A partir do final do século XX, depois que o país já tinha passado por várias transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, após muitas reivindicações sociais pela liberdade política e pela democratização da educação das crianças de zero a seis anos, em 1988, com a promulgação da Constituição Federal, as crianças passaram a ser consideradas cidadãs de direito. A partir daí, a educação infantil tornou-se: direito da criança e dever não só da família, mas também do Estado. Contudo, para que esse direito fosse concretizado com maior legitimidade, era necessário que ele estivesse na lei que rege a Educação Nacional, fato ocorrido em dezembro de 1996, com a promulgação da Lei nº 9.394/96, que integrou a Educação Infantil à Educação Básica.
Fonte: SANTANA, D. Legislação e políticas públicas para a educação no Brasil: o lugar da educação infantil neste contexto. Enciclopédia Biosfera, v. 7, n. 12, 2011. Disponível em: https://bityli.com/ObTNdXZ . Acesso em: 26 ago. 2022.
Considerando o texto e os conhecimentos adquiridos na disciplina, analise as afirmativas a seguir:
I. A Educação Infantil apresenta fases que estão conectadas à segunda infância, e foi formada pelas creches e os jardins de infância.
II. O movimento de legitimação da Educação Infantil, no decorrer da história, esteve sempre ligado à compreensão de que a Educação Infantil é uma instituição de ensino.
III. A institucionalização da Educação Infantil apresentou algumas dificuldades em sua estruturação, pois seu objetivo era focado nas questões assistenciais e também de custódia.
IV. A Educação Infantil, durante o percurso de sua história, apresenta andamentos acerca dos objetivos distintos que, muitas vezes, apresentam preocupação com o educar ou com o cuidar.
É correto o que se afirma em:
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.