A paciente se diz sedentária, trabalhando de casa pelo computador. Não faz nenhuma refeição acordar, mas, por volta das 10h relata consumir alguma bolacha recheada ou bolo de pacotinho, pois geralmente tem reuniões estressantes na parte da manhã e, por isso, fica ansiosa, com vontade de comer doce.
Geralmente, não tem tempo de cozinhar e, como mora sozinha, prefere comer comidas prontas industrializadas, como lasanha congelada e escondidinho de carne, no horário do almoço. Durante o período da tarde, normalmente belisca salgadinhos de pacote e à noite pede comida pronta pelo aplicativo (pizza e lanches com batata frita) e janta no sofá enquanto assiste televisão para desestressar. Costuma trocar a ingestão de água por refrigerante.
Ao perguntar sobre como a paciente tem se sentido, ela relatou que se sente cansada, com dificuldade de memória, com fezes endurecidas e dor ao evacuar, sem disposição para fazer atividades físicas e frustrada por não conseguir emagrecer, apesar de diversas tentativas passadas. Quando você a questionou sobre essa tentativa de emagrecimento, a paciente disse que fazia jejum e apenas 1 refeição ao dia, mas se sentia muito fraca.
Após avaliar cuidadosamente o caso, responda:
1) Qual a hipótese de diagnóstico nutricional da paciente considerando suas medidas antropométricas, seus exames bioquímicos, seus hábitos dietéticos e seus sintomas relatados?
2) Visando um emagrecimento saudável e sustentável, qual a meta de perda de peso você sugeriria para a paciente?
3) Considerando a Dietoterapia proposta pela ABESO e descrita na Unidade 4 do livro da disciplina, indique qual a conduta para o emagrecimento saudável (considere as características físicas e químicas; não precisa fazer o cardápio).
4) Ciente da importância da adesão do paciente no plano alimentar e de mudanças comportamentais sustentáveis, quais orientações você faria para a paciente em relação aos seus hábitos, preferências e escolhas alimentares?
5) Considerando seu papel de educação alimentar e nutricional, apresente um material orientativo para a paciente, o qual mostra a diferença entre densidade calórica e densidade nutricional (utilizar imagens para comparação – pode usar imagens da internet)
OBS: use o formulário Padrão MAPA, que está disponível em “Materiais da disciplina”. Orientações para anexar sua imagem: na barra de ferramentas superior deste arquivo, clique em: INSERIR> IMAGENS e procure onde sua imagem foi salva em seu computador e anexe a mesma neste formulário.