Ao conseguir definir o seu tipo de público por meio de uma segmentação, ou seja, pela divisão de grupos com interesses em comum, uma empresa conseguirá consolidar os segmentos-alvo. São eles quem irão definir o que deve ser mostrado e para quem, exatamente, será exposto.
O método é bastante difundido graças à facilidade em identificar a maneira com a qual a marca pode se posicionar para o seu público. Além disso, todo o processo acaba por se tornar uma consequência lógica, baseada na evolução do mercado. Em uma jogada de marketing tradicional, os modelos ficavam estagnados nos produtos. No entanto, com a evolução de pesquisas e vastas observações, enfim foi possível entregar resultados que chegassem aos clientes.
Texto adaptado. Modelo STP: Descubra a melhor maneira de colocar suas estratégias de comunicação em prática. CMLO&CO, mar 2021. Disponível em: < https://camelo.digital/2021/03/01/modelo-stp/>. Acesso em 20 fev. 2024.
Segundo Kotler e Keller (2013, p. 227), as empresas “não podem atender a todos os clientes em mercados amplos e diversificados, mas podem dividir tais mercados em grupos de consumidores com diferentes desejos e necessidades”.
Em poucas palavras, a segmentação de mercado oferece um direcionamento para concentrar esforços de marketing aos grupos de consumidores que podem, efetivamente, se interessar pela oferta.
VIEIRA, Marcelo Cristian. BLANCO, Thiago Henrique Martinez. Fundamentos do Marketing. Maringá – PR: Unicesumar, 2022. Reimpresso em 2023. 212 páginas.
Compreendendo que o posicionamento é chave para a estratégia de comunicação da uma empresa, no contexto das cooperativas é ainda mais sensível, já que seu mercado, em suma, é composto por nichos de mercado, por exemplo: ração e suplementação animal. Neste simples exemplo, uma cooperativa que possui esse tipo de produto no portfólio, não deve promover o produto para um mercado abrangente, já que seu consumidor alvo será os cooperados com atividades ligadas à pecuária. Perceba que diante dos conceitos expostos acima, podemos concluir, que o modelo S-T-P (Segmentação – Target – Posicionamento) é uma ótima ferramenta didática para estabelecer a definição do composto de comunicação de um produto ou empresa.
Portanto, com base no texto apresentado acima, do livro da disciplina e nas aulas conceituais, responda o que é solicitado a seguir:
- a) Cite e descreva as sete etapas envolvendo o processo de segmentação.
- b) Cite e descreva os oito elementos que envolve o posicionamento da marca
- c) Explique a diferença entre os pontos de Paridade e Diferença, para a estratégia de comunicação de uma marca.
Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:
- Leia o livro da disciplina;
- Assista às aulas conceituais;
- Baixe o “Modelo do MAPA”, disponível no ambiente Studeo na pasta “Material da Disciplina” e preencha corretamente todos os campos solicitados;
- Anexe seu “Modelo do MAPA”, respondido, no espaço específico da atividade MAPA;
- Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
- Caso utilize o material de outros autores não se esqueça de referenciar corretamente, pois o uso de trechos ou textos não referenciados será considerado