MAPA – BEDU – ATIVIDADES DE ACADEMIA – 54_2024
A ginástica de academia se fortaleceu enquanto modalidade de exercício físico, nas academias, como um meio de desenvolver os componentes da aptidão física através de aulas coletivas, coreografadas e orientadas por diferentes estilos musicais. Atualmente, existe uma grande variedade de modalidades de ginástica de academia, que podem ou não fazer uso de diferentes equipamentos e tecnologias, criadas para atender os diversos públicos que frequentam as academias.
Fonte: MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
Considere o contexto do excerto acima e suponha que você foi convidado(a) a estagiar em uma academia, onde a ginástica de academia é o grande diferencial da empresa. Para testar seus conhecimentos, o coordenador lhe entregou um arquivo com 3 tarefas a serem cumpridas. Estas tarefas estão descritas no MODELO DE MAPA – ATIVIDADES DE ACADEMIA.
Sendo assim, siga as orientações a seguir.
Orientações para a realização da atividade
– Faça o download do arquivo MODELO DE MAPA – ATIVIDADES DE ACADEMIA, que se encontra no Material da Disciplina.
– Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade.
– Siga todas as orientações contidas no MODELO DE MAPA – ATIVIDADES DE ACADEMIA.
– Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto (poderá ser entregue o arquivo em formato Word ou PDF).
Orientações gerais
– Muito importante! Você deverá entregar essa atividade, apenas, por meio do MODELO DE MAPA – ATIVIDADES DE ACADEMIA.
– Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.
– Cópias parcial ou total serão zeradas.
– Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.
ATENÇÃO: Todas as tarefas abaixo estão descritas no MODELO DE MAPA
TAREFA 1
Na educação física, o planejamento permite uma visualização completa da organização do treinamento e garante o desenvolvimento lógico das sessões de treino, isto é, como cada dia de treino acontecerá. No contexto das ginásticas de academia, as sessões de treino são chamadas de “aulas” que, de igual forma, precisam ser cuidadosamente planejadas.
Nesse contexto, com base nas discussões e material da disciplina, responda as duas questões que se seguem.
- As aulas de ginástica de academia são estruturadas considerando pontos centrais que determinam como ela se desenvolve. Sendo assim, cite quais são esses 4 pontos.
- Uma aula é dividida, basicamente, em quatro partes: Introdução, Aquecimento, Parte principal e Volta à calma. Desta forma, descreva qual a finalidade (objetivo) e o que acontece em cada uma dessas partes.
TAREFA 2
Na ginástica de academia, a coreografia representa o planejamento de uma música. Ela é, basicamente, a união harmoniosa entre a música e os movimentos característicos de cada modalidade. Uma ferramenta que auxilia muito a o processo de estruturação da coreografia é a nota de coreografia.
Nesse contexto, considere o trecho de uma nota de coreografia logo abaixo, e com base nas discussões e material da disciplina, responda as três questões que se seguem.
Música | Exercício Físico | ||||
Mapeamento | Instrumento/efeito | Contagem | Movimento | Tempo | Repetição |
Verso 2 | Baixo e órgão | 2×8 | Elevação de pernas para trás | 4t | 4x |
Órgão 2 | 3×8 | Elevação de pernas para trás dupla | 4t | 2x | |
Elevação de pernas para trás | 4t | 2x |
- Na nota de coreografia acima, a contagem está descrita como “2×8” e “3×8”. Explique por que essa descrição, normalmente, é utilizada.
- Na nota de coreografia acima, em um dos movimentos de Elevação de pernas para trás, observamos que o tempo é igual a “4t” e a repetição “4x”. Explique o que o “tempo” e a “repetição” indicam em uma nota de coreografia.
- O quadro abaixo é um exemplo simples de uma nota de coreografia de Ginástica localizada. Observe que estão faltando informações a respeito do “Exercício físico”. Desta forma, assista ao vídeo acessando o Link abaixo e complete as informações pendentes.
