A educação ganhou uma nova perspectiva na civilização ocidental nos séculos XVIII e XIX. Uma percepção de ser humano universal capaz de ser moldado pelo conhecimento e contribuir para uma vida social mais justa, além de acreditar que o papel da escola e a possibilidade de propagar o conhecimento a todos os seres humanos traria uma vida social mais eficiente e harmônica, se não harmônica, justa. Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) escreveu um tratado sobre educação, “O Emílio”. Para ele, devemos preparar o ser humano para uma sociedade que é nociva, injusta e promove conflitos. A educação, o conhecimento, deve formar um bom ser humano.
Fonte; FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da Educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre as ideias de Rousseau, analise as afirmativas a seguir:
I. Para o pensador suiço, a liberdade é um direito natural, porém, limitada pelos contratos sociais.
II. Quanto mais restringimos a liberdade para nos subordinados à civilização, maior a nossa infelicidade.
III. Rousseau acreditava que a propriedade privada é uma natureza humana, logo, a escravidão é natural e deve ser mantida. Por isso, nem todos deveriam ter acesso à educação.
IV. O ser humano tem em sua natureza a repetição de uma vida que segue seu curso, como os animais. Por isso, o ser humano não tem o poder de mudar o seu destino.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas
I, II, III e IV.