A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e corresponde à fase em que as crianças têm a oportunidade de conviver em um grupo social mais amplo. Trata-se de um universo com características próprias com espaços, tempos, organizações e práticas construídas no seio das intensas relações crianças-crianças, crianças-adultos e adultos-adultos, distinto do ambiente familiar, comum para a criança até sua inserção no cenário escolar.
Fonte: GIACHINI, A. C. B.; LEÃO, A. M. C. Relação de gênero na educação infantil: apontamentos da literatura científica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 1409-1422, 2016. Disponível em: https://bityli.com/QuNoGoz. Acesso em: 30 ago. 2022.
Considerando o texto e as informações sobre as características da criança na Educação Infantil, analise as afirmativas a seguir:
I. O desenvolvimento da criança no período da Educação Infantil acontece de maneira inconstante.
II. As características cognitivas das crianças da Educação Infantil se localizam no período chamando de estágio inicial.
III. As ações como andar, correr, arremessar, puxar, empurrar, subir, entre outras, devem estar presentes nas atividades para essa faixa etária.
IV. O desenvolvimento socioafetivo da criança na Educação Infantil se encontra na etapa de formação da personalidade. A partir dos seus três anos existe o estágio do personalismo.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.