A BNCC orienta que a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino de Matemática deve respeitar e adaptar os currículos escolares às suas necessidades individuais, o que implica a adoção de metodologias de ensino que promovam uma aprendizagem significativa e considerem a diversidade de estilos e ritmos de aprendizagem. Dessa forma, enfatiza a importância de adaptar o currículo e as práticas pedagógicas para atender a essas necessidades, promovendo uma educação inclusiva e significativa (Brasil, 2017).
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
Assinale a alternativa que corresponda a abordagem metodológica mais adequada para garantir a inclusão eficaz de alunos com necessidades especiais no ensino de Matemática, conforme as diretrizes da BNCC.
Utilizar um currículo padronizado, sem modificações, para garantir a uniformidade no ensino.
Excluir alunos com necessidades especiais de atividades complexas para evitar sobrecarga.
Aplicar atividades de ensino que sejam flexíveis e adaptáveis às necessidades individuais dos alunos.
Focar apenas em atividades práticas, sem considerar a necessidade de adaptação curricular.
Priorizar o ensino de conteúdos teóricos, sem adaptar o currículo para os diferentes estilos de aprendizagem.