Cenário Mercadológico
Leitura
Confira quais os Tipos de Sociedade Empresarial e Entenda como
Criar
Responsável: Sr. Rui Barbosa.
Sr. Júpiter: Sócio 01;
Sra. Terra: Sócio 02;
Srta. Lua: Administradora.
De acordo com Silva (2019), nos tempos atuais, é imprescindível interpretar o cenário
mercadológico para que a organização tenha sucesso na execução dos seus projetos.
Para o autor, pesquisar e conhecer o mercado é primordial e este conhecimento pode
representar o sucesso da empresa. Consequentemente, a ausência do conhecimento
do cenário mercadológico pode ser a principal causa do fracasso repentino. Assim,
uma pesquisa de mercado alarga os horizontes e direciona a organização para a
execução de um planejamento, além de nortear os caminhos a serem seguidos.
Análise SWOT – Cenário Interno e Cenário Externo
De acordo com o NAKAGAWA (2023), a análise SWOT é considerada uma ferramenta
clássica da administração e os executivos das grandes empresas a conhecem. Trata-se
de uma das principais ferramentas para se avaliar cenários, independente do porte da
empresa e, assim, tomar decisões sobre o negócio.
A análise SWOT não tem um pai ou mãe definidos e de acordo com a autora, muitos
acreditam que a ferramenta foi desenvolvida na década de 1960 por professores da
Universidade Stanford, a partir da análise das quinhentas maiores empresas dos
Estados Unidos. A análise SWOT é uma sigla em inglês dos termos Strengths (pontos
fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades) e Threats
(ameaças). Assim, os pontos fortes e fracos estão relacionados ao ambiente interno da
empresa (sendo variáveis controláveis), enquanto as oportunidades e as ameaças
estão relacionadas ao ambiente externo (sendo variáveis incontroláveis). Porém
mesmo as variáveis incontroláveis devem ser monitoradas.
Para que uma análise SWOT seja completa, é necessário que sejam traçadas estratégias
para destacar os pontos fortes, minimizar os pontos fracos, além de estratégias para
que se possa aproveitar as oportunidades e afastar as ameaças.