Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997 (PCNs), o trabalho de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com a finalidade de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.
A área de Educação Física fundamenta-se nas concepções de corpo e movimento. Isto é, a natureza do trabalho desenvolvido nesta área tem íntima relação com a compreensão que se tem desses dois conceitos.
A Educação Física nos anos iniciais, segundo a Legislação, tem recebido sempre uma acentuação global do desenvolvimento integral da criança. De acordo com Rosamilha (1979) no Edital nº20 de 04/04/61, da cidade do Rio de Janeiro, tomamos o conhecimento de que:
“A Educação Física nas escolas primárias terá por fim [ …] promover, por meio de atividades físicas adequadas, o desenvolvimento integral da criança, permitindo que cada uma atinja o máximo de sua capacidade física e mental, contribuindo na formação de sua personalidade e integração no meio social, […]” (p.74).
Assim, percebe-se que a Educação Física desde décadas atrás tem como objetivo possibilitar prazer funcional, com base fundamental no movimento. Ela deve oportunizar ao educando a multiplicidade de suas possibilidades cinéticas, ampliando seu mundo disponível. Entretanto, algo mais que todos os exercícios físicos, ela é educação, pois através da seleção e ordenamento das atividades o educador busca cumprir seus objetivos educacionais.
(…) A Educação Física permite que se vivencie diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais que seja vista como uma variada combinação de influências onde é presente na vida cotidiana. A partir das danças, dos esportes, dos jogos que compõem um vasto patrimônio cultural que deve ser valorizado, conhecido e desfrutado.
I. De acordo com o texto, a Educação Física desde a década de 60, objetiva nas séries iniciais a promoção do desenvolvimento da criança, possibilitando que cada uma individualmente alcance as capacidades físico esportivas desde a tenra idade, proporcionando assim, o novo homem que se buscava nesse período histórico: o crítico-reflexivo.
II. No texto se afirma que a Educação física nos anos iniciais dentro dos PCNs permite que as crianças aprendam a comunicar-se usando diferentes linguagens corporais produzidas na cultura (como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças) com o objetivo de recrear-se, expressar seus sentimentos, afetos e emoções.
III. A Educação Física tem suas bases em duas compreensões: de corpo e movimento. Todo o fazer pedagógico dela estabelece estreita afinidade com esses dois conceitos.
IV. No texto fica evidente que para o autor, a Educação Física é compreendida como uma prática que vai além de exercícios físicos, ela é um processo educacional.
É correto o que se afirma em:
I e II.
II e III.
III e IV.
II, III e IV.
I, II, III e IV.