ATIVIDADE 1 – MAT – PRÁTICA DE ENSINO: NOVAS TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS – 53_2024
A aprendizagem é um processo individual e complexo, que reflete diretamente a diversidade dos perfis de aprendizagem de cada aluno. Entre os diferentes estilos de aprendizagem, podemos destacar:
Observador: Alunos com este perfil possuem maior facilidade em aprender por meio de recursos visuais. Eles se beneficiam de gráficos, diagramas, ilustrações e vídeos que ajudam a visualizar e compreender os conceitos.
Sintonizado: Este perfil se caracteriza por alunos que aprendem melhor ouvindo. Aulas expositivas, podcasts e discussões orais são particularmente eficazes para esses estudantes, que retêm e compreendem informações ao ouvir explicações e conversas.
Canetinha: Estes alunos encontram mais facilidade em aprender registrando tudo. Tomar notas detalhadas, fazer resumos e criar mapas mentais são métodos que ajudam a fixar o conhecimento, pois o ato de escrever reforça a assimilação das informações.
Movimentador: Aprender fazendo é a principal característica deste perfil. Atividades práticas, experimentos, exercícios físicos e tarefas que envolvem repetição são ideais para esses alunos, que precisam interagir ativamente com o conteúdo para internalizá-lo.
Para atender a esses diferentes estilos de aprendizagem, o professor pode – e é aconselhado que assim faça – utilizar uma variedade de recursos pedagógicos, tais como:
– Vídeos ou videoaulas: Ótimos para os Observadores, esses recursos visuais podem apresentar conceitos complexos de maneira acessível e envolvente.
– Materiais de leitura: Livros, artigos e textos são essenciais para todos os perfis, especialmente para aqueles que preferem um aprendizado mais introspectivo e analítico.
– Quiz no Kahoot!: Ferramenta interativa e lúdica que pode engajar os alunos de todos os perfis, promovendo a revisão e a fixação dos conteúdos de forma divertida.
– Mão na massa (atividades práticas): Cruciais para os Movimentadores, essas atividades proporcionam a oportunidade de aprender fazendo, consolidando o conhecimento através da experiência prática.
– Roda de conversa: Ideal para os Sintonizados, permite a troca de ideias e o aprofundamento dos conteúdos por meio de debates e discussões, promovendo a aprendizagem colaborativa.
– Dominó (rotina de pensamento): Esse recurso pode beneficiar todos os perfis ao estimular o pensamento crítico e a reflexão, ajudando os alunos a estabelecer conexões entre diferentes conceitos de forma dinâmica e interativa.
Dessa forma, ao diversificar os métodos e recursos de ensino, é possível criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e eficaz, atendendo às necessidades individuais de cada aluno e potencializando o processo educativo.
Imagine que você está atuando como professor de Matemática em uma turma vibrante e cheia de energia do 6º ano do Ensino Fundamental. Durante o último conselho de classe, os professores se reuniram para discutir o progresso dos alunos e compartilharam observações detalhadas sobre três estudantes em particular. Estes alunos, cada um com suas próprias particularidades e estilos de aprendizagem, são:
Ana: É bastante atenta e adora ver fotos e vídeos de animais. Ela não gosta muito de escrever, e seu caderno está repleto de desenhos.
Pedro: Aprende melhor com atividades práticas. É criativo e gosta de anotar tudo em seu caderno. Mas, durante as aulas, se distrai facilmente.
Mariana: É comunicativa e aprende ouvindo os outros e compartilhando suas opiniões. Ela tem dificuldade em desenvolver seu pensamento quando está sozinha.
Com base nessas características, você decidiu aplicar uma atividade de Matemática com objetivos de aprendizagem bem definidos. Porém, optou por aplicar apenas uma lista de exercícios para buscar indícios de aprendizado. Após a avaliação, você mediu o alcance dos objetivos de aprendizagem e visualizou os resultados no seguinte diagrama:
Como um docente preocupado com a aprendizagem dos seus estudantes, certamente, você não avançaria para o próximo conteúdo sem fazer uma intervenção pedagógica para reverter as lacunas de aprendizagem indicadas no diagrama. Mas, devido ao tempo necessário para implementar recursos e metodologias diferenciadas, você poderia selecionar no máximo 2 recursos ou metodologias para incorporar em sala de aula. Esses recursos ou metodologias serão aplicados simultaneamente para todos os alunos.
Neste contexto, você deverá responder em formato de texto, com extensão de 20 à 30 linhas as respostas para as seguintes perguntas:
– Como você avaliaria a eficácia da lista de exercícios aplicada considerando as características individuais dos alunos?
– Quais as duas estratégias diferenciadas você selecionaria para melhorar o engajamento e a aprendizagem dos estudantes?
– Essas estratégias beneficiariam apenas um dos estudantes ou todos eles? Por que?
– O que é mais importante para garantir a personalização do ensino? O uso de ferramentas digitais ou a intencionalidade pedagógica do seu uso?
Bons estudos!