LINK: https://youtu.be/V04YsofGbeo
Música | Exercício Físico | |||||
Mapeamento | Instrumento/efeito/letra | Contagem | Movimento | Tempo | Repetição | |
Introdução | Violão, palma e vocal | 3×8 | Preparação | 24t | — | |
Efeito eletrônico crescente | 4×8 | 8t | ||||
Verso 1 | Acapela
Letra: “Meu bem você …” |
1×8 | Transição | 8t | — | |
Bumbo e “Clap”
Letra: “Água na Bôca” |
3×8 | 8t | ||||
Bumbo e “Clap”
Letra: “Molhada de suor” |
4×8 | 2t | ||||
Verso 2 | Acapela
Letra: “A gente faz …” |
1×8 | Transição | 8t | — | |
Bumbo e “Clap”
Letra: “Por telepatia” |
3×8 | 8t | ||||
Bumbo e “Clap”
Letra: “Mania de você” |
4×8 | 2t | ||||
Refrão | Bumbo e “Clap”
Letra: “Nada melhor do que …” |
10×8 | 8t | 10x | ||
Verso 3 | Acapela
Letra: “Meu bem você …” |
1×8 | Transição | 8t | — | |
Bumbo e “Clap”
Letra: “Água na Bôca” |
3×8 | 8t | ||||
Bumbo e “Clap”
Letra: “Molhada de suor” |
4×8 | 2t | ||||
Verso 4 | Acapela
Letra: “A gente faz …” |
1×8 | Transição | 8t | — | |
Bumbo e “Clap”
Letra: “Por telepatia” |
3×8 | 8t | ||||
Bumbo, “Clap” e Flauta | 4×8 | 2t | ||||
Verso final | Instrumental final | Soltura das pernas | 8t | — |
*Palavra em negrito indica a primeira batida da frase musical.
Quadro – Nota de coreografia.
Fonte: o autor.
TAREFA 3
A Ginástica localizada pode ser
considerada uma das modalidades de ginástica de academia mais tradicionais. Ela introduz os exercícios resistidos no contexto das aulas coletivas coreografadas, desta forma, os movimentos realizados são semelhantes aos encontrados nas salas de musculação.
A partir desses apontamentos, considerando as discussões e material da disciplina, você deve responder as três questões abaixo.
- Sabemos que os exercícios que compõem uma aula de Ginástica localizada podem fazer ou não o uso de materiais (equipamentos) para a sua execução. Nesse sentido, cite quais são os principais materiais que podem ser utilizados nesse tipo de aula.
- Independentemente de qual seja, a prática de exercícios físicos exige alguns cuidados para que ela tenha qualidade e ofereça riscos mínimos aos praticantes. Sendo assim, quais são as recomendações de segurança para a prática da Ginástica localizada?
- Nesse momento você deverá planejar e organizar, de maneira geral, uma aula de Ginástica localizada. Para isso você deverá preencher o quadro abaixo com as informações necessárias.
Atente-se as seguintes orientações para realizar esse planejamento:
– Esta aula deverá ser composta por 6 músicas ao todo.
– Você deverá escolher entre 2 e 4 grupos musculares que serão estimulados (trabalhados) ao longo de toda a aula.
– Preencha com nome da música e do artista no campo “Nome da música”. Por exemplo, Mania de Você (Dubdogz & Watzgood Remix) – Rita Lee.
– A duração de cada música deverá ser indicada no campo “Duração”. Suponha que a duração seja de quatro minutos e um segundo, então deverá ser preenchido como 4:01.
– Cada música deverá ter um objetivo específico, que deverá ser indicado no campo “Objetivo da música”. Um exemplo seria: Estimular os músculos abdominais, em específico o reto abdominal.
– Em cada música deverão ser listados os exercícios que serão executados. Isto deve ser feito no campo “Exercícios programados”. Por exemplo: Corrida baixa, corrida alta, chá-chá e hip-hop. Procure listar entre 4 e 6 exercícios por música.
Etapa | Música | Duração | Objetivo da música | Exercícios programados | |
n. | Nome da música | ||||
Aquecimento | 1 | ||||
Parte principal | 2 | ||||
3 | |||||
4 | |||||
5 | |||||
Volta à calma | 6 |