4. Operacionalização do trabalho
Administração
6
Manual de Orientação do Projeto Multidisciplinar em Administração VI
As atividades do PIM são desenvolvidas em empresas reais previamente selecionadas pelos
alunos. Nessas empresas, serão realizadas pesquisas de avaliação de itens específicos apontados
para cada disciplina.
5. A empresa
O aluno e/ou grupo – sendo esse composto de até cinco pessoas, formado por alunos
matriculados no mesmo curso – deverá escolher uma empresa real para realização do trabalho.
Indicamos que se busque empresas que estejam “abertas” à atitude empreendedora, que
facilitem a atuação do aluno na aquisição de informações. Recomenda-se que sejam escolhidas
empresas de capital aberto ou que disponibilizem as informações necessárias para o trabalho
proposto, não havendo restrição quanto ao ramo de negócios – pois o aluno vai precisar
adentrar à empresa para conhecer seus processos, ou ter acesso às pessoas que possam
relatar esses processos. Uma possibilidade é realizar em empresas que um dos membros do
grupo trabalhe.
É muito importante que, devido ao caráter prático do projeto, visite-se a empresa e se
tenha em mente as informações necessárias para coleta, tais como:
» Como a empresa surgiu?
» Qual o campo de atuação da empresa hoje?
» Quais são os departamentos existentes na unidade?
» Como funciona os principais deles:
• Compras – quantas pessoas atuam? Qual a estrutura hierárquica? Quantos
fornecedores atendem? Qual critério de escolha do fornecedor? Como são
acompanhados e ou avaliados? Há programas de desenvolvimento de fornecedor?
Usam alguma tecnologia para suas tarefas? Quais as etapas e/ou critérios para se
iniciar um pedido? Como se relacionam com outros setores da empresa (tais como
financeiro, vendas e estoques)? Qual o perfil para atuar em compras? Quais as
barreiras profissionais encontradas no setor?
• Financeiro: Qual estrutura hierárquica do setor? Quais as funções do setor? Qual o
perfil para atuar no setor? Quais as maiores dificuldades para atuar no setor? Como
funciona controle de contas a pagar e receber? Usam alguma ferramenta para gerir o
setor? Quais os principais aplicativos da ferramenta? Qual papel de cada aplicativo?
• Produção: O que é produzido no setor? Qual a capacidade de produção? Qual o
gargalo do processo? Há rupturas no processo produtivo? Qual o fluxo de produção
de um dos itens? (Pode-se escolher um item qualquer na empresa). Quais as principais
dificuldades do setor? Qual o perfil para atuar no setor?
• Vendas ou Comercial: Qual público alvo da empresa? Como faz para atuar com
esse público? Como funciona a qualificação dos vendedores? Como é efetivada a
venda? Porta a porta? Via internet? Em ponto fixo? Como são estipuladas as metas?
Observação:
Não é para desenvolver o trabalho em forma de perguntas e respostas, essas são
perguntas para direcionar o texto que será desenvolvido pelo aluno. São perguntas para
dar direcionamento à investigação a ser realizada para iniciar a pesquisa e, a partir das
respostas, e com base nos conceitos estudados, ajudará a constituir a visão que se tem
da empresa, se é positivo ou não, se o aluno ou grupo percebeu falhas nos processos
descritos, etc. E todo o texto, as descrições de pesquisa, o olhar teórico, sempre que
possível, deve ser feito com base em autores, referenciados de forma acadêmica, seguindo
as regras da ABNT.
7
É fundamental observar que tal escolha é determinante da qualidade do trabalho a ser
realizado. Uma escolha inadequada poderá resultar em perda de tempo e em resultados
negativos para o projeto em si.
O desenvolvimento do projeto ficará sob a orientação de um tutor on-line, que será
acompanhado pelo professor responsável via fórum de discussão.