As aulas de Educação Física devem considerar o desenvolvimento integral da criança. Porém, essa postura só se torna possível no ensino fundamental quando a criança provavelmente já terá atingido seu desenvolvimento maturacional.
As aulas de Educação Física devem considerar a criança, nesse período, como um ser que busca constantemente o novo, por meio da exploração e experimentação do ambiente, objetos, sensações, adaptações, sendo o corpo o principal instrumento de pesquisa.
As aulas de Educação Física devem considerar a criança como um ser construído historicamente. Diante disso, as metodologias e estratégias das aulas devem contemplar como a criança entende e representa seu corpo. Assim, o corpo de outros momentos históricos não precisa ser contextualizado, pelo professor, para entender o corpo em movimento hoje.
As aulas de Educação Física devem considerar a criança com um ser integral, valorizando e potencializando os aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Diante disso, a lúdico não deve ser considerado como foco principal das aulas de educação física, pois há necessidade de valorizar o as experiências motoras em atividades sistematizadas e objetivas.
As aulas de Educação Física devem considerar a criança como um ser dotado de características biológicas, mas contextualizando esse ser biológico com um ser social, como o resultado de uma construção histórica. Essa preocupação torna-se imprescindível asomente no ensino fundamental, pois na educação infantil a criança é considerada um produto do desenvolvimento biológico.