual conceito psicomotor funcional perceptivo que Daniel apresenta maior dificuldade?
Alternativas
Alternativa 1 – Percepção visual.
Alternativa 2 – Percepção tátil.
Alternativa 3 – Organização espacial.
Alternativa 4 – Organização temporal.
Alternativa 5 – Lateralidade.
QUESTÃO 7
No transcorrer de uma atividade em grupo, a professora instrui os alunos a trabalharem juntos para completar um projeto. Enquanto a maior parte das crianças estão envolvidas com a tarefa, Joaquim começa a distrair os colegas fazendo barulhos altos e interrompendo as conversas dos outros grupos. A professora chama a atenção dele e pede gentilmente para que se concentre na atividade, mas Joaquim ignora as instruções e continua se comportando de maneira inadequada. Ele começa a mexer em objetos ao redor da sala, derrubando lápis e papéis, ignorando os limites do espaço pessoal de seus colegas. Mesmo com as repetidas advertências do professor, Joaquim parece não reconhecer os limites de comportamento aceitável na sala de aula. Ele continua a desafiar as regras, testando os limites do professor e perturbando o ambiente de aprendizado para si mesmo e para os outros alunos.
Elaborado pela professora, 2024.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Na situação apresentada observa-se uma dificuldade importante de Joaquim no que se refere a disciplina na sala de aula, isto porque os limites estabelecidos neste contexto demandam a aceitação de certas restrições e a obediência a uma autoridade.
PORQUE
- O limite externo está diretamente ligado a relações de afeto, principalmente do contato corporal que se estabeleceu nas primeiras relações com o Outro significante, delimitando seu corpo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Texto 1: De acordo com Fonseca (1995), o tônus muscular desempenha uma função essencial do desenvolvimento psicomotor, visto que, assegura a postura, atitudes, emoções, mímicas, sendo responsável pelas manifestações motoras do sujeito.
Fonte: FONSECA, V. Manual de Observação psicomotora: Significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto Alegre: Artes Médicas. 1995.
Texto 2: A função tônica, é definida como um comportamento e tem por função manter, a todo instante, o músculo num grau de tensão ótimo, que prepare a ação ajustada. Esta função exerce-se em todos os músculos do corpo, regulando a todo instante as diferentes atitudes. As variações do tônus que são devidas aos estados de hipo ou hipertonia, ou de espasmo, estão na base das emoções (BASTOS, 2007, p.15).
Fonte:BASTOS, A. C. F. H. Tônus e equilíbrio: os distúrbios psicomotores na visão da fisioterapia. Monografia (Especialização em Psicomotricidade) – Centro de Treinamento de desenvolvimento -CETREDE, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, p.49, 2007).
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Ao final de uma brincadeira na quadra, onde as crianças correram, saltaram e jogaram bola, a professora solicitou que os alunos deitassem no chão, fechassem os olhos e ouvissem a música. Ela colocou uma música calma e pediu para que respirassem devagar. Logo todos estavam bem relaxados. Nesta situação podemos dizer que os músculos das crianças saíram de um estado de hipertonia para uma hipotonia.
PORQUE
- A hipertonia pode desencadear a extensão tanto do tronco quanto dos membros, sendo uma das alterações importantes da tonicidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
Levin (2003 apud FALCÃO; BARRETO, 2009, p. 86) descreve que “[…] Dupré, neurologista francês que, em 1907, […] rompeu com os pressupostos da correspondência biunívoca entre a localização neurológica e perturbações motoras da infância e formulou a noção de psicomotricidade através de uma linha filosófica neurológica, evidenciando o paralelismo psicomotor, ou seja, a associação estreita entre o desenvolvimento da psicomotricidade, inteligência e afetividade”.
FALCÃO, H. T.; BARRETO, M, A. M. Breve histórico da psicomotricidade. Ensino, Saúde e Ambiente. Rio de Janeiro: UFF, v. 2, n. 2, p. 84-96, ago. 2009.
Considerando os estudos de Dupré, analise as alternativas e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Dupré elabora um teste para avaliar a idade motora.
Alternativa 2 – Dupré realizou estudos sobre a motricidade e o caráter.
Alternativa 3 – Dupré defendeu a educação psicomotora para todas as faixas etárias.
Alternativa 4 – Dupré verificou que era necessário rever a avaliação psicomotora revendo o objetivo de ser restrita a mensuração.
Alternativa 5 – Dupré diferenciou a debilidade do corpo e a debilidade da mente, descrevendo a Síndrome da debilidade motora.
QUESTÃO 10
Pedro tem 7 anos e frquenta o segundo ano do ensino fundamental. Desde pequeno, seus pais perceberam que ele apresentava dificuldade em realizar certas atividades motoras que pareciam naturais para crianças de sua idade. Ele tinha dificuldade em amarrar os cadarços do sapato, colocava a roupa do avesso ou de trás para frente e não conseguia andar de bicicleta. Frequentemente, derruba objetos ou esbarra em móveis, mesmo em espaços conhecidos. Também se desequilibra com facilidade em atividades coordenadas como correr e subir escadas. Nas atividades acadêmicas sua escrita é rudimentar, descoordenada e com dificuldade na organização do espaço do caderno. Não tem dificuldade para falar, mas não consegue elaborar frases complexas ou expressar suas ideias de modo coerente (Elaborado pela professora, 2023).
As características apresentadas neste caso condizem com qual distúrbio psicomotor?
Alternativas
Alternativa 1 – Instabilidade Psicomotora.
Alternativa 2 – Debilidade Psicomotora.
Alternativa 3 – Lateralidade cruzada.
Alternativa 4 – Inibição psicomotora.
Alternativa 5 – Dispraxia.