Analisando o percurso histórico da gestão escolar, pudemos perceber que a escola, enquanto instituição social, esteve sempre permeada de influências da sociedade. Logo, a educação, compreendida por ser um importante instrumento transformador, ao mesmo tempo, em que influencia na tessitura social, é influenciada pelo contexto sócio-histórico.
Fonte: JORGE. W. J. Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. Maringá – PR: UniCesumar, 2021. [Adaptado].
Partindo de tais pressupostos, nesta atividade, você deve elaborar um texto dissertativo (em média 20 linhas) evidenciando as influências do modelo taylorista (focado no sistema de gestão do trabalho) e fordista (focado no modo de produção em massa) na área da educação. Para isso:
- a) Caracterize sintetizadamente o Fordismo e o Taylorismo enquanto modelos de produção.
- b) Evidencie as relações e influências dos supracitados modelos de produção à educação/ao ensino.
Seu texto não deve ser escrito em tópicos.
Em caso de dúvidas entre em contato através da ferramenta: Fale com Mediador.. Bons estudos!