Situação-Problema 1
A Escola Aplicação é um colégio de 35 anos de fundação que atua no mercado privado de educação,
especificamente nos níveis de educação infantil, fundamental I e II. Referência no mercado da região
metropolitana da cidade de São Paulo, em 2018, por ocasião da mudança do Ensino Médio por parte
do Ministério da Educação, decidiu, como estratégia de expansão, investir e implantar o Ensino
Médio, seguindo as diretrizes regulamentares dos órgãos públicos. Nos últimos quatro anos, desde o
início das atividades e com foco em uma metodologia de ensino, com a utilização de ferramentas
tecnológicas, uma infraestrutura física de ponta e excelência na qualidade do corpo docente, o
Aplicação cresceu 110%, somente nas turmas destinadas ao Ensino Médio. O crescimento, porém,
veio com o desafio de profissionalizar a gestão da escola, que se encontra, mesmo com excelentes
resultados financeiros, fragilizada com a falta de diretrizes claras sobre as ações pedagógicas que
possibilitam alcançar a tríade das entregas definidas em suas campanhas comerciais: Preparação
para o ENEM, Preparação para a Vida, Formação ao Mercado de Trabalho.
Alguns entraves, porém, são os desafios encontrados pela nova Gestora Educacional, contratada
para profissionalizar a gestão e aumentar a participação da escola no mercado local: cultura
conservadora; direção centralizadora e ao mesmo tempo paternalista; equipe docente resistente à
mudança; problemas de comunicação; falta de processos.
Diante do exposto, como implantar projetos com foco nos desafios encontrados?
Situação-Problema 2
Com três escritórios no Rio Grande do Norte e no Distrito Federal, 27 profissionais e mais de 200
projetos, aSGS Soluçõesoferece inteligência e eficácia por meio de consultorias focadas em
soluções únicas para cada tipo de negócio. Através de equipes especializadas, as melhores e mais
modernas práticas de gestão são trabalhadas em projetos que almejam crescimento e
sustentabilidade.
A empresa atua nos setores de Alimentação, Construção Civil, Hotelaria, Indústria, Transporte e
Varejo traçando novas estratégias, melhorando a performance dos empreendimentos, expandindo
os negócios e controlando as finanças. Uma extensa rede de clientes atesta tal qualidade, incluindo
grandes nomes como o SEBRAE, o IEL – Instituto EuvaldoLodi e a Hyundai CAOA. Entre os serviços
prestados, incluem-se métodos como Mapeamento de Processos, Outsourcing, Lean Construction e
Gestão Financeira.
Toda essa estrutura gerencial e tecnológica demanda controle, planejamento e estratégias –
técnicas. Como responder a essa demanda por meio da gestão de projetos? (CASE NETPROJECT, n.
d.).
Situação-Problema 3
A Datasul S.A. é a maior companhia nacional de desenvolvimento de software,
com uma base de mais de 2 mil clientes e 80 mil módulos implantados. A
empresa percebeu que o sistema que vinha usando até então para o controle
dos seus contratos de vendas não mais comportava o crescimento
experimentado pela empresa nos últimos anos.
Aproveitando que a Datasul Logística, uma de suas Franquias de
Desenvolvimento, desenvolveria omódulo Contrato de Vendas para atender
a algumas exigências do mercado, a Datasul S.A. solicitou umorçamento das
horas e do investimento requeridos para que esse novo produto também
atendesse às suas necessidades.
Nesse cenário, as principais expectativas do patrocinador eram:
Produto padrão: utilização de um produto padrão, cuja evolução
seria garantida pela política de ciclo de vida do produto existente na
Datasul.
Melhorias: possibilidade de implementar funcionalidades/melhorias já diagnosticadas
pela área usuária.
Sistema parametrizável: utilização de um sistema parametrizável,
que permitiria que novas características do negócio fossem
facilmente absorvidas.
Evolução do produto: evolução tecnológica do produto, visto que o
sistema anterior não possuía interface gráfica.
Diante do exposto, como responder às expectativas da Datasul, implantando projetos transversais
com foco na gestão da qualidade?
Problema em Foco
Caro(a) estudante, a partir das situações apresentadas, considerando os aspectos norteadores da
concepção, planejamento, desenvolvimento e implantação do Projeto, desenvolva soluções para os
problemas e expectativas. Importante considerar que, para cada situação, é necessário criar um
projeto integrado e transversal, com foco na gestão da qualidade, a partir de todas as competências
desenvolvidas no curso.