Em diversos momentos a educação foi discutida como um importante instrumento de mudança. Marcada como a possiblidade de superação de velhos problemas que persistem no cotidiano do país. Preconceito, violência, desigualdade econômica, formação de caráter moral e conhecimento da realidade social são alguns temas que norteia as buscas dos educadores.
Tendo como tema a história da educação brasileira e sobre seus conhecimentos sobre os diversos fatos que marcam esta trajetória, avalie as afirmações a seguir.
I. Em muitos momentos a educação foi exaltada como um meio de superação dos problemas do país, mas, neste mesmo momento ela serviu como um meio de discriminação. Um bom exemplo é o da Primeira República (1889 a 1930). Neste período, ao mesmo tempo que só as pessoas do sexo masculino e alfabetizadas poderiam voltar, praticamente dois terços da população não se encaixava neste critério.
II. Um importante passo para a abolição da escravidão foi a Lei Saraiva Cotegipe (1850), nela, os escravizados e libertos foram incluídos na política educacional do Estado. O que levou a implantação de inúmeras escolas pelo país e a inclusão de jovens que saindo do trabalho compulsório puderam ter uma oportunidade na sociedade.
III. Uma das medidas mais inclusivas da história brasileira em relação a política educacional está na Reforma Gustavo Capanema, de 1934. Por ela, todas as crianças puderam ter acesso a educação, seja na cidade ou no campo. Desta forma, se garantiu o ensino público e gratuito desde a alfabetização ao ensino superior.
IV. Entre os altos e baixos da educação brasileira, podemos considerar que ocorreram inúmeras reformas no ensino. Entre elas, um dos debates permanentes, estava a discussão sobre a formação humana e a educação para o trabalho. Durante o chamado Estado Novo (1937 a 1945) este debate esteve em destaque e influenciou as medidas governamentais sobre o tema.
É correto o que se afirma em:
I e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.