Durante a transição da Primeira República para a Era Vargas, a crise agroexportadora e a industrialização provocaram mudanças na organização social e na urbanização, com o Estado intervindo na economia e nos processos administrativos. A educação passou a ser vista como chave para o progresso e integração social, exigindo que a escola se adaptasse, reorganizando sua administração e seus objetivos para atender às demandas do mercado e às expectativas de solucionar problemas sociais.
JORGE, Welington Junior. Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021.
De acordo com as discussões feitas na disciplina e o texto apresentado acima, assinale a alternativa que mais se aproxima a administração escolar.
A Administração Escolar manteve-se isolada das mudanças sociais e econômicas, não sendo influenciada pela industrialização e pela modernização da sociedade.
A gestão educacional não foi afetada pelas exigências do mercado de trabalho e continuou a focar apenas nas tradições educacionais sem adaptar-se às novas demandas.
Durante a Era Vargas, a administração escolar permaneceu estável, sem a necessidade de reorganização ou adaptação às mudanças políticas e econômicas do país.
A educação, durante a transição da Primeira República para a Era Vargas, foi vista como um processo isolado, sem conexão com as mudanças sociais e econômicas da época.
A Administração Escolar foi influenciada pela expansão da sociedade e pela racionalização do trabalho, adaptando-se às novas exigências e reorganizando-se para atender às demandas do desenvolvimento econômico e social.