Texto 1:
A materialização, a escrita de um projeto pode ser descrita enquanto uma atividade que engloba uma série de questões que devem ser levadas em consideração, tais como: a definição ou lapidação do tema a ser abordado; os referenciais teóricos e metodológicos; as fontes e as hipóteses que nortearão o desenvolvimento da pesquisa a ser materializada no projeto. Ressaltamos que todo projeto não deixa de significar também um planejamento de atividades para atingir um objetivo e este pode sofrer pequenas alterações ou ajustes ao longo de seu desdobramento. Isso porque não devemos pensá-lo como algo estanque, pois sua construção, invariavelmente, permanece suscetível à dinâmica da própria pesquisa.
Com o propósito de facilitar o trabalho do iniciante, propõem-se perguntas para subsidiar a elaboração de cada seção do projeto. Evidentemente, não há necessidade de o estudante responder tais perguntas, sob a forma de trabalho, para ser entregue ao professor. No entanto, quanto mais adequadas e completas forem as respostas, maior a facilidade de se elaborar um projeto consistente e de qualidade. A experiência de cada semestre tem demonstrado que as perguntas respondidas apressadamente e de forma inadequada, levam à perda de tempo. Acarretam trabalho dobrado para o estudante, que terá de refazer leituras e anotações.
O texto 1 afirma que os projetos em história devem ser inflexíveis, pois sua elaboração deve ser realizada prevendo seu andamento.
O texto 2 apresenta que elaborar um projeto de pesquisa em história é impossível, porque os alunos não são capazes de preencher as etapas necessárias.
O texto 1 e o texto 2 se contradizem. Enquanto o texto 1 afirma que os projetos de pesquisa em história são flexíveis, o texto 2 afirma que os estudantes proponentes de pesquisas estão fadados ao fracasso.
O texto 1 e o texto 2 não dialogam. Enquanto o texto 1 assevera que os projetos são planejamentos severos e invariáveis da pesquisa em história, o texto 2 apresenta uma visão mais branda ao afirmar que os alunos devem pensar com cautela cada etapa de suas pesquisas.
O texto 1 e o texto 2 dialogam acerca da pesquisa em história. O texto 1 afirma que o projeto, nada mais é do que o planejamento das atividades a serem desenvolvidas no decorrer da pesquisa, seu intuito é nortear o trabalho, o que significa que ele aceita alterações. Já o texto 2 afirma que os estudantes, para terem sucesso na pesquisa, devem pensar cada etapa da pesquisa com cautela.