A relação passado/presente não se processa de forma automática, ao exigir o conhecimento de referências teóricas capazes de trazer inteligibilidade aos objetos históricos selecionados. Um objeto só se torna documento quando apropriado por um narrador que a ele confere sentido, tornando-o capaz de expressar a dinâmica da vida das sociedades. Portanto, o que nos interessa no conhecimento histórico é perceber como os indivíduos construíram, com diferentes linguagens, suas narrações sobre o mundo em que viveram e vivem, suas instituições e organizações sociais (Brasil, 2017, p. 395).
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: BNCC, 2017.
Com relação ao processo de ensino e aprendizagem da História no Ensino Fundamental – Anos Finais está pautado nos seguintes procedimentos básicos:
I. Identificação dos eventos considerados importantes na história do Ocidente (África, Europa e América, especialmente o Brasil), ordenando-os de forma cronológica e localizando-os no espaço geográfico.
II. Reconhecimento e pela interpretação de diferentes versões de um mesmo fenômeno, reconhecendo as hipóteses e avaliando os argumentos apresentados com vistas ao desenvolvimento de habilidades necessárias para a elaboração de proposições próprias.
III. Desenvolvimento das condições necessárias para os alunos selecionarem, compreendam e reflitam sobre os significados da produção, circulação e utilização de documentos (materiais ou imateriais), elaborando críticas sobre formas já consolidadas de registro e de memória, por meio de uma ou várias linguagens.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